Entenda o valor do inventário patrimonial

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Compartilhe esse post

O valor do inventário é uma dúvida bastante comum para quem está procurando fortalecer a gestão do patrimônio. Essa não é uma resposta fácil de encontrar, uma vez que cada empresa tem um volume de patrimônio maior ou menor, precisa de mais ou menos tecnologia para a elaboração desse inventário e ainda pode optar por diferentes tipos de emplacamento para os bens.

Em resumo, temos diversas variantes que vai tornar o custo do inventário um pouco mais alto ou mais baixo. Sendo qual for o resultado dessa conta, é importante compreender o inventário (assim como todo o processo de gestão patrimonial) como um investimento.

Isso acontece porque o controle patrimonial (quem começa justamente com o inventário) traz vantagens tanto do ponto de vista estratégico quanto econômico.

Há ainda a questão legal. Um inventário bem feito, acompanhado de outros passos do controle do patrimônio minimiza muito a possibilidade de dores de cabeça no futuro com o Fisco. Multas e sanções por demonstrações contábeis mal resolvidas são uma realidade para empresas que não dão a devida atenção ao seu patrimônio.

Entenda tudo isso em detalhes nesse artigo do Blog da Integrade. Boa leitura!

Leia também! Conheça os serviços de controle patrimonial e avaliações da Integrade!

Neste artigo você vai conferir:

O que é o inventário de ativos?

Variantes do valor do inventário

Tecnologia para o melhor inventário

Aspectos legais do controle patrimonial

Vantagens de contar com uma consultoria

Entenda o valor do inventário patrimonial

O que é o inventário patrimonial?

A função do inventário patrimonial é estabelecer uma relação clara e de fácil acesso entre os ativos pertencentes à empresa e suas características técnicas e de conservação. Em outras palavras, o inventário é uma listagem dos ativos, com detalhes como marca, modelo, data de aquisição, vida útil, localização, entre outras informações.

Vale aqui estabelecermos o conceito de ativo imobilizado, aquele que precisa obrigatoriamente estar no inventário. O ativo imobilizado é o conjunto de bens que são necessários para o funcionamento das operações da empresa no seu dia a dia. Quando o bem tem um valor inicial acima dos R$ 1.200 reais, ele precisa ser incluído no grupo de ativo imobilizado.

Obviamente, quanto maior dor o patrimônio, mais alto será o valor do inventário. Mas há outros fatores que fazem parte da composição desse custo. Acompanhe! 

Leia também! Entenda como fazer inventário para sua empresa

Variantes do valor do inventário

Durante o processo de elaboração do inventário, cada ativo recebe uma plaqueta de identificação. Essa plaqueta faz parte do processo de identificação física dos ativos.

Máquinas e equipamentos, veículos, edificações, eletrônicos, móveis, utensílios, equipamentos de informática, e outros ativos devem receber suas próprias plaquetas e isso também representa um custo.

Assim, o emplaquetamento é um processo indispensável para a gestão e controle dos bens patrimoniais. O responsável pelo inventário pode escolher entre plaquetas que contenham um código de barras ou etiquetas RFID, que usam radiofrequência.

Esse segundo grupo é um pouco mais dispendioso, e dessa maneira tem um impacto maior no valor do inventário. Mas é importante entender também que as etiqueta que usam radiofrequência permitam uma maior rastreabilidade e agilidade no acesso às informações, tornando o controle patrimonial mais moderno

Leia também! Tipos de plaquetas: Código de barras x RFID

Tecnologia para o melhor inventário

Claro que qualquer gestor pode tentar fazer um controle do patrimônio na base do “caderninho” ou em planilhas improvisadas. Isso certamente representa uma boa redução no valor do inventário. Mas isso definitivamente não vale a pena.

Um inventário bem feito permite ao administrador uma visão mais ampla sobre os ativos e isso leva a decisões estratégicas com um embasamento muito maior. Só para exemplificar, ao saber a hora certa de trocar veículos ou equipamento e o momento correto para manutenções, a gestão pode reservar recursos de forma mais precisa. Esses recursos podem até ser aplicados enquanto a hora do uso ainda não chegou.

Hoje em dia temos ainda tecnologias que permitam que as informações sobre um ativo possam ser acessadas em tempo real literalmente de qualquer parte do mundo. Aplicativos que permitem o armazenamento dos dados em nuvem dão ao usuário essa possibilidade.

 Leia também! Gestão de inventário: tecnologias para aumentar a eficiência

Aspectos legais do inventário patrimonial

Não existe uma empresa igual a outra. Cada uma tem um grau de complexidade diferente e, assim, a melhor opção de inventário é também distinta. O emplacamento, as tecnologias usadas e até o tamanho da equipe responsável pelo controle do patrimônio que são a melhor opção para uma organização, podem não ser para uma outra.

Seja qual for a empresa e as opções escolhidas para a elaboração do controle patrimonial (levando em conta o valor do inventário), é importante conhecer um conjunto de leis e normas, entre elas a Lei 4.320/1964, o CPC 27 ( que define que o inventário patrimonial deve ser realizado anualmente), e muitas outras

Quando o Inventário é bem feito, o patrimônio está totalmente listado há uma garantia de que o balanço patrimonial será perfeito e uma auditoria não vai apontar erros nesse quesito. Além disso, o registro com detalhes de todos os ativos imobilizados da empresa gera credibilidade para toda a operação.

Leia também! CPC 27 no Ativo Imobilizado

 Como fazer o inventário de bens?

Não é aconselhável se ater apenas ao valor do inventário. O mais importante é pensar na qualidade desse processo. Ter em vista que esse é um processo trabalhoso, mas que dá resultados, é a chave para entender a sua importância.

Os melhores profissionais para a elaboração do inventário têm uma vida de estudos na área. Encontrar que tenha essa expertise não é das tarefas mais fáceis, mas é possível com a contratação de uma consultoria que tenha justamente essa finalidade. Uma empresa assim garante bons resultados e oferece aos seus clientes soluções das mais variadas e eficientes.

Esse é o caso da Integrade Consulting. Contamos com o conhecimento e os profissionais mais experientes e bem preparados para a gestão patrimonial. Entre em contato com um dos nossos especialistas e tenha em mãos as melhores soluções do mercado, com um valor do inventário justo.

Compartilhe esse post

Explore mais

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?
Controle Patrimonial

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Home Institucional Serviços Avaliação De Bens Móveis Avaliação De Bens Imóveis Consultoria Especializada Avaliação para Seguros Serviço de Controle Patrimonial Serviço de Outsourcing Patrimonial Serviço

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato