Saiba como a inflação global pode influenciar o seu patrimonio

avaliacao-patrimonials

(11) 5081-5001 | [email protected]

Saiba como a inflação global pode influenciar o seu patrimonio.

Costuma-se dizer que ninguém está isolado política e economicamente, isso porque a economia é global, sendo que uma crise de um país estrangeiro pode repercutir por todo o mundo.

Neste texto vamos explicar como a inflação global pode influenciar o seu patrimônio e o que fazer para diminuir os riscos de seus investimentos.

Continue lendo para adquirir conhecimento e proteger o seu patrimônio de crises globais.

Como funciona a economia global

De modo geral e de forma resumida, a economia é cíclica, sendo natural e esperado que se tenha momentos de alta e de baixa. Isto é, existem momentos que a comunidade global apresenta resultados ruins, com baixo crescimento econômico e alta galopante da inflação.

E muitas vezes uma crise em um país, como a crise energética na Alemanha e outros países europeus, afetam toda a comunidade, isso porque a produção de um é dependente de outros. Afinal, para um vender é necessário que alguém compre.

No entanto, por mais grave seja a crise, como a pandemia do COVID-19, a comunidade internacional encontra forças para superar as crises e alcançar novos patamares.

É uma consciência que o investidor deve ter, saber poderá continuar investindo independente do que acontece com o mundo, desde que tome algumas medidas de cautela.

O que é a inflação global

Este sobe e desce da economia e a crise mundial vem conjuntamente uma elevação da inflação. Entenda o que é inflação global e como esta influencia nos seus investimentos:

O valor de uma moeda está relacionado com o poder de consumo, isto é, o quanto de produtos e serviços é possível comprar com uma certa quantidade da moeda.

É normal que em épocas de crise diminua-se o consumo, e com o aumento da procura é natural que o preço suba junto.

Por exemplo, com a pandemia teve-se como reação natural o aumento da procura por máscaras e remédios, o que influenciou no preço. Trata-se uma lei do mercado.

Desta forma, Inflação Global é um aumento geral do preço de commodities, trazendo impactos em diversos países espalhados pelo globo.

Em geral, acontece quando grandes economias do mundo, com EUA e China, enfrentam problemas políticos e/ou econômicos de forma simultânea, trazendo uma elevação nos índices de preços globalmente.

Como se proteger da inflação global

Inevitavelmente a inflação global atinge a todos, independente da localização geográfica ou estratégia econômica.

Como dito no início, não existe investimento financeiro que esteja isolado da economia global, de modo que seu sobe e desce influencia nos resultados. No entanto, existem, sim, medidas cruciais que um investidor possa fazer para proteger o seu patrimônio em momentos de crise.

Na verdade não existem soluções mágicas, é importante continuar com uma estratégia sólida, tendo como base bons estudos. Para evitar efeitos mais drásticos é importante diversificar o seu patrimônio, expondo seus investimentos em diversas moedas e mercados.

Ter uma gestão de risco é igualmente importante. Ao investir você deve dispor seu bem em diversas estratégias, como renda fixa, em tesouro direito e CDBs, renda variável nacional em boas e consolidadas empresas, entre outras estratégias.

Acesse o nosso site para ficar bem informado (a).

Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Gestão patrimonial é um termo amplo utilizado para descrever serviços que aconselham indivíduos ou empresas sobre a melhor maneira de administrar seu dinheiro. Isso pode incluir ajudar alguém a desenvolver um orçamento ou plano de poupança, aconselhá-los sobre oportunidades de investimento ou a estabelecer um plano patrimonial.

Dessa maneira, não é apenas para os ricos e famosos, é algo a que todas as empresas devem ter acesso. Este texto abordará o que é gestão patrimonial e por que sua empresa precisa dela.

Também exploraremos os benefícios de ter um consultor de confiança para administrar suas finanças, assim como alguns potenciais bandeiras vermelhas ao contratar esse profissional. Continue lendo para obter mais informações sobre este assunto e como ele pode impactar o avanço de sua empresa.

O que é Gestão Patrimonial?

A gestão patrimonial é a prática de ajudar indivíduos ou empresas a administrar suas finanças. Um gestor patrimonial normalmente se senta com uma pessoa ou empresa para desenvolver um orçamento, um plano de poupança e uma estratégia de investimento que é adaptada à sua situação específica.

Dessa forma, esse profissional também ajudará um indivíduo ou empresa a estabelecer um plano patrimonial, o que é importante para ter um caminho em vigor no caso de algo acontecer com você.

Existem diferentes categorias de serviços de gestão patrimonial. A gestão de investimentos é a prática de gerenciar ativos por uma taxa. Os consultores de investimento normalmente se concentram em ações, títulos e outros ativos que negociam em mercados públicos.

Se a sua empresa está procurando serviços de gestão de investimentos, é importante entender em que tipos de negociações o gestor se concentra, e se estes estão alinhados com seus objetivos.

Por que a gestão patrimonial é importante para sua empresa?

Um bom administrador patrimonial é mais que uma pessoa que se senta e cria um plano financeiro para você. Eles também são uma excelente fonte de aconselhamento e ajuda que pode ser utilizada por todos os departamentos.

Um gerente patrimonial de boa reputação será capaz de fornecer a você um plano financeiro holístico que cobre tudo, desde orçamentos até seguros, gerenciamento de fluxo de caixa e alocação de ativos.

Desse modo, você também terá uma única fonte de aconselhamento e comunicação para que não tenha que falar com várias pessoas sobre sua situação financeira. Isso pode ser extremamente útil para empresas em crescimento que têm múltiplas pessoas na folha de pagamento.

Ter um gerente de patrimônio ajudará a aliviar o estresse e a pressão sobre sua equipe de contabilidade e finanças, pois eles terão apenas uma pessoa a quem se reportar.

Benefícios de ter um Gerente Patrimonial

Um gestor patrimonial pode ajudá-lo a diversificar seus investimentos e proteger seus ativos. Eles também podem ajudá-lo a planejar o futuro, mapeando um plano de poupança ou criando um orçamento que lhe permitirá economizar mais dinheiro a cada mês.

Esse profissional também pode ajudá-lo a administrar seu seguro para que você esteja adequadamente coberto no caso de um acidente ou doença imprevista. Ter um gerente patrimonial pode ajudar a aliviar a pressão sobre você e sua equipe, assumindo a responsabilidade de garantir que sua empresa esteja totalmente coberta e protegida.

Eles também podem te fornecer conselhos e orientação sobre como investir seu dinheiro para que você não cometa erros dispendiosos. Um gerente com boa reputação pode acessar as mesmas informações que os bancos têm acesso.

Isso significa que eles podem ver as mesmas informações sobre sua empresa que seus bancos estão vendo, o que pode ser uma enorme vantagem quando se trata de garantir financiamento para sua empresa.

Potenciais problemas com a falta de gestão patrimonial

Se você não tem um gerente patrimonial, está perdendo muitos dos benefícios listados acima. Também está se colocando em risco de cometer erros caros que poderiam ter sido evitados. Essa escolha pode significar perda de dinheiro, além de ser uma experiência muito dispendiosa e estressante.

Isso é especialmente verdadeiro para pequenas empresas que podem não ter o fluxo de caixa, ou os ativos, para se recuperar no caso de um erro ou passo em falso. Se você não tem um gerente patrimonial, provavelmente está confiando em sua equipe de contabilidade para lhe fornecer conselhos financeiros.

Assim sendo, isso pode ser problemático, pois eles podem não ter a mesma percepção ou conhecimento que um gerente patrimonial teria.

Por que contratar um gerente patrimonial?

Um gerente patrimonial pode ajudar sua empresa a tomar decisões financeiras mais sábias. Eles também podem ajudar a aliviar parte da pressão que pode surgir sobre sua equipe de contabilidade ou finanças, fornecendo-lhes conselhos financeiros.

Dessa forma, ter um gerente patrimonial é uma obrigação para todas as empresas em crescimento. Sem esse profissional, você corre o risco de perder tempo, desperdiçar dinheiro e sofrer uma grande quantidade de estresse desnecessário.

Se precisa contratar gestão patrimonial, não deixe de visitar nosso site e solicitar uma proposta. Será um prazer receber seu contato!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

Conheça as etapas da gestão patrimonial

Conheça as etapas da gestão patrimonial

Conheça as etapas da gestão patrimonial

Em todos os aspectos, realizar uma boa gestão em uma empresa é algo fundamental quando se trata da gestão patrimonial, isso não é diferente. Pois oferece diversos benefícios, desde a otimização de custos até um controle melhor de bens.

 

 

Entretanto, é muito comum que esse ponto passe despercebido e nem possua a atenção necessária, fazendo com que a empresa perca algumas oportunidades, além de sofrer prejuízos em alguns pontos.

 

 

Por isso, compreender o que é a gestão patrimonial e como realizá-la de forma eficiente, é algo fundamental. Desse modo, separamos abaixo quais são as etapas dessa gestão para você saber mais sobre o assunto.

 

 

1. Primeira etapa: Realizar inventário

 

 

A princípio, nesse momento é feito o levantamento de todos os bens da empresa, ou seja, identificar e localizar todas as posses, sejam permanentes ou até mesmo de consumo. Assim, os considerados permanentes recebem plaquetas, registro fotográfico e descrição, para melhor controle.

 

 

É importante lembrar, que todas as ações para estabelecer esses bens, devem ser contínuas, pois, é comum que sejam adquiridos novos a cada momento, ou já outros sejam descartados por estarem irreversíveis.

 

 

2. Segunda etapa: Avaliação dos ativos

 

 

Na segunda etapa, é feita a avaliação de todos os ativos, assim, o balanço patrimonial consegue compreender a realidade dos seus elementos. Desta forma, os estoques, imobilizados e intangíveis, são mensurados, no primeiro momento, por seu custo ou valor justo.

 

 

Nessa etapa, também é estabelecida a data de corte, na qual os bens que foram adquiridos antes dessa data, devem passar pelo ajuste. Após realizado esse ponto, passarão a sofrer procedimentos patrimoniais, igualmente as posses adquiridas depois da data de corte.

 

 

Alguns dos procedimentos, são:

 

 

 

    • Reavaliação;

 

 

    • Redução a valor recuperável;

 

 

    • Depreciação;

 

 

    • Amortização;

 

 

    • Exaustão.

 

 

 

3. Terceira fase: Revisão da vida útil

 

 

Na terceira fase, é feita a revisão do tempo de vida de cada bem. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, afirma que o tempo de vida é todo o período que a organização visa utilizar o bem, o número de produção ou unidades, que a empresa pretende ganhar através do seu uso.

 

 

Nesse sentido, é através desse ponto que é possível estabelecer os critérios de depreciação, amortização e também exaustão.

 

 

4. Quarta etapa: Teste de Impairment

 

 

Por fim, porém, não menos importante, na quarta etapa, é realizado o teste mais conhecido como Teste de Recuperabilidade dos Ativos. Através dele é possível verificar se os bens da empresa estão desvalorizados ou se o valor contábil ultrapassa o valor recuperável.

 

 

Conclusão

 

 

Em suma, a gestão patrimonial possui uma importância crucial em qualquer empresa, pois, é através dela que é possível identificar, classificar, monitorar, repor, além de prestar contas em relação a esses ativos.

 

 

Em outras palavras, administrar cada uma, para que possam ser aproveitados da melhor maneira possível, sendo rentáveis desde o momento que foi adquirido, até o final da sua vida útil.

 

 

Gostou do nosso post? Então entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

Para que serve o inventário patrimonial?

Inventário Patrimonial

Para que serve o inventário patrimonial?

Entender para que serve o controle patrimonial é crucial para melhorar a partir de agora o controle dos bens da empresa. O resultado disso é a criação das condições necessárias para otimizar o uso dos ativos e, consequentemente, ampliar as possibilidades de lucro.

 

 

Indo um pouco mais além, o inventário patrimonial é o primeiro passo para a modernização e profissionalização de processos críticos para a empresa. Esse tipo de trabalho proporciona o conhecimento detalhado dos ativos e informações de extrema importância para a tomada de decisões estratégicas.

 

 

Tem dúvidas sobre esse processo? Ainda não está convencido de que esse é um investimento que vale a pena? Então o Blog da Integrade vai explicar para que serve o inventário patrimonial, quais são os benefícios que ele traz e ainda porque agora é a hora certa para fazer esse investimento.

 

 

Boa leitura!

 

 

Leia também! Conheça os serviços de gestão de bens patrimoniais da Integrade!

 

 

Neste artigo vamos apresentar:

 

 

– Para que serve o inventário patrimonial?

 

 

– Inventário e controle dos bens: gasto ou investimento?

 

 

– Aplicativo móvel IMI

 

 

– Conheça a Integrade!

 

 

Afinal, para que serve o inventário Patrimonial?

 

 

O inventário é uma das principais ferramentas do controle patrimonial, que pode ser dividido em 5 etapas:

 

 

– Levantamento de dados e integração sistêmica;

 

 

– Homologação do cadastro contábil;

 

 

– Inventário físico;

 

 

– Conciliação de dados físicos e contábeis;

 

 

– Saneamento e validação dos trabalhos.

 

 

Assim, o inventário é apenas parte de uma engrenagem que abrange aspectos físicos e fiscais dos bens da empresa.  Na prática, ele é uma listagem completa dos bens da empresa. Para sua elaboração é preciso um trabalho de levantamento de dados de cada um dos ativos: quando eles foram adquiridos, qual é sua condição geral, onde está localizado, qual é a sua vida útil, entre outras informações.

 

 

Todo esse conjunto de dados dão segurança para que o gestor crie um alicerce sólido para a melhor tomada de decisões. Além disso há mais segurança para evitar erros em demonstrações contábeis, uma vez que as informações estão organizadas e em constante atualização.

 

 

É possível também responder à pergunta “para que serve o inventário?” do ponto de vista econômico. O conhecimento pleno dos ativos permite que novas compras sejam feitas apenas quando há real necessidade, os planos de manutenção funcionam melhor, há uma menor possibilidade de fraudes ou furtos por parte de colaboradores mal intencionados.

 

 

Leia também! Qual o momento ideal para controlar ativos?

 

 

Inventário e controle dos bens: gasto ou investimento?

 

 

Se você já entendeu para que serve o inventário patrimonial, certamente já entendeu também que ele é um investimento.

 

 

Ao otimizar o controle do patrimônio é possível potencializar os resultados financeiros. Um gestor quer tenha na palma das mãos as informações dos ativos da empresa está preparado para fazer um melhor uso dos ativos, evitando desperdícios e preservando recursos que fazem diferença no resultado final da empresa.

 

 

No entanto, há no mercado as mais diversas soluções em inventário (e no controle patrimonial como um todo). Conhecer as ferramentas que possibilitem a atualização constante de informações dos serviços de inventário e que permitam a localização e conciliação de itens em tempo real também é fundamenta. Em outras palavras, essas soluções precisam ter o foco na eficiência do processo.

 

 

Leia também! Como fazer a sua gestão de bens patrimoniais?

 

 

Aplicativo móvel IMI

 

 

Hoje em dia não faz sentido ter um software de gestão de inventário defasado com as novidades que a tecnologia proporciona. Um bom exemplo de solução moderna e eficaz é o IMI, o Integrade Mobile Inventory.

 

 

Ele usa tecnologia de armazenamento em nuvem, que propicia o uso em smartphones ou em outros dispositivos móveis. Ou seja, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, em qualquer parte do mundo, desde que haja um ponto de acesso à internet.

 

 

Com o IMI é possível fazer análises por meio de cruzamento de dados, acompanhamento e auditoria dos serviços, desde a preparação, até as validações ao término do inventário. Além disso, o aplicativo também facilita a coleta de dados, captura coordenadas geográficas, tem um módulo de processo de trabalho com controle de equipes e permite o controle físico e inventários simultâneos de um ou mais centro de custos.

 

 

Não basta entender para que serve o inventário patrimonial, é preciso conhecer as melhores soluções e o IMI é certamente uma das principais opções do mercado.

 

 

Leia também! Conheça em detalhes o IMI

 

 

Integrade e você!

 

 

Há mais de 30 anos no mercado, a Integrade busca trazer cada vez mais benefícios, tecnologia e qualidade a serviços, soluções e processos. Somos uma empresa de serviços e tecnologia com forte atuação nacional, com o objetivo de desenvolver novas maneiras de pensar, executar e entregar serviços com maior desempenho, flexibilidade e resultados.

 

 

Nossos profissionais buscam o máximo de eficiência em processos de controle patrimonial sob medida para as necessidades de cada cliente.

 

 

Agora que você já sabe melhor para que serve o inventário patrimonial, entre em entre em contato com os nossos profissionais e conheça melhor os nossos serviços. Você é o nosso convidado para uma nova forma de pensar a gestão e obter melhores resultados.

Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

Ajuste de avaliação patrimonial o que é e como funciona?

avaliacao-patrimonials

Com o objetivo de definir o real valor de uma organização, o ajuste de avaliação patrimonial consegue auxiliar no conhecimento de quanto valem os bens e o valor de uma empresa, seguindo valores de compra e venda do mercado.

Porém, como ele funciona e como podemos compreender melhor sobre o tema? Neste artigo explicaremos em mais detalhes sobre isso.

Acompanhe!

Podemos definir o ajuste de avaliação patrimonial como o valor dos bens de uma organização. Porém, essa avaliação é feita com base no valor justo praticado em mercado, tendo como principal objetivo o estabelecimento dos valores atualizados dos bens empresariais.

Termo utilizado na contabilidade, chamamos de “valor justo” o valor atualizado que uma empresa poderá receber na realização da venda de um ativo empresarial. O valor justo também se refere na quitação de uma dívida.

É importante ressaltar que no caso de dívidas, esse valor não é aplicado para uma venda de emergência, que geralmente se vende um ativo por menos do que o seu valor justo.

Como funciona?

O ajuste de avaliação patrimonial reconhece os valores justos dos bens empresariais, mostrando a situação atual do patrimônio e entregando um dado que poderá ser positivo para o negócio.

Esse dado garante melhores tomadas de decisões, já que se terá a informação do valor verdadeiro dos bens da organização no mercado. Operações estratégicas como a venda, compra, fusão, locação e outras finalidades podem ser mais bem planejadas.

O que diz a Lei?

A Lei n. 11.638/2007 possui uma medida onde informa que o ajuste de avaliação patrimonial é um cálculo que une o patrimônio líquido de uma organização para conseguir corrigir os valores de seus bens.

Essa correção pode ser feita mesmo que os bens já tenham sido lançados em balanços patrimoniais anteriormente. O ajuste não possui finalidade de diminuir ou aumentar o valor de um negócio, mas sim corrigir os valores para um que seja justo.

Benefícios

Entre os benefícios que o ajuste de avaliação patrimonial pode garantir, um dos principais está em manter a saúde financeira de uma empresa, avaliando de maneira anual as condições de seu patrimônio.

Com diversos bens em um negócio, mesmo com o valor de compra registrado, é algo normal que com o passar do tempo a maioria dos bens sofra com uma alteração de valor. A avaliação garante maior transparência e valores atualizados.

Outro benefício está na possibilidade de uma empresa conseguir obter vantagens em instituições financeiras, poder participar de licitações e manter o seu patrimônio monitorado e detalhado.

O momento correto de uma avaliação

O recomendado está em fazer o ajuste de avaliação patrimonial anualmente ou quando o valor contábil diferir do valor justo. O controle patrimonial também deve ser feito de maneira adequada, possuindo um inventário de bens transparente e com todos os detalhes possíveis.

Após definir os pontos necessários para a avaliação e a empresa já estiver utilizando o valor justo sobre os seus ativos, a elaboração de um laudo é importante. Para isso, conte com profissionais da área para um laudo correto.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato