Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Valor do ativo imobilizado: entenda a contabilização

Compartilhe esse post

Muitos gestores e empresários têm a dúvida sobre como conhecer o real valor do ativo imobilizado da empresa. Essa questão é muito conveniente, uma vez que o conhecimento desse indicador é de alta importância para inúmeras decisões estratégicas que serão tomadas pela administração.

Além disso, há também a necessidade fiscal de contar com o valor do ativo imobilizado em demonstrações fiscais. Um erro nesse momento pode colocar a empresa em uma situação difícil e cria a possibilidade de multas e sanções.

Se você quer saber como fazer a mais exta contabilização do ativo imobilizado, veio ao lugar certo. Neste artigo do Blog da Integrade estão as informações que você precisa. Acompanhe!

Leia também! Conheça os serviços de controle patrimonial da Integrade!

Como conhecer o real valor do ativo imobilizado

Neste artigo você vai conhecer:

• O que é o ativo imobilizado
• Peculiaridades do valor do ativo imobilizado
• Legislação que você precisa conhecer
• Como fazer a melhor gestão patrimonial

O que é o ativo imobilizado

O ativo imobilizado de uma empresa é composto pelo conjunto de bens que têm como finalidade a manutenção das atividades exercidas por ela. Ou seja, qualquer bem que seja usado para o trabalho do dia a dia, seja na produção, comercialização, transporte, administrativo ou outra etapa dos processos da empresa, é parte do ativo imobilizado.

Esses bens têm um período para serem usados, uma vez que estão submetidos a um processo contínuo de deterioração.

Conhecer o valor desse conjunto de bens levando em conta a sua deterioração, é estratégico para o gestor. Com esse valor, ele pode organizar corretamente as obrigações fiscais, além de ter um norte para as decisões que precisam ser tomadas sob o ponto de vista estratégico.

Note que o conjunto do ativo imobilizado é bastante amplo, e conta com itens como terrenos e edificações, veículos, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, ferramentas, computadores e periféricos, máquinas em construção, consórcios em andamento e até obras de arte.

Leia também! Entenda a diferença entre ativos tangíveis e intangíveis

Peculiaridades do valor do ativo imobilizado

É uma obrigação fiscal imobilizar qualquer ativo que tenha valor superior a 1.200 reais. No entanto, bens com valores inferiores a esse e que serão usados por um período determinado, também podem ser imobilizados. Isso é facultativo e cada empresa tem a liberdade para fazer a melhor opção.

O valor do ativo imobilizado varia conforme o tempo passa. Como já dissemos, há um processo contínuo de deterioração que precisa ser levado em conta. Isso nos leva a mais um conceito que precisa ser compreendido: o valor justo.

Esse valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração.

Ao fim da vida útil do ativo, ou seja, quando o seu valor contábil chega a zero, não necessariamente o valor justo também será zero. Isso acontece porque a vida ´útil fiscal chegou ao fim, mas este bem ainda pode estar em boas condições de uso e pode ser vendido, gerando uma renda extra para a empresa.

Leia também! Entenda a revisão da vida útil do ativo imobilizado

Legislação que você precisa conhecer

A mensuração do Valor Justo é regulamentada pelo Pronunciamento Técnico CPC 46. Segundo ela:

“A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis. ”.

No caso da revisão da vida útil, que além de ser obrigatória é uma fase fundamental da gestão patrimonial. é preciso seguir as normas estabelecidas pela Lei 1.638/07. Essa lei alterou uma outra mais antiga, a Lei nº 6.404 (conhecida como Lei das S/As).

Há ainda o CPC 27, o Pronunciamento Contábil que tem como objetivo a normatização contábil dos bens de uma empresa. Ele estabelece como ativo imobilizado é um item tangível que “é mantido para uso na produção, fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos”. E ainda que “se espera utilizar por mais de um período”.

Leia também! Saiba mais sobre o CPC 27 no Ativo Imobilizado

Como fazer a melhor gestão patrimonial

Há ainda muitas outras normas e regras que precisam ser conhecidas e um bom profissional especializado na gestão de ativos precisa conhecer a fundo cada uma delas. É claro que um especialista com esse grau de conhecimento é bem difícil de ser encontra do no mercado.

Dessa forma, cabe ao gestor dedicar um tempo enorme para conhecer cada um desses pontos, ou então contar com a ajuda de uma consultoria de excelência.

A Integrade Consulting tem essa expertise e está pronta para te ajuda. Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo. Com as nossas soluções, o controle do patrimônio da sua empresa fica mais ágil e você tem mais tempo para cuidar de outros aspectos do negócio ou até para curtir com sua família e amigos.

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato