comercial@integrade.com.br

(11) 5081-5001               

Atendemos em todo Brasil

(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

O que é Gestão Fiscal e

Quais os seus benefícios?

Não tenha dúvida de que a Gestão Fiscal é um passo importante para a busca pela excelência na administração de uma empresa. Afinal, o Brasil é um país em que as cargas tributárias não apenas são altas, como tam bém são complicadas.

Um planejamento mal feito é algo que pode ocasionar prejuízos tanto por pagar mais impostos do que o necessário quanto pela possibilidade de autuações fiscais, que podem terminar com multas pesadas.

A Gestão Fiscal então é, de forma reduzida, uma área dentro da instituição responsável por se manter atualizada em relação à legislação, evitando assim problemas legais, e ainda buscar as soluções mais eficientes para o pagamento de impostos.

Para atingir seu objetivos, esta área tem que estar em sintonia com diversos outros departamentos, entender como funciona a empresa em cada um de seus processos e, desta forma, detectar possibilidades de redução do impacto dos impostos.

Veja por que é necessário fazer a separação dos bens da empresa e dos sócios

Quais são os primeiros passos da Gestão Fiscal?

Obviamente, um profissional que trabalha na Gestão Fiscal precisa estar sempre muito bem informado sobre a legislação fiscal. Desta forma ele terá o conhecimento necessário para analisar a melhor forma de tributação entre o Lucro Real, o Presumido ou ainda o Simples Nacional.

Em seguida, é preciso atentar-se ao recolhimento de todas as obrigações tributárias e a escrituração fiscal, além de conhecer tudo sobre os benefícios fiscais. Existem inúmeras redução de alíquotas ou até mesmo isenção de tributos fiscais para os mais variados segmentos ou para empresas que realizam ações específicas, por exemplo na área ambiental.

O papel deste setor começa antes mesmo do nascimento da empresa, quando há a definição do regime tributário a ser seguido e continua na medida em que o gestor precisa de informações para tomar as melhores decisões no dia a dia.

Uma boa gestão dos impostos começa com um planejamento perfeito, que garanta segurança fiscal e um uso mais consciente dos recursos para os pagamentos de encargos. No fim das contas, este trabalho tem como objetivo contribuir a redução do peso que os tributos têm sobre o balanço, melhorando o resultado final da empresa como um todo.

Fortalecendo os processos fiscais

Esqueça aquela velha ideia de um departamento de contabilidade com pilhas de documentos, notas fiscais das mais variados sobre as mesas ao lado de muitas calculadoras dos mais diversos modelos.

Ainda no planejamento há a preparação para a realização do inventário de imobilizado. É feita a compra dos equipamentos e materiais, treinamento de equipes, caso necessário, e padronização de ações.

Em caso de mais de um time recomenda-se a confecção de um manual para padronizar procedimentos e, consequentemente, resultados.

Hoje, a informática tem um papel fundamental, com softwares que ajudam a centralizar dados e cruzar informações. Essa é uma maneira inteligente e moderna de gerar relatórios que serão fundamentais para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas.

Um exemplo é o IFM, o Integrade Financial Management, uma solução da Integrate que oferece um conjunto de funcionalidades que podem ser personalizadas com as especificidades de cada cliente, criando aceleradores de performance para o negócio.

Contas a pagar, a receber, controle de estoque e inventário, controles de custos, integração contábil, controle de contratos e muito mais estão em uma mesma plataforma. Oferecer todas as informações de forma muito rápida para os responsáveis pela Gestão Fiscal com apenas alguns cliques no computador muda a forma de como encarar os desafios desta área.

Como fazer o planejamento fiscal?

Conhecemos notícias de empresas, em especial as de pequeno porte, que acabam fechando as suas portas após receberem sanções pela falta, ou até ausência, de Gestão Fiscal.Manter-se dentro da lei, realizar os procedimentos obrigatórios e fazer os pagamentos de todos os tributos necessários dentro do prazo é sim uma necessidade.

O problema é que sem um planejamento adequado, é muito possível que recursos sejam alocados para outras áreas e acabe faltando dinheiro para os pagamentos, que em atraso recebem multas e acabam onerando ainda mais a empresa.

É possível que a quantidade patrimonial inviabilize a conferência item por item. Nestes casos utiliza-se critérios de amostragem ou restringe-se aos itens de maior valor.

Por outro lado, quando há excelência na gestão de impostos, já se sabe antecipadamente quando é como devem ser os pagamentos. Mais do que isso, a empresa usa programas de benefícios fiscais que reduzem este peso, com uma vantagem extra: trabalhar junto a questões importantes nos dias de hoje, sejam elas ambientais, sociais ou culturais.

Se a sua empresa ainda tem dificuldades para lidar com todos os desafios fiscais aos quais somos submetidos, considere a contratação de uma consultoria. Essa é uma forma de manter seus colaboradores em busca dos melhores resultados e mesmo assim contar com profissionais experientes e capacitados para uma excelente Gestão Fiscal.

Se você ainda tem dúvidas sobre a Gestão Fiscal. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Integrade Consulting.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001