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O que é o Outsourcing e quais são suas vantagens?

Gerir um empresa definitivamente não é uma tarefa fácil. Por mais que o empresário ou o gestor tenha conhecimento sobre a área ou o produto fim do empreendimento, há uma série de procedimentos que não podem ser negligenciados. É nesta hora que o outsourcing pode ser um grande aliado.

Vamos tomar como exemplo uma pessoa que saiba tudo sobre sorvetes e decide abrir uma loja para oferecer o seu produto ao mercado. Este novo empresário certamente conhece quais são os melhores fornecedores, os cuidados necessários com a refrigeração, os sabores mais vendidos, como oferecer produtos diferenciados e muito mais sobre o que essa área específica requer.

Ainda que ele seja o melhor dos conhecedores deste setor, ainda precisa de um trabalho de decoração para deixar a loja perfeita, marketing para atrair clientes, e especialistas que deixem toda a documentação em ordem de forma que não haja riscos de penalidades pela falta de conhecimento ou erros no processo.

Todo este conhecimento que o nosso grande conhecedor de sorvetes pode não ter é extremamente necessário para que o negócio possa decolar. Contar com especialistas que possam preencher essas lacunas pode ser o diferencial para o sucesso.

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Afinal, o que é o Outsourcing?

A palavra tem origem no inglês. “Out” significa fora, enquanto “source” pode ser definido como fonte. Ou seja, Outsourcing é o ato de trazer conhecimento de fora da empresa para dentro dela.

No Brasil, um termo semelhante é terceirização. Na prática, o empresário ou o gestor buscam fora da organização mão de obra que possa resolver determinadas demandas com excelência, de forma a manter os funcionários da corporação focados no produto ou no serviço fim.

Nosso sorveteiro citado no começo deste artigo, desta forma, pode se manter ocupado com a qualidade do seu produto, no treinamento mais perfeito dos funcionários e no contato com os fornecedores enquanto um profissional especializado cuida das burocracias que o negócio requer. Enfim, cuidar melhor do Core Business.

Tomemos outro exemplo: uma fábrica média ou grande. Diferentemente da sorveteria, este outro negócio tem um patrimônio maior, diversos bens entre maquinário veículos para o transporte dos produtos, materiais de escritório e muito mais.

Todos estes bens representam um ativo imobilizado que precisa ser declarado nas demonstrações contábeis da empresa. Além disso, custos com manutenção, reposição de peças e de equipamentos passam a ser decisões estratégicas de imensa importância.

Apesar de ser um negócio mais complexo, a lógica é a mesma. Trazer conhecimento de fora da empresa para fazer uma gestão patrimonial e uma gestão fiscal perfeitas é amplamente recomendável. Mais uma vez o outsourcing é uma ferramenta em busca da excelência de gestão.

Vantagens do processo de outsourcing

A primeira vantagem do processo de outsourcing, como já ficou claro, é manter o foco dos funcionário da empresa ao que realmente importa: produzir ou comercializar os melhores produtos e serviços e oferece-los aos clientes da melhor forma possível.

Contudo, este é apenas um dos benefícios. A contratação de uma empresa ou consultoria que preste serviços de outsourcing pode ainda:

Agilizar processos – Quem tem know-how em uma determinada área certamente vai executar os processos de forma muito mais rápida.

Aumentar a eficiência – Conhecimento reduz muito a possibilidade de erros durante a execução de processos.

Redução de custos – Por mais paradoxal que possa parecer, a contratação de serviços externos acaba reduzindo os gastos, uma vez que oferece e agilidade na execução.

Flexibilidade – É possível contratar serviços específicos de acordo com a necessidade de momento e ampliar este leque no futuro.

Previsibilidade de custos – Desde antes da contratação os custos já são conhecidos e não há gastos de tempo e de recursos com processos de seleção para pessoal que não está exatamente no core business da empresa.

Existem desvantagens no processo de outsourcing?

Claro, como em todo processo há vantagens e também desvantagens. No caso do outsourcing isso também acontece.

As principais desvantagens possíveis na contratação de um serviço de outsourcing são a perda de controle da execução das atividades, a possibilidade de vazamento de informações confidenciais, a falta de envolvimento por parte de quem presta o serviço e a possibilidade de dependência excessiva.

Note que quando há a escolha de um parceiro perfeito, com confiabilidade e respeito do mercado, estes problemas são bastante minimizados ou até inexistentes. Por isso é importante pesquisar muito bem o mercado, conversar com outras empresas que adotaram o outsourcing como estratégia e conhecer os melhores prestadores de serviço nesta área antes da contratação.

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