(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Auditoria

Antecipe-se sem ressalvas

Receber um parecer sem ressalvas no fim de uma auditoria é um alívio. Por mais cuidado que tenhamos com as contas e os procedimentos contábeis de uma empresa, o processo de checagem de todos os documentos sempre causa uma certa apreensão.

O parecer sem ressalvas significa que, ao fim da auditoria, os responsáveis estão plenamente convencidos de que os procedimentos adotados pela empresa estão corretos em todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria. Este tipo de parecer também é conhecido como Relatório Limpo.

Passar pela auditoria “com nota 10” demanda um bom trabalho de preparação. Em primeiro lugar, é preciso conhecer como funciona a auditoria para então se preparar para os desafios que ela oferece. Acompanhe e antecipe-se a possíveis problemas!

O que Afinal é Auditoria?

O objetivo de uma auditoria é a revisão por meio de procedimentos técnicos específicos das demonstrações financeiras, do sistema financeiro, dos registros realizados e de transações efetuadas. Em resumo, é um “pente fino” nas operações financeiras realizadas por uma entidade ou por um projeto.

Ela é efetuada por contadores e tem como objetivo identificar possíveis problemas nos procedimentos de controle financeiro interno da organização auditada. Caso sejam encontrados deficiências, os auditores apresentam recomendações para superá-las.
Existem tipos diferentes de auditorias:

  • A Auditoria Financeira é aquela que analisa as demonstrações financeiras de uma entidade.

  • A Auditoria de Cumprimento é a avaliação dos procedimentos internos de uma organização.

  • Já a Auditoria Operacional é uma análise mais ampla, que busca avaliar como os recursos da entidade auditada estão sendo utilizados em prol dos objetivos. É uma modalidade de auditoria voltada para o desempenho.
  • Existem regras expressas pelas NBC TAs (normas de auditoria) para que as auditorias possam expressar a realidade de uma organização ou projeto. Elas garantem ao auditor independência na análise das demonstrações contábeis.
    Há ainda mais uma outra diferenciação: a auditoria pode ser externa ou interna:

  • A Auditoria Externa é, como já explicamos, a análise das demonstrações. Ela é feita por uma empresa terceirizada e independente, garantindo assim a liberdade na busca pelos resultados, sem pressões internas.

  • Por outro lado, a Auditoria Interna é feita por um grupo de colaboradores da instituição auditada. Em geral, seu objetivo é avaliar o nível de segurança dos controles internos e, se necessário, apontar caminhos para a melhora de pontos falhos.
  • Uma curiosidade: existem quatro grandes empresas de alcance global que dominam os maiores contratos de auditoria do planeta. Elas são a Price WaterHouse Coopers (Pwc), a KPMG, a Ernst & Young (EY) e a Deloitte. No mercado, este grupo é conhecido como Big Four.

    Antecipe-se para garantir uma auditoria sem ressalvas!

    Nada sai bem feito se não houver uma predeterminação exata do que será executado. Daqui sai a definição da divisão dos bens, tipo de emplacamento, tamanho e responsáveis pelas equipes. Além disso, ficam claros os dados a serem coletados, equipamentos usados, cronograma de ações e onde estão os bens.

    Ainda no planejamento há a preparação para a realização do inventário de imobilizado. É feita a compra dos equipamentos e materiais, treinamento de equipes, caso necessário, e padronização de ações.

    Em caso de mais de um time recomenda-se a confecção de um manual para padronizar procedimentos e, consequentemente, resultados.

    Execução

    Entre os procedimentos técnicos adotados pelo auditor está um estudo minucioso do controle dos ativos imobilizados da empresa. Assim, uma boa gestão patrimonial está diretamente ligada a um laudo sem ressalvas. Três passos deste gerenciamento serão esmiuçados durante a auditoria: o inventário, a depreciação e o teste de recuperabilidade.

    No que diz respeito ao inventário, serão auditadas a identificação dos bens, o processo de revisão, o processo de imobilização e de baixas, o de verificação física e contábil, as classificações contábeis e como são feitos os registros contábeis e o controle interno.

    O segundo passo é a análise do controle de depreciação dos bens. Nele, são fiscalizados a determinação da vida útil, o cálculo da depreciação contábil, a política de desimobilização, as metodologias adotadas para o desenvolvimento do laudo e se o controle da depreciação fiscal está de acordo com as taxas impostas pela Receita Federal.

    Na última etapa relacionada ao ativo imobilizado, o foco é no Teste de Recuperabilidade, conhecido também como Teste de Impairment). Essa é a hora da avaliação da data do último teste de recuperabilidade, dos critérios adotados, da metodologia, da validade das avaliações, do sistema de revisão adotado e dos critérios específicos usados na criação do laudo.

    Conte com Especialistas!

    Os pontos auditados são variados e bastante técnicos. Uma empresa de porte médio, que conta com uma equipe contábil, certamente terá dificuldades para preparar-se para uma auditoria sem ressalvas. Quando a empresa é menor, às vezes tem apenas um contador terceirizado e isso torna a desafio ainda maior.

    Buscar parceiros no mercado que possam suprir essa necessidade é um passo decisivo para que o laudo final da avaliação dos auditores seja perfeito.
    avaliador de imóveis e sobre a empresa para a qual ele presta serviços.

    Não deixe também de ter uma boa conversa com profissionais. Ouvir o que eles dizem e “sentir” o nível de conhecimento pode ser um fator decisivo na escolha do melhor serviço.

    Conheça a Integrade Consulting

    A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

    ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
    Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

    Contato

    Para entrar em contato preencha o fórmulário


    Logo_rodapé_desktop

    Integrade

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Logo_rodapé_desktop

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Está interessado em algum dos nossos serviços?

    Entre em contato agora mesmo!