(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Analista de controle patrimonial pode ajudar sua empresa

Um analista de controle patrimonial é um profissional especializado na realização de cadastros, classificação, identificação e inventário de bens patrimoniais da empresa, controle de baixas e transferências, no cálculo de depreciação de ativos e na atualização de sistemas do controle de ativo imobilizado.

Se você já encontrou a excelência na gestão da sua empresa, provavelmente conhece as funções descritas acima. Se ainda não conhece, é bom explicarmos a importância de cada uma delas para que você entenda como um analista de controle patrimonial pode ajudar sua empresa.

Ativo imobilizado e Controle do patrimônio

Para entender melhor as funções deste profissional, precisamos primeiramente falar um pouco sobre o controle patrimonial e a sua importância dentro de qualquer corporação.

Imagine que você está em uma fábrica. Seu escritório deve ter um computador, uma mesa, cadeira, poltrona, entre outros objetos. Ele está dentro de um prédio onde também estão as máquinas para a produção. Veículos da empresa estão no estacionamento e certamente há muitos outros bens importantes para o negócio.

Todo este material (incluindo o imóvel) é essencial para que a empresa possa cumprir a sua missão. Ele é chamado de ativo imobilizado. Confira uma descrição mais detalhada:

• Ativo imobilizado - De maneira geral, o ativo imobilizado, é o conjunto de bens que uma empresa possui para manter suas atividades operantes, e de onde ela tira seus resultados econômicos. Além disso, espera-se que o ativo imobilizado seja usado por pelo menos um ano, que ele traga benefícios econômicos à empresa, que possa ter seu custo avaliado com segurança e seu valor seja maior do que R$ 1,2 mil.

Pois bem, cada item do ativo imobilizado passa por depreciação pela ação do tempo e pelo seu próprio uso no dia a dia. Certamente, mais cedo ou mais tarde, ele precisará de manutenção e/ou substituição. Monitorar o momento certo para concertos ou troca de cada peça do patrimônio traz inúmeras vantagens para a empresa.

Os ativos intangíveis também devem constar no controle de patrimônio da empresa e, desde 2007, a Lei 11.638 indica que eles precisam ser alocados como “ativos não circulantes” (com a criação do subgrupo “Intangível” no Permanente). Fazem parte deste grupo marcas, patentes, tecnologias desenvolvidas, direitos autorais, softwares, fórmulas ou receitas, know-how e, claro, a carteira de clientes e os recursos humanos.

Ter um analista de controle patrimonial trabalhando para que essa gestão seja perfeita potencializa as vantagens. Quer saber como? Vamos analisar melhor as funções deste profissional no nosso próximo tópico.

Funções de um analista de controle patrimonial

Cabe ao analista de controle patrimonial fazer a gestão do ativo imobilizado e para isso ele deve seguir alguns passos:

  • Inventário patrimonial – É o início do controle patrimônio. O analista, nesta fase, faz o levantamento do patrimônio, listando cada item e verificando seu estado de conservação.

  • Avaliação dos ativos – Com todos os bens listados, é hora de avaliar o valor justo de cada um, levando em consideração sua vida útil, o valor que pode ser recuperado com a venda de determinado bem e ainda o custo de uma possível reposição.

  • Emplacamento dos bens – Todos os bens recebem plaquinhas de identificação, cada qual com um código de barras. Softwares reúnem todas as informações sobre cada item do ativo imobilizado, de forma a facilitar a gestão do patrimônio.

  • Revisão da vida útil dos bens e determinação da taxa de depreciação - O próximo passo é estabelecer a vida útil e o grau de depreciação de cada um dos itens do inventário. Há regras para o cálculo da depreciação do ativo imobilizado que também está no software de gestão.

  • Teste do Impairment – Neste ponto o analista de controle patrimonial já conhece bem o ativo imobilizado da empresa, mas precisa fazer o teste de impairment, também conhecido como teste de recuperabilidade. O objetivo é verificar se o valor recuperável de cada bem é menor do que o valor registrado na contabilidade (teste normatizado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TG 01 (R3) – Redução ao valor recuperável de ativos).
  • Como você deve ter notado, este é um trabalho bem específico, que foge do business core da imensa maioria das empresas. Se a sua empresa fabrica e vende um determinado produto, por que se preocupar com estes “detalhes” da gestão? A resposta é simples: porque o controle patrimonial traz grande vantagens! Confira no próximo tópico.

    Vantagens de uma gestão de patrimônio perfeita

    A partir do controle patrimonial perfeito o gestor tem indicadores poderosos para tomadas de decisões mais consistentes. Qual é a melhor hora de fazer a manutenção ou trocar um equipamento? Essa é uma pergunta que o analista de controle patrimonial certamente pode encontrar.

    Além disso, o controle do patrimônio também possibilita a redução drástica de extravio ou mesmo de furtos. Colaboradores mal intencionados se sentirão intimidados ao perceber que a empresa cuida com muito zelo pelo seu patrimônio. A possibilidade de autuações fiscais decorrentes de omissões de receita também cai de forma vertiginosa.

    Para ter uma perfeita gestão patrimonial, a empresa nem precisa ter no seu quadro de funcionários um analista de controle patrimonial. Há a possibilidade de contratar uma empresa que tenha o know-how para assumir essa gestão.

    Conheça a Integrade Consulting

    A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

    ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
    Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

    Contato

    Para entrar em contato preencha o fórmulário


    Logo_rodapé_desktop

    Integrade

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Logo_rodapé_desktop

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001