(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Entenda a revisão da vida útil do ativo imobilizado

A revisão da vida útil do ativo imobilizado é uma fase fundamental da gestão patrimonial. Ela é obrigatória desde 2008, quando a Lei 1.638/07, alterou a Lei nº 6.404 (conhecida como Lei das S/As), visando aproximar as regras contábeis do Brasil ao padrão mundial adotado pela International Accounting Standards Board (IASB).

Com as novas regras, passou a ser obrigatório às empresas estabelecer as depreciações e amortizações do ativo imobilizado, ou seja, é obrigação contábil da corporação determinar o valor que seu patrimônio representa.

Todo bem passa por depreciação e o seu valor não é igual ao que era há um ano. Assim, revisar a vida útil do ativo é, além de uma obrigação contábil, um passo importante para a excelência da gestão patrimonial, podendo inclusive gerar recursos.

O Blog da Integrade Consulting está aqui para ajudar a gestores e empresários na busca pela mais perfeita gestão e por isso vamos explicar passo a passo como deve ser feita a revisão da vida útil do ativo imobilizado. Continue a leitura e veja também outros artigos do nosso Blog!

Leia também! Como é feita a avaliação da vida útil do Ativo Imobilizado

Revisão da vida útil na gestão patrimonial

Toda empresa precisa de bens para que os colaboradores possam desempenhar o seu papel e para que ela cumpra os seus objetivos, sejam eles industriais, comerciais ou de serviços.

Cada área tem as suas peculiaridades, mas em geral é preciso um imóvel onde a operação possa funcionar, veículos para transporte de pessoas e materiais, computadores, móveis, máquinas e muitos outros bens que fazem parte do dia a dia da empresa.

Além disso, espera-se que o ativo imobilizado seja usado por pelo menos um ano, que ele traga benefícios econômicos à empresa, que possa ter seu custo avaliado com segurança e seu valor seja maior do que R$ 1,2 mil.

O conceito de ativo imobilizado está definido pela Lei 6.404/1976, em seu artigo 179, e pelo pronunciamento CPC 27 (de Comitê Pronunciamentos Contábeis).

A gestão desse ativo não é simples e a falha nesse processo pode trazer muitos prejuízos. Quando ela é bem feita, é possível estabelecer a hora certa de fazer manutenções ou substituição, garantido extrair o máximo de cada bem.

A gestão de patrimônio também evita furtos, desperdício de recursos com aquisição de novos bens sem necessidade e possíveis sanções fiscais por imperfeições no relatório fiscal.

Os passos fundamentais desse tipo de gestão são:

·         Avaliação dos ativos;

·         Emplacamento dos bens;

·         Revisão da vida útil dos bens e determinação da taxa de depreciação;

·         Teste do Impairment.

Qual é a importância da revisão da vida útil do ativo imobilizado

A vida útil é o tempo que a empresa espera utilizar um determinado item do ativo imobilizado. De forma mais prática, é preciso saber o valor inicial de um ativo, há quanto tempo ele está sendo usado e até quando se espera que ele ainda seja útil para as atividades da empresa.

Para fazer a revisão da vida útil é necessário seguir uma série de regras. O primeiro passo é a avaliação da vida útil dos ativos e depois é preciso estabelecer a sua depreciação, ou seja, mensurar o impacto que a ação do tempo tem sobre o valor dos bens físicos da empresa.

Em termos contábeis, a depreciação do ativo imobilizado é uma medição do quanto do valor de um determinado bem foi utilizado.

Assim, a deterioração começa quando o ativo tem a sua utilização iniciada e só termina quando ele é descartado ou baixado. Outro fator que pesa na conta é a obsolescência. Isso em significa que um bem perde o seu valor na medida que ele vai se tornando obsoleto.

Dessa maneira, a revisão da vida útil do ativo imobilizado é uma ferramenta que aponta o caminho mais correto para inúmeras decisões que serão tomadas por um gestor. O ativo depreciado pode se tornar inclusive uma fonte de recursos para a empresa.

Muitas vezes o ativo já está totalmente depreciado do ponto de vista contábil, mas isso não significa que ele não possa ainda ser útil para outra empresa ou até mesmo para uma pessoa física. Em outras palavras, mesmo totalmente depreciado, um ativo pode ser vendido, gerando recursos extras.

Como fazer a revisão da vida útil do ativo imobilizado

Essa é uma atividade de extrema responsabilidade, que requer profissionais qualificados e com conhecimento de cada passo de análises técnicas de mensuração de valor detalhadas através da metodologia definida pelas normas técnicas da ABNT, IBAPE e INMETRO, além de pronunciamentos técnicos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

As empresas que não têm um corpo contábil bem estruturado devem recorrer a especialistas no assunto, de modo que a revisão seja perfeita. Existem no mercado excelentes empresas de consultoria que contam com profissionais altamente capacitados.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001