(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Conheça o Teste de Impairment

e saiba a hora certa de aplicá-lo

O Teste de Impairment, também conhecido como Teste de Recuperabilidade do ativo tem um objetivo muito claro. É por meio dele que se assegura o valor registrado de um ativo para que ele seja recuperável. Ou seja, ele estabelece a capacidade de um determinado bem de gerar receita pela sua venda ou pelo uso.

Ele também é uma das etapas para realização da Gestão Patrimonial. Ora, para administrar corretamente todo o patrimônio é altamente necessário conhecer o valor atualizado dos ativos, sejam eles tangíveis como máquinas, equipamentos e imóveis, ou intangíveis como direitos, marcas e softwares.

Além disso, Teste de Impairment é uma obrigação legal imposta pelas normas contábeis (CPC01) e determinada pela Lei 11.638/07, I.N. 1.515/16. Não possuir os relatórios financeiros e contábeis, que devem seguir as orientações da orientação da ABNT 14.653, pode gerar problemas com o Fisco.

Desta forma, se você ainda não fez esse teste na sua empresa, está correndo riscos. E mais, essa perda de tempo interfere de forma negativa na capacidade de fazer uma correta gestão do patrimônio.

Test de Impairment e suas metodologias

A Gestão Patrimonial tem etapas bem definidas:

  • Inventário: É a identificação dos os ativos e a constatação do estado de conservação dos bens. Saiba mais no nosso artigo sobre como fazer um inventário patrimonial.

  • Avaliação dos ativos: É a avaliação do Valor Justo dos ativos, conforme as normas do CPC 46.

  • Revisão da vida útil do imobilizado: A revisão da vida útil do ativo imobilizado leva em conta os benefícios econômicos que a empresa pode ter com a possível venda de um determinado bem. Para isso, é preciso uma análise sobre a depreciação, a amortização e a obsolescência do ativo.

  • Determinação das novas taxas de depreciação: Ao encontrar o Valor Justo de cada ativo, é calculado o valor depreciado. Ou seja, essa etapa significa conhecer o quanto vale determinado bem em um momento específico.

  • Teste do Impairment: Por fim, é realizado o Teste de Recuperabilidade dos ativos, ou seja, verifica-se se o valor contábil de cada ativo excede ou não o valor recuperável.
Uma vez que a empresa já cumpriu as etapas anteriores é hora de se atentar ao Impairment, um termo que em inglês significa deterioração. Na prática, o teste permite saber se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou em outras palavras, demonstra se valor contábil excede o possível valor de recuperação.

A metodologia realizada pode ser pelo Valor Líquido de Venda e também pelo Valor em Uso. No primeiro caso, é necessário determinar o Valor Justo dos bens do ativo imobilizado e emitir um Laudo de Avaliação à Valor de Mercado

Já quando é realizado o Teste de Impairment pelo Valor em Uso, é necessário encontrar o Valor Presente Líquido. Essa metodologia é embasada no Fluxo de Caixa Descontado

Há obrigatoriedade prevista na Lei Nº. 11.638/07 apenas para Sociedades de Grande Porte que no exercício anterior tiveram ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.

Contudo, realizar o Teste de Recuperabilidade não deve ser visto apenas como uma obrigação legal. Há benefícios bem claros que podem ser aproveitados por empresa de qualquer porte.

Como aproveitar os resultados do Teste de Impairment

Já ficou claro que o Teste de Impairment determina o valor dos ativos mais próximo da realidade, uma vez que leva em conta não só a depreciação do valor inicial, mas também usa o princípio da obsolência.

Desta forma, a empresa que adotar este tipo de processo terá um balanço financeiro muito mais ajustado ao momento atual. Isso significa uma contabilidade mais precisa e dados mais próximos da realidade para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisões.

Sabemos que o processo de gestão é complicado e depende muito de indicadores que possam mostrar quais são os melhores caminhos a serem percorridos em busca de resultados mais consistentes. Ter informações imprecisas pode prejudicar a gestão tanto quanto não ter informações.

Qual é a hora certa de fazer novos investimentos em bens? Quando os recursos devem ser alocados para a compra de novos equipamentos e quando é necessário investir mais em manutenção? Se houve problemas, quais são os bens que têm valor recuperável para socorrer o caixa?

Como você vê, ter as informações corretas à mão ajuda e muito a qualquer gestor.

Como fazer o Teste de Recuperabilidade perfeito?

São muitas variáveis envolvidas no Teste de Recuperabilidade. Elas passam pelos aspectos legais, por conceitos variados como Valor Justo, Valor em Uso, pela escolha da melhor metodologia e chegam até a redação e emissão de um laudo final.

É claro que essa não é uma tarefa que deva ser realizada por qualquer profissional. Por melhor que ele seja, é necessária a expertise específica para este tipo de ação. Este não é um momento apenas para cumprir uma obrigação legal, é hora de procurar por pessoal especializado.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Teste de Impairment. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!