Outsourcing e terceirização, Conheça as diferenças

Você conhece a diferença entre outsourcing e terceirização, embora talvez nunca tenha pensado muito bem nela. Ambos os conceitos têm uma mesma premissa, trazer mão de obra externa para dentro da empresa.

Contudo, outsourcing e terceirização também têm diferenças gritantes em especial sobre o grau de especialização dessa mão de obra.

Primeiramente, a terceirização se dá em atividades muito importantes para a empresa, no entanto não são funções de que mexem com a estrutura da empresa a nível estratégico.

No momento em que essa busca por profissionais externos traz para dentro da empresa profissionais que atuam em um nível mais profundo, que completam o know-how estratégico de uma organização, esse serviço se chama outsourcing.

Ainda não está claro? Não se preocupe! O Blog da Integrade Consulting vai a fundo nesses conceitos e mostra porque eles são importantes e podem trazer benefícios para a sua empresa. Acompanhe!

Terceirização: profissionais externos de grande importância

Não apenas o trabalho realizado por funcionários terceirizados é importante, como também é fundamental para o dia a dia de qualquer empresa.

Na terceirização, a organização traz funcionários para dentro de seus limites que não vão mudar o futuro dos processos internos, mas que vão dar melhores condições de trabalho para as pessoas que atuam em áreas mais estratégicas.

Sendo assim, a terceirização trata de funcionários com menor grau de especialização. Dessa maneira, eles não têm poder de decisão sobre os processos, mesmo assim não há como negar sua importância.

Serviços de portaria, segurança e limpeza estão estre os principais focos da terceirização. São funções que não requerem grandes conhecimentos técnicos, no entanto definitivamente são de grande importância para qualquer empresa.

É claro que o gestou pode optar por criar equipes nessas áreas que façam parte do quadro de funcionários, mas em geral é bem mais proveitoso terceirizar essas funções, trazendo técnicas externas para que os colaboradores possam manter o foco no que realmente importa, o core business da empresa.

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Outsourcing: profissionais de importância estratégica

Por outro lado, há situações em que essa mão de obra externa vem tem técnicas muito mais sofisticadas e fazem diferença em nível estratégico. É este o caso do serviço de outsourcing.

Por exemplo, na área da contabilidade. Nem toda empresa tem um departamento constituído para cuidar desse ramo, fazendo desde o planejamento fiscal, passando pelo controle do patrimônio, gestão financeira, recursos humanos, entre outros.

Outro bom exemplo de outsourcing é na área de TI. A Tecnologia da Informação faz todo o suporte tecnológico e ainda pode sugerir novas e modernas soluções que são diferenciais de produtividade. Hoje não há como garantir eficiência sem soluções tecnológicas adequadas.

Por mais que um ou outro colaborador seja bom nessas áreas, a contratação de uma consultoria que preste outsourcing de processos em TI, em controle patrimonial, gestão fiscal ou qualquer outra área do conhecimento pode trazer muitos benefícios para a empresa.

Por que usar o outsourcing?

Da mesma maneira que a terceirização é uma forma de manter o foco dos colaboradores no core business da empresa (pode ser venda, fabricação e produtos, prestação de serviços ou outros), o outsourcing “alivia” os funcionários de funções muito específicas.

O outsourcing de processos de negócios, tem se tornado cada vez mais estratégico para empresas que buscam eficiência para suas atividades meio. Para muitas empresas, as burocracias e tecnicidades do dia a dia são empecilhos que travam a produtividade e complicam todo o funcionamento natural da empresa.

Já que nem toda a equipe é especializada em lidar com esse tipo de situação e essas dificuldades podem aumentar com o passar do tempo, criando um problema considerável.

No momento em que se encontra um parceiro que tenha a expertise para lidar com situações que não são naturais para os colaboradores, a empesa tem dois ganhos: a produtividade interna aumenta porque os funcionários têm um foco mais direcionado, e a qualidade dos serviços que não são naturais à organização cresce, uma vez que ela tem um parceiro (o outsourcing) é especializado nessas demandas.

Converse com especialistas

O primeiro passo para fazer o outsourcing e terceirização é encontrar o parceiro ideal, que tenha especialistas com conhecimento de cada etapa desse processo, seja do ponto de vista da tecnologia envolvida ou das regulamentações legais, contábeis e fiscais.

Hoje a internet é uma excelente ferramenta para encontrarmos parceiros para o nosso negócio. Pesquisar sobre a consultoria a ser contratada, entrar em contato com clientes dessa consultoria e entender como o serviço foi prestado (ou ainda está sendo) pode evitar enormes dores de cabeça.

Não deixe também de conversar com outros gestores que sejam amigos seus e que já se beneficiaram pelo serviço de outsourcing. Uma boa conversa “olho no olho” sempre traz mais confiança.

A Integrade Consulting é uma consultoria com ampla experiência no outsourcing patrimonial. Nossos profissionais são especializados, têm estratégias e softwares modernos e eficientes e trazem as melhores soluções para a sua gestão de patrimônio. Saiba mais sobre os nossos serviços e entre em contato com os nossos profissionais agora mesmo.

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