Para que serve o inventário patrimonial?

Entender para que serve o controle patrimonial é crucial para melhorar a partir de agora o controle dos bens da empresa. O resultado disso é a criação das condições necessárias para otimizar o uso dos ativos e, consequentemente, ampliar as possibilidades de lucro.

 

 

Indo um pouco mais além, o inventário patrimonial é o primeiro passo para a modernização e profissionalização de processos críticos para a empresa. Esse tipo de trabalho proporciona o conhecimento detalhado dos ativos e informações de extrema importância para a tomada de decisões estratégicas.

 

 

Tem dúvidas sobre esse processo? Ainda não está convencido de que esse é um investimento que vale a pena? Então o Blog da Integrade vai explicar para que serve o inventário patrimonial, quais são os benefícios que ele traz e ainda porque agora é a hora certa para fazer esse investimento.

 

 

Boa leitura!

 

 

Leia também! Conheça os serviços de gestão de bens patrimoniais da Integrade!

 

 

Neste artigo vamos apresentar:

 

 

– Para que serve o inventário patrimonial?

 

 

– Inventário e controle dos bens: gasto ou investimento?

 

 

– Aplicativo móvel IMI

 

 

– Conheça a Integrade!

 

 

Afinal, para que serve o inventário Patrimonial?

 

 

O inventário é uma das principais ferramentas do controle patrimonial, que pode ser dividido em 5 etapas:

 

 

– Levantamento de dados e integração sistêmica;

 

 

– Homologação do cadastro contábil;

 

 

– Inventário físico;

 

 

– Conciliação de dados físicos e contábeis;

 

 

– Saneamento e validação dos trabalhos.

 

 

Assim, o inventário é apenas parte de uma engrenagem que abrange aspectos físicos e fiscais dos bens da empresa.  Na prática, ele é uma listagem completa dos bens da empresa. Para sua elaboração é preciso um trabalho de levantamento de dados de cada um dos ativos: quando eles foram adquiridos, qual é sua condição geral, onde está localizado, qual é a sua vida útil, entre outras informações.

 

 

Todo esse conjunto de dados dão segurança para que o gestor crie um alicerce sólido para a melhor tomada de decisões. Além disso há mais segurança para evitar erros em demonstrações contábeis, uma vez que as informações estão organizadas e em constante atualização.

 

 

É possível também responder à pergunta “para que serve o inventário?” do ponto de vista econômico. O conhecimento pleno dos ativos permite que novas compras sejam feitas apenas quando há real necessidade, os planos de manutenção funcionam melhor, há uma menor possibilidade de fraudes ou furtos por parte de colaboradores mal intencionados.

 

 

Leia também! Qual o momento ideal para controlar ativos?

 

 

Inventário e controle dos bens: gasto ou investimento?

 

 

Se você já entendeu para que serve o inventário patrimonial, certamente já entendeu também que ele é um investimento.

 

 

Ao otimizar o controle do patrimônio é possível potencializar os resultados financeiros. Um gestor quer tenha na palma das mãos as informações dos ativos da empresa está preparado para fazer um melhor uso dos ativos, evitando desperdícios e preservando recursos que fazem diferença no resultado final da empresa.

 

 

No entanto, há no mercado as mais diversas soluções em inventário (e no controle patrimonial como um todo). Conhecer as ferramentas que possibilitem a atualização constante de informações dos serviços de inventário e que permitam a localização e conciliação de itens em tempo real também é fundamenta. Em outras palavras, essas soluções precisam ter o foco na eficiência do processo.

 

 

Leia também! Como fazer a sua gestão de bens patrimoniais?

 

 

Aplicativo móvel IMI

 

 

Hoje em dia não faz sentido ter um software de gestão de inventário defasado com as novidades que a tecnologia proporciona. Um bom exemplo de solução moderna e eficaz é o IMI, o Integrade Mobile Inventory.

 

 

Ele usa tecnologia de armazenamento em nuvem, que propicia o uso em smartphones ou em outros dispositivos móveis. Ou seja, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, em qualquer parte do mundo, desde que haja um ponto de acesso à internet.

 

 

Com o IMI é possível fazer análises por meio de cruzamento de dados, acompanhamento e auditoria dos serviços, desde a preparação, até as validações ao término do inventário. Além disso, o aplicativo também facilita a coleta de dados, captura coordenadas geográficas, tem um módulo de processo de trabalho com controle de equipes e permite o controle físico e inventários simultâneos de um ou mais centro de custos.

 

 

Não basta entender para que serve o inventário patrimonial, é preciso conhecer as melhores soluções e o IMI é certamente uma das principais opções do mercado.

 

 

Leia também! Conheça em detalhes o IMI

 

 

Integrade e você!

 

 

Há mais de 30 anos no mercado, a Integrade busca trazer cada vez mais benefícios, tecnologia e qualidade a serviços, soluções e processos. Somos uma empresa de serviços e tecnologia com forte atuação nacional, com o objetivo de desenvolver novas maneiras de pensar, executar e entregar serviços com maior desempenho, flexibilidade e resultados.

 

 

Nossos profissionais buscam o máximo de eficiência em processos de controle patrimonial sob medida para as necessidades de cada cliente.

 

 

Agora que você já sabe melhor para que serve o inventário patrimonial, entre em entre em contato com os nossos profissionais e conheça melhor os nossos serviços. Você é o nosso convidado para uma nova forma de pensar a gestão e obter melhores resultados.

Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato