(11) 5081-5001 | [email protected]

Auditoria Interna e Externa

Qual é o modelo certo para a sua empresa?

No dia a dia das empresas os exercícios contábeis são de extrema importância. Fluxo de caixa, demonstrativo de resultado, balanço patrimonial e muitos outros números fazem parte do dia a dia de um empresário ou um gestor. Dentro deste contexto, as auditorias têm um papel de destaque, mas qual é melhor, a interna ou a externa?

Em primeiro lugar é preciso compreender que se tratam de dois processos com funções diferentes, mas que em algum momento podem até ser complementares. Ambas têm como objetivo final a melhoria dos processos e a transparência dos números. Outra similaridade: nenhuma delas precisa representar uma dor de cabeça dentro da empresa.

Neste artigo vamos analisar as características das auditorias e mostrar qual é a melhor maneira de estar preparado para cada uma delas, evitando qualquer dor de cabeça. Acompanhe!!!

Auditoria interna: melhorando os processos corporativos

Em linhas gerais, a auditoria interna é aquela realizada por profissionais da própria empresa que está sendo auditada, em especial pelos funcionários que trabalham na contabilidade, embora isso não seja uma regra.

O principal objetivo deste tipo de auditoria é verificar o cumprimento dos regimentos internos, normas e políticas que fazem parte da gestão. Com isso, é possível encontrar possíveis problemas, de forma a aumentar o nível de segurança dos controles internos ou até mesmo a ausência deles.

De acordo com o Institute of Internal Auditors, órgão internacional amplamente reconhecido da profissão de auditor interno de normas, orientações e certificações, auditoria interna é:

“A atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação (assurance) e de consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização”.

Um perfeito processo de auditoria interna auxilia a gestão a alcançar seus objetivos ao adotar uma abordagem sistemática e disciplinada, com foco na avaliação e na melhoria dos mais variados processos de gerenciamento de riscos, de controle e governança corporativa.

Uma vez que o auditor é um colaborador da própria empresa, é necessário que ele tenha a isenção necessária para realizar o trabalho de controle. Assim, ele precisa ter independência em relação aos profissionais que têm o seus processos analisados.

Da mesma maneira, o auditor interno precisa estar em consonância com as necessidades estratégicas da corporação e com as orientações da alta direção da empresa.

Se a sua empresa busca a melhoria dos processos corporativos, a auditoria interna é a mais recomendável.

Auditoria externa: mostrando transparência para o mundo

Por outro lado, a auditoria externa é feita por profissionais de fora da empresa. A ação de auditores terceirizados e independentes garante a liberdade na busca pelos resultados, sem pressões internas.

O processo de auditoria externa é, no fim das contas, a análise das demonstrações financeiras da empresa, com o objetivo de checar os processos e a correção dos dados, evitando assim erros e até mesmo fraudes que podem gerar penalidades para a corporação.

Ao fim de uma auditoria externa é emitido um parecer. Quando os auditores estão plenamente convencidos de que os procedimentos adotados pela empresa estão corretos em todos os aspecto, o resultado é um Parecer Sem Ressalvas, também conhecido como Relatório Limpo.

Quando o resultado é limpo, a empresa auditada está, no fim das contas, passando um recado muito claro para o mercado, que entende a empresa como transparente, segura e confiável.

Se a sua empresa busca melhorar a governança corporativa e ainda dar um recado de transparência e confiabilidade para o mercado, propiciando mais e me4lhores negócios, a auditoria externa é a mais recomendada.

Esteja preparado!

Se a auditoria, seja ela interna ou externa, é uma dor de cabeça para você, reavalie os seus conceitos. Ao conhecer melhor como funcionam e quais os benefícios que elas trazem, é fácil perceber que estes processos apontam possíveis falhas nos processos internos de uma corporação, eliminando erros e em alguns casos, até mesmo fraudes.

E mais, as auditorias podem mostrar quais são os pontos em que o gestor precisa focar em busca de melhorias. Assim, são excelentes ferramentas de gestão.

Um empresário ou gestor com visão mais ampla enxerga nas auditorias interna e externa excelentes oportunidade de negócios, dada a confiabilidade que o mercado enxerga nas empresas que se submetem a este tipo de processo.

Se você está em busca de melhores resultados para a sua empresa, comece já a se preparar para as auditorias, otimize os seus processos e mande um recado claro para o mercado de que a sua empresa está preparada para novos negócios.

Se você ainda tem dúvidas a Auditoria Interna e Externa. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Integrade Consulting.

Gestão-do-Patrimônio

Gestão do Patrimônio

A gestão patrimonial estruturada oferece oportunidades de ganhos e tomada de decisões estratégicas que refletem positivamente nos resultados financeiros de...

leia mais

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato