Entenda como fazer inventário para sua empresa

Compartilhe esse post

Fazer inventário para a empresa é uma necessidade tanto para manter todas as obrigações contábeis em dia quanto para ter melhores informações na hora de traçar estratégias. Isso acontece porque o inventário é uma parte fundamental do controle patrimonial de qualquer corporação.

Mas se ele é tão importante, por que tanta gente não dá a devida atenção a esse ponto da gestão? Essa não é uma resposta fácil de se encontrar. Os motivos passam por desconhecimento da importância de fazer inventário, dos passos corretos a serem seguidos e chegam até a falta de tempo dos responsáveis perla empresa.

Neste artigo do Blog da Integrade vamos mostrar passo a passo como esse processo pode ser executado sem grandes percalços, inclusive economizando tempo dos gestores e recursos da empresa. Acompanhe!

Leia também! Comece de forma impecável o seu Inventário Patrimonial

Fazer o seu inventário pode ser mais simples do que você pensa!

Neste artigo você vai conhecer:

• A importância do inventário na gestão patrimonial
• Fazer inventário passo a passo
• Benefícios do inventário para a gestão
• Como fazer o inventário sem erros

A importância do inventário na gestão patrimonial

Quem pensa que o controle patrimonial é apenas uma obrigação contábil comete um erro enorme. A empresa que conhece em minúcias o conjunto de ativos que possui tem condições muito mais sólidas para tomar as decisões assertivas. Isso é um fato.

Com informações precisas é muito mais simples entender qual é o momento mais adequado para manutenções ou para trocar os equipamentos. Esse tipo de gestão também permite saber onde estão os ativos e qual é o seu estado de conservação e ainda inibe a ação de colaboradores que porventura estejam mal intencionados.

Em outras palavras, o controle patrimonial é respeito aos recursos da empresa. Dentro dessa gestão, o inventário ocupa papel decisivo.

Na prática, fazer inventário é ter em mãos uma listagem completa, com a exata localização e O estado de conservação de cada item que compõe o ativo imobilizado da empresa. Entre os detalhes presentes nessa listagem está a vida útil de cada bem. Assim, é simples saber a hora de descartar ou alienar um determinado item.

 Leia também! Qual é a melhor planilha de inventário patrimonial?

Fazer inventário passo a passo

O primeiro passo é fazer o melhor planejamento para o inventário. Nessa etapa são definidos os dados a serem coletados, os equipamentos usados, o cronograma de ações e a localização dos bens.

Além disso é preciso definir uma estratégia para que os colaboradores entendam a importância de manter o inventário atualizado. Ações padronizadas e uma cultura de respeito aos bens da empresa são duas das chaves do sucesso do controle patrimonial.

Com as equipes devidamente treinadas, é a hora da execução. É necessário reconhecer cada item do ativo imobilizado, afixar plaquetas e registrar os dados de patrimônio obedecendo rigorosamente o planejamento.

O próximo passo é conferir as informações coletadas, levando em consideração a coerência na informação e a sequência da numeração das placas, entre outros fatores.

Depois disso, é hora de emitir o relatório do inventário de imobilizado com as diversas classificações. Neste documento estão descritos exatamente onde estão os bens, a qual centro de custo eles estão submetidos, seu estado de conservação, a funcionalidade, etc.

Leia também! Inventário Patrimonial passo a passo

Tecnologia para fazer inventário mais ágil

Temos hoje em dia a tecnologia como uma grande aliada para o ato de fazer inventário e também para acessar suas informações e fazer as mudanças necessárias.

Por exemplo, ao guardar os dados em nuvem, é possível acessar informações em tempo real literalmente em qualquer parte do mundo. Basta, para isso, um smartphone e um ponto de internet. Note que esse recurso torna o processo extremamente ágil, do jeito que o mercado exige hoje.

Uma dica importante é conhecer o melhor aplicativo para esse tipo de gestão. Vale a pena conhecer o Integrade Mobile Inventory, um programa ideal para modernizar o seu inventário.

Leia também! Gestão de inventário: tecnologias para aumentar a eficiência

Como fazer o inventário sem erros

A questão é que o processo todo é demorado, cheio de detalhes. Tudo isso requer tempo e dedicação e aí entra mais uma questão. Como dedicar esse tempo a mais uma tarefa em dias tão corridos como os que enfrentamos atualmente. Além disso, o inventário requer conhecimento de leis e normas técnicas para que não haja erros.

Muitos gestores optam pela contratação de uma consultoria que tenha a expertise necessária para fazer inventário perfeito.  Enquanto essa consultoria coloca conhecimento a favor da sua empresa, você pode se concentrar no core business e até reservar um tempo maior para lazer e família.

A Integrade Consulting tem essa know-how e está pronta para te ajuda. Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo. Com as nossas soluções, o controle do patrimônio da sua empresa fica mais ágil e fazer inventário vai ser muito mais fácil do que você espera.

Compartilhe esse post

Explore mais

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?
Controle Patrimonial

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Home Institucional Serviços Avaliação De Bens Móveis Avaliação De Bens Imóveis Consultoria Especializada Avaliação para Seguros Serviço de Controle Patrimonial Serviço de Outsourcing Patrimonial Serviço

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato