(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Indústria 4.0: como a quarta revolução

industrial afeta o Brasil

A quarta revolução industrial é uma realidade. É mais um passo no sentido do aperfeiçoamento das técnicas de produção, mas este novo salto tem uma diferença: a indústria 4.0 é resultado não apenas das novas tecnologias, ela trata também da forma como o consumo é praticado.

Historicamente, é a indústria que promove as novas tendências de consumo e até o comportamento das pessoas em relação ao que é produzido. Cada vez mais o contrário acontece e os consumidores passam a ser mais responsáveis em relação ao que compram, influenciando e criando tendências dentro das fábricas. É a era do consumo consciente.

Termos como ecologia e sustentabilidade hoje estão mais presentes do que nunca e a indústria absorve estes conceitos. No entanto, a palavra “revolução” significa muito mais.

Os processos estão mudando radicalmente e isso também tem tudo a ver com as novas tecnologias que invadem as nossas casas, as nossas vidas e, é claro, também a atividade industrial.

Avanços tecnológicos e a indústria 4.0

Se você tem mais de 40 anos certamente se lembra de um passado, nem tão distante assim, em que as linhas telefônicas no Brasil eram vistas como um investimento. Participar de um plano de expansão do sistema de telefonia era caro e difícil. Eram raras as casas que possuíam um computador ou mais de uma TV.

Hoje o cenário é completamente diferente. É comum ter um telefone no bolso, que na prática é um aparelho que funciona também como um pequeno computado. Na verdade, para as novas gerações, um smartphone chega a ser uma extensão de seu próprio ser. É claro que isso afeta a relação com o mundo e com o que é consumido.

O consumidor então não é mais o mesmo daquele que vamos no passado. Assim como a própria fábrica recebeu novas tecnologias que mudam a forma de produção.

Hoje a robótica substitui boa parte da mão de obra, sistemas automatizados fazem com que as produções sejam maiores e com menos desperdício de matéria prima, e o Big Data dita o ritmo da produção de acordo com as necessidades da sociedade.

Essa nova era da Indústria 4.0 ainda está engatinhando no Brasil e no restante da América Latina, mas essa é uma tendência que não irá recuar. As novas formas de consumo e a nova tecnologia são uma realidade. As empresas que não entenderem isso, terão dificuldades de manter a competitividade neste novo cenário.

Impactos da nova revolução industrial no Brasil

Países como Estados Unidos, França e Alemanha estão vários passos à frente nesta nova forma de produção e isso indica uma tendência mundial. Embora os impactos da nova revolução industrial ainda não sejam tão sentidos no Brasil, isso certamente vai ocorrer muito em breve.

Setores como os de serviços, agricultura e a própria indústria serão os primeiros a sentirem estes efeitos, de acordo com os especialistas. O lado positivo é que, como já vimos, modelos automatizados de produção tendem a ser mais eficientes. Por outro, com as novas tecnologias cumprindo funções que antes eram manuais, há o problema de desemprego.

Sendo assim, é preciso que a sociedade (e as próprias empresas) invistam na capacitação dos trabalhadores. Ora, se de um lado a máquina passa a “apertar os parafusos”, por outro é necessário um ser humano para controlar o equipamento e seu funcionamento.

Do ponto de vista das empresas, é preciso se preparar desde já. O chão de fábrica passará por mudanças e os sistemas digitais terão ainda mais importância. Contar com novas tecnologias como a fibra ótica para internet de alta velocidade já é uma necessidade crescente.

Como eu insiro a minha empresa no conceito de Indústria 4.0?

Focar esforços na inovação também é uma atitude que leva a empresa ao encontro com o conceito de Indústria 4.0. Inserir novas soluções tecnológicas aos processos já existentes, investir em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas e customizar a produção, reduzindo desperdícios.

É altamente recomendável encarar esta nova realidade como uma oportunidade, e não como um problema a ser resolvido. Nosso país é amplo, com um mercado consumido ávido por novidades. Quem sair na frente, produzindo novos e melhores produtos, usando a tecnologia para otimizar a produção de forma consciente, certamente tem tudo para se dar bem neste novo tempo.

Outra dica importante é também contar com uma consultoria que possa abrir os olhos dos acionistas e gestores para as oportunidades que estão surgindo. A corrida da Indústria 4.0 já começou e quem está parado até agora, está largando em desvantagem.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!