Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade

Georreferenciamento
Novas tecnologias fazem parte do nosso tempo e não usar essas ferramentas nos mais diversos campos de atuação definitivamente não é uma atitude inteligente. O uso do georreferenciamento na Gestão de Ativo da sua empresa é um exemplo bem claro disso.

Compartilhe esse post


Sabemos que o controle dos bens da empresa é uma necessidade de qualquer empresa, seja sob o ponto de vista das estratégias a serem tomadas ou do ponto de vista contábil, conhecer e ter um controle perfeito dos ativos traz uma série de vantagens muito claras.


Com o controle patrimonial, a empresa tem melhoria do planejamento, rastreabilidade dos ativos, otimização de gastos, aumento de qualidade na entrega e disponibilidade dos serviços e adequações legais para segurança e conformidade com as regulamentações.

Além disso, há uma menor possibilidade de fraudes e furtos por colaboradores mal intencionados e melhoria nas informações que servirão de base para que o gestor tome as decisões mais adequadas. Tudo isso representa maximização de resultados.
Mas como exatamente o georreferenciamento se encaixa na gestão de ativos? Neste artigo do Blog da Integrade você vai conhecer o que é essa ferramenta, como pode ser usada como um diferencial no controle patrimonial, e como a Integrade Consulting pode ser a parceira ideal para que a sua empresa atinja seus objetivos.


Leia também! Tecnologia na Gestão de Ativo


O que é georreferencimento?


Tudo bem, você deve ter chegado até este artigo em busca de informações sobre a gestão de ativos, mas não custa discutirmos a língua portuguesa, já que essa é uma palavra que gera muitas dúvidas sobre sua forma correta.


O correto, desde a última reforma ortográfica, é georreferenciamento, já que a segunda palavra deste termo composto (referenciamento) começa com “r”. Geo-referenciamento (com hífen) e geo referenciamento (com o espaço entre as palavras), são formas incorretas no português formal.


Quanto ao conceito, segundo o dicionário, geolocalização é:
“A ação ou efeito de geolocalizar, de localizar algo ou alguém no espaço. Processo através do qual algo ou alguém pode ser localizado com base em coordenadas geográficas, especialmente a latitude e a longitude, do lugar onde esse objeto ou pessoa em questão estão.”


Leia também! Conheça os serviços de controle patrimonial da Integrade

O que é o georreferenciamento na gestão de ativos


Há ainda a possibilidade de uso de um sistema de georreferenciamento de dados, que permite a análise, estudos técnicos, jurídicos e ambientais para o planejamento de ações na gestão de imóveis. Uma boa ferramenta, como o Integrade Geographic System (IGS), garante excelentes resultados nessa área.


Leia também! Como usar o QR Code no gerenciamento de inventário


Integrade Geographic System (IGS)


A identificação dos limites e vértices consiste em vistoria local do imóvel, a partir dos documentos e plantas existentes fornecidas pelo cliente ou retiradas em cartórios, que mostre a localização das propriedades, permitindo a identificação das áreas adquiridas e escrituradas, bem como, a identificação dos limites com as propriedades de terceiros e as demarcações existentes nas divisas.


Todas essas informações são armazenas pelo IGS, o que permite ao gestor cruzar dados para obtenção de relatórios completos e atualizados, melhorando bastante a capacidade de tomar decisões mais assertivas.


Outro ponto interessante é que o acesso de dados pode ser feito de forma remota. Mesmo que os ativos estejam em uma cidade e o gestor em qualquer outro ponto do mundo, ele de acessar os dados com um smartphone, tablet ou comutador e um ponto de acesso à internet.


Veja mais características do IGS:
• Alteração do acesso principal do lote e controle do ponto de partida da descrição;
• Edição dos dados alfanuméricos;
• Elaboração do memorial descritivo de qualquer elemento geográfico;
• Elaboração dos termos de concessão de uso especial;
• Emissão das etiquetas com os dados dos titulares;
• Gerenciamento total do Programa de Regularização Fundiária.
• Georreferenciamento de perímetro e de parcelas de imóveis rurais;
• Mensuração e materialização de todos os vértices do perímetro dos imóveis rurais;
• Verificação de limites estaduais e faixas de fronteira;
• Medição de rios, córregos, igarapés e estradas de rodagem que sejam limítrofes dos imóveis rurais;
• Confecção da planta geral do imóvel, das planilhas de cálculos de todas as áreas e das monografias dos vértices implantados;
• Fixação de placas modelo padrão INCRA, indicativas da obra;
• Confecção e entrega das peças técnicas (memorial descritivo, plantas das glebas, contendo todos os marcos, planilhas de cálculos, anotação de responsabilidade técnica – ART, emitida pelo CREA, relatórios técnicos resumidos de cada área com número de vértices implantados e área e perímetro).


Leia também! Avaliação Imobiliária: 7 motivos para fazer uma agora


Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma consultoria com ampla experiência na avaliação de imóveis, que conta com profissionais especializados, com estratégias e softwares modernos e eficientes e trazem as melhores soluções. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.

Compartilhe esse post

Explore mais

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato