(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Conheça a DRE, a Demonstração de Resultado do Exercício

A Demonstração de Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um relatório gerado pela contabilidade da empresa que tem como objetivo verificar se houve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo.

Esse documento contábil é parte do Balanço Patrimonial e obrigatório para todas as empresas que têm como modelo fiscal o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido (ficando de fora apenas os microempreendedores individuais, os MEI).

Se você já é um leitor aqui do Blog da Integrade Consulting já deve saber que um relatório contábil é sempre mais do que uma simples necessidade burocrática e pode ser visto também como um indicador poderoso para que o gestor possa tomar decisões mais eficientes.

Caso seja a sua primeira vez por aqui, seja muito bem vindo, veja abaixo mais um artigo relacionado à gestão da sua empresa e logo em seguida conheça muito mais sobre a Demonstração de Resultado do Exercício. Vamos lá!

A DRE é um indicador poderoso

Na DRE estão todos os dados das receitas e também das despesas da empresa em um período de tempo. A diferença entre os dois é o resultado líquido. Essa demonstração em geral é feita uma vez por ano, mas também é possível ter uma DRE a cada mês, bimestre, trimestre, quadrimestre ou semestre, aumentando a eficácia do indicativo financeiro.

Com um olhar um pouco mais atento, a Demonstração de Resultados do Exercício mostra a saúde financeira da corporação. Durante aquele determinado período, os custos com toda a operação foram suficientes para pagar todas as despesas? Essa resposta está na DRE.

Se o resultado for de grande lucro, ótimo! É hora de manter o rumo ou até de se mover em busca de resultados ainda maiores. Quando ele é negativo, ou seja, quando há prejuízo na operação, é hora de mudanças de estratégia.

A DRE também tem importância em relação à transparência dos dados da empresa. Seus dados, por exemplo, servem de base para a verificação governamental dos impostos. O resultado declarado na Demonstração de Resultado do Exercício pode ser confrontado com as declarações dos impostos de renda feitas pelos sócios.

No momento em que for necessário um aporte financeiro, o DRE também é um documento importante. Essa demonstração contábil muito possivelmente será solicitada pelo banco antes da finalização de um empréstimo ou por um investidor que esteja interessado na empresa.

Raio-X da Demonstração de Resultado do Exercício

A DRE é regida pelo artigo 187 da Lei 6.404/1976 (que passou por modificações pela Lei 11.638/2007). Confira:

Lei 6.404/1976 (artigo 187) - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

§ 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda;

b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Quem pode fazer a DRE de uma empresa

Uma empresa que tem um departamento de contabilidade estabelecido não tem problemas com a produção deste relatório contábil. Já empresas menores que não têm essa possibilidade precisam de contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Como já dissemos, a DRE tem que ser apresentada obrigatoriamente a cada ano, mas a empresa pode optar por demonstrações em períodos variados para suprir a necessidade de informações para que o gestor.

Uma boa dica antes de preparar a DRE da sua empresa é conhecer consultorias estabelecidas, com profissionais especializadas e a experiência de anos no mercado.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001