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Conheça tudo sobre Compliance e os

benefícios que ele traz para a empresa

Saber tudo sobre compliance é uma forma de proteger a empresa contra eventuais problemas legais como multas, restrições legais, punições judiciais. Mas não é só isso! Significa também um comprometimento com as leis e normas vigentes, o que em última análise é um cuidado fundamental nos dias de hoje com a imagem da instituição.

Compliance vem do termo inglês “comply”, que em tradução livre significa “estar em conformidade”. Em sentido mais amplo, a palavra indica que há um grande comprometimento com a integridade..

Dentro de uma empresa, o termo significa uma atuação rigorosamente dentro do que a legislação determina e a aplicação de princípios éticos tanto da direção quanto dos seus colaboradores.

O conceito é muito bonito e em um mundo ideal todos deveriam agir desta forma sem que fosse necessária uma área da empresa para monitorar as atividades. Contudo, sabemos que nem sempre as coisas acontecem desta maneira.

Sendo assim, vamos nos aprofundar no tema e entender melhor a atuação do compliance em uma empresa e quais são de fato seus benefícios.

Como atua o compliance em uma empresa

Na prática, um departamento de compliance monitora as atividades da empresa. É sua função se assegurar que todos os envolvidos na operação atuem sob as orientações de um Código de Conduta e da Política da Companhia.

Isso é, a contratação de funcionários precisa se pautar pelas regras da CLT, os relatórios financeiros necessitam estar em conformidade com a legislação fiscal, a produção, as vendas e o transporte de produtos têm que seguir todas as regras vigentes para cada etapa do processo.

Cada um dos passos do processo de produção deve estar em conformidade com o Código de Conduta elaborado pelo setor de compliance, que também deve criar canais seguros de denúncias contra possíveis irregularidades.

O setor ainda deve evitar que a empresa se envolva em práticas que, mesmo que legais, possam ser condenadas do ponto de vista moral. O objetivo final é fazer com que empresa e funcionários atuem de forma íntegra e absolutamente idônea.

Você, leitor, pode imaginar quantos problemas não poderiam ter sido evitado no Brasil, ao longo de toda a sua história, se governantes, empresários e população em geral sempre tivessem agido desta forma? O compliance busca criar um quadro onde toda a sociedade se beneficia.

Quais são os benefícios para a empresa?

É claro que o mercado vê com bons olhos empresas que estejam comprometidas com a idoneidade e com a transparência de seus atos. Então, em um primeiro momento, mostrar-se adepto dos princípios do compliance têm um impacto sobre a imagem da corporação que os adota.

No entanto, os benefícios vão muito além disso e podem afetar também o caixa da empresa. Ora, é claro que todo o cuidado com regras e legislações vão tornar a empresa muito menos propensa a passar por problemas legais e enfrentar multas ou restrições impostas pela quebra de uma norma.

Uma gestão que conta com essa bússola moral será certamente mais eficiente, uma vez que o processo de tomada de decisões tem no departamento de compliance um aliado para estudar os caminhos mais corretos a serem percorridos.

A sociedade moderna busca cada vez mais formas de consumo sustentável e a postura das empresas diante os desafios locais ou globais vem ganhando mais importância. Em tempos de redes sociais, envolver-se com algum tipo de desvio moral causado por decisões equivocadas é um risco que nenhuma instituição quer correr.

É importante frisar que o compliance é bem diferente das auditorias internas. Enquanto o primeiro é um departamento fixo voltado para a política de idoneidade, o segundo é um procedimento esporádico que busca evitar problemas tanto do ponto da integridade quanto de erros que podem ter ocorrido em determinadas etapas dos processos da empresa.

Como montar uma área de compliance?

Essa é uma área amplamente voltada para a prevenção de problemas, sejam eles legais, ambientais ou de imagem para a corporação. As regras para qualquer um destes casos estão sujeitas à mudanças e é preciso colaboradores que estejam atualizados e preparados para lidar com essas demandas.

São estes profissionais que devem estabelecer um código geral de condutas que irá pautar a maneira de agir das empresas. A partir de então é necessário um trabalho de marketing interno para que essa informação chegue a todos os colaboradores.

Claro que as ações são complexas e contar com especialistas é fundamental. Não basta ter um departamento de compliance apenas para manter aparências, é preciso que ele de fato seja um norte nas políticas da empresa.

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