Muitos gestores e empresários têm a dúvida sobre como conhecer o real valor do ativo imobilizado da empresa. Essa questão é muito conveniente, uma vez que o conhecimento desse indicador é de alta importância para inúmeras decisões estratégicas que serão tomadas pela administração.
Além disso, há também a necessidade fiscal de contar com o valor do ativo imobilizado em demonstrações fiscais. Um erro nesse momento pode colocar a empresa em uma situação difícil e cria a possibilidade de multas e sanções.
Se você quer saber como fazer a mais exta contabilização do ativo imobilizado, veio ao lugar certo. Neste artigo do Blog da Integrade estão as informações que você precisa. Acompanhe!
Leia também! Conheça os serviços de controle patrimonial da Integrade!
Como conhecer o real valor do ativo imobilizado
Neste artigo você vai conhecer:
• O que é o ativo imobilizado
• Peculiaridades do valor do ativo imobilizado
• Legislação que você precisa conhecer
• Como fazer a melhor gestão patrimonial
O que é o ativo imobilizado
O ativo imobilizado de uma empresa é composto pelo conjunto de bens que têm como finalidade a manutenção das atividades exercidas por ela. Ou seja, qualquer bem que seja usado para o trabalho do dia a dia, seja na produção, comercialização, transporte, administrativo ou outra etapa dos processos da empresa, é parte do ativo imobilizado.
Esses bens têm um período para serem usados, uma vez que estão submetidos a um processo contínuo de deterioração.
Conhecer o valor desse conjunto de bens levando em conta a sua deterioração, é estratégico para o gestor. Com esse valor, ele pode organizar corretamente as obrigações fiscais, além de ter um norte para as decisões que precisam ser tomadas sob o ponto de vista estratégico.
Note que o conjunto do ativo imobilizado é bastante amplo, e conta com itens como terrenos e edificações, veículos, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, ferramentas, computadores e periféricos, máquinas em construção, consórcios em andamento e até obras de arte.
Leia também! Entenda a diferença entre ativos tangíveis e intangíveis
