(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Auditoria Interna e Auditoria Externa

Entenda como se preparar

O stress pode ser uma característica inerente ao período de auditoria, seja ela interna ou externa, para muitos empresários. Contudo, este processo não precisa ser necessariamente encarado desta maneira. Na verdade, se pensarmos bem, as auditorias são ferramentas que podem gerar benefícios.

Basta trocar a forma como olhamos para as auditorias para descobrirmos que, na verdade, elas podem apontar se os processos internos de uma corporação estão funcionando bem. E mais, elas podem mostrar quais são os pontos em que o gestor precisa focar em busca de melhorias.

Um administrador mais experiente consegue enxergar as possibilidades que cada desafio oferece. Ao se preparar bem para uma auditoria interna ou externa, ele está dando um passo importante para que o mercado enxergue a empresa como queremos que ela seja, transparente e saudável.

Neste artigo vamos falar sobre essa preparação. Confira e consiga o seu parecer sem ressalvas e sem stress!

Leia também! Tudo sobre o Compliance!

Diferenças entre Auditoria Interna e Externa

Antes de mais nada é importante saber diferenciar o que é uma auditoria interna e uma externa. Existem objetivos e atores distintos para cada uma delas.

  • A Auditoria Interna é realizada por um ou mais colaboradores da instituição auditada. Seu principal fim é buscar uma avaliação completa da segurança dos controles internos. Além de apurar a qualidade destes processos, ela pode apontar maneiras de melhorar os pontos falhos.

  • A Auditoria Externa é a análise das demonstrações financeiras. Ela é feita por auditores terceirizada e independente, garantindo assim a liberdade na busca pelos resultados, sem pressões internas.
Ao fim de uma Auditoria Externa é emitido um parecer. Quando os auditores estão plenamente convencidos de que os procedimentos adotados pela empresa estão corretos em todos os aspecto, o resultado é um Parecer Sem Ressalvas, também conhecido como Relatório Limpo.

Como fazer a preparação passo a passo para as auditorias?

Existem passos bem definidos que, se tomados pela direção da empresa, facilitam bastante a busca pela Relatório Limpo.

O primeiro deles é a criação de um plano anual de auditoria, que determina os procedimentos corretos para cada um dos departamentos que serão verificados pela Auditoria. Note que este plano de ação não é simples, uma vez que muitos setores da empresa serão auditados e precisam estar alinhados em todos os sentidos.

Antecipar-se e conhecer quais são os setores que serão auditados faz parte deste plano de ação. Muito antes da chegada do auditor, os gestores dos departamentos envolvidos devem conhecer quais os processos que passarão pelas avaliações. O mapeamento e o aprimoramento destes processos é crucial para o sucesso.

A seguir, é claro, a informação precisa chegar aos colaboradores. A transparência do plano de ação e uma clara exposição das normas de qualidade geram engajamento dos colaboradores e esta é a melhor forma de criar uma cultura organizacional para enfrentar a auditoria. Quando todos conhecem o objetivo, é muito mais fácil atingi-lo.
Por fim, estabeleça um cronograma. É fundamental seguir à risca as datas em que são necessários a apresentação do plano de ações, das reuniões com os colaboradores, do mapeamento dos processos e da busca por soluções de possíveis falhas.

Como conseguir um parecer sem ressalvas?

Não é preciso encarar o auditor com hostilidade, isso seria uma tremenda falta de educação, além de não representar nenhum resultado prático. Ao contrário, ele é um profissional que está fazendo o seu trabalho e merece ser respeitado.

Durante os trabalhos, trate-o com cortesia e hospitalidade e seja honesto e transparente. Ao ser questionado, responda com segurança e objetividade. Se você seguiu todos os passos da preparação, terá todas as informações necessárias em mãos.

Outro ponto importante é acompanhar o auditor durante todos os trabalhos. Informações equivocadas dadas por um colaborador menos preparado podem gerar inúmeros ruídos sobre as questões que estão em análise.

Tenha um apoio profissional

Ter um consultor ao seu lado em qualquer uma das etapas da preparação, e da própria auditoria, é uma forma de garantir melhores resultados. O mercado oferece empresas de consultoria que oferecem excelentes soluções para que todo este processo não se torne uma dor de cabeça.

Busque profissionais que tenham experiência nesta área e que estejam absolutamente informados sobre qualquer novidade legal que possa ter impacto sobre a auditoria. Informação neste momento é primordial.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!