Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Gestão de propriedade de imóveis

Compartilhe esse post

Neste artigo vamos mostrar alguns detalhes de como escolher o melhor software de gestão de propriedade, mas antes é importante entender alguns pontos sobre este tipo de gerenciamento.

Se você é um investidor da área, certamente sabe bem o quanto pode ser complicada a gestão de propriedade de imóveis. Houve uma época em que era necessário um escritório inteiro voltado para essa tarefa, com arquivos cheios de documentos e profissionais de olho em datas, prazos e novidades na legislação. 
 
Claro que o capital humano ainda é uma necessidade, afinal sabemos da importância de um profissional capacitado, seja ele um contratado direto ou um consultor terceirizado. O sistema não substituí este profissional, e sim representa uma ferramenta poderosa para melhorar todo o processo de gestão. 
 
Um excelente programa tem a capacidade de otimizar o gerenciamento de imóveis ao centralizar dados, disponibilizar o cruzamento de informações, alertar para datas e prazos, e ainda ao gerar relatórios confiáveis e atualizados em tempo real. 

O mercado oferece excelentes profissionais, muitos deles locados em empresas de consultoria, chamados property manager, que em uma tradução livre seria algo como gerenciador de imóveis 
 
Estes profissionais são especializados em aspectos de gestão relacionados ao dia a dia, mas vão muito além, cuidando de toda a administração dos mais diferentes tipos de imóveis. Sem dúvida, um shopping center tem características diferentes de um empreendimento de saúde, assim como um parque industrial tem particularidades distintas de um edifício residencial. 
 
Os objetivos finais deste tipo de gestão são reduzir custos, encontrar os melhores caminhos tributários (evitando multas e encargos extras de taxas e impostos), e alavancar o valor do imóvel. 
 
Em todos os casos, o resultado pode ser verificado na satisfação dos usuários e na maior rentabilidade para o investidor. 
 
Para atingir plenamente estes resultados, o property manager precisa de um sistema com um conjunto de serviços totalmente integrados, que ofereçam um gerenciamento de qualidade, esteja ele no setor público ou privado. No entanto, o primeiro passo é a segurança dos dados. 

Ainda que uma plataforma tenha vários recursos que atendam muito bem a um determinado objetivo, ela de nada vale se não tiver rigorosos protocolos de segurança. Antes de mais nada, se você for escolher um programa, seja qual for a área, busque sempre a proteção total aos seus dados e à privacidade. 

No caso do gerenciamento de propriedade, a ferramenta precisa ter como função primordial a garantia da credibilidade e a confiabilidade das informações cadastradas. Todo e qualquer dados envolvido tem que ficar armazenados dentro de um ambiente seguro e organizado. 
 
Da mesma forma, este software tem que oferecer uma série de recursos que gerem todos os indicadores necessários para o gerenciamento de imóveis perfeito. Entre eles: 
 

● Controle de terrenos e edificações; 

● Controle físico dos imóveis; 

● Controle e atualização de valores; 

● Armazenamento de imagens; 

● Identificação georreferencial (dados demográficos); 

● Controle de impostos e digitalização de documentos (escrituras, IPTU, registros, plantas e outros); 

● Controle e atualização de valores; 

● Controle de imóveis à venda; 

● Informações referentes ao aluguel; 

● Informações sobre usufruto; 

● Controle de Impostos; 

● Informações de IPTU; 

● Informações de dívidas; 

● Informações sobre tributos; 

● Lista de características físicas do imóvel. 

Um programa com essa quantidade incrível de dados terá condições de oferecer um completo controle físico, legal, patrimonial e contábil das propriedades e vai além! Com uma quantidade incrível de informações sobre diferentes imóveis, ele será capaz de cruzar dados e gerar relatórios analíticos e comparativos, otimizando o processo de gestão. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a Gestão de Propriedades. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo! 

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato