Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Como usar o QR Code no gerenciamento de inventário

qr code

Compartilhe esse post

O QR Code no inventário patrimonial é uma realidade. Aliás, ele está cada vez mais presente nas nossas vidas. Hoje podemos ver essa tecnologia em rótulos de produtos que compramos os supermercados, em folders dos mais diversos tipos de serviços e até na TV para que tenhamos mais informações sobre o que está sendo transmitido.

Para entender melhor como o QR Code pode ajudar no gerenciamento do controle patrimonial, primeiro precisamos entender que o inventário é fundamental para conhecermos o patrimônio da empresa com exatidão, seja para fins contábeis ou em momentos de tomada de decisões estratégicas da organização.

Durante o processo de inventário de bens patrimoniais, algumas etapas são realizadas e a execução do emplaquetamento é fundamental para que o controle dos bens seja eficiente e não traga problemas no futuro. É justamente nessa hora que entra o QR Code.

Sendo mais específico, o inventário é, a grosso modo, uma base de dados bem estruturada e atualizada dos bens da empresa. Para a criação dessa base são necessários o reconhecimento e a identificação dos ativos da empresa. O uso da tecnologia do QR Code moderniza essa etapa do procedimento.

Quer saber como? Acompanhe este artigo do Blog da Integrade e dê um passo a mais em direção à excelência do seu controle patrimonial.

Se antes um inventário inevitavelmente iria gerar uma montanha de papéis com os dados de cada um dos ativos da empresa, hoje isso não é mais necessário. Ao contrário, sistemas automatizados permite uma velocidade muito maior no acesso aos dados desses bens.

Durante o processo de inventário cada bem vai ter suas características levantadas e armazenadas. Entre os dados estão a data de aquisição, a localização física, o grau de importância no processo produtivo, se há necessidade de manutenção preventiva ou corretiva, qual é a sua vida útil individual e quais são os seus custos agregados.

Todas essas informações vão para o banco de dados e o ativo recebe uma plaqueta. É a partir dessa plaqueta que o gestor ou o responsável pelo controle patrimonial vai acessar as informações. Isso é feito por meio de uma tecnologia como código de barras, etiquetas de RFID ou o QR Code, entre outras.

Com um smartphone ou um tablet é possível fazer a leitura do QR Code e acessar todos os dados relativos ao bem. Mais do que isso, é possível fazer os mais diversos cruzamentos de dados e, dessa forma, criar relatórios para a tomada de decisões com muito mais assertividade.

Modernizar o controle patrimonial é uma necessidade. Isso traz produtividade e também reduz muito as chances de erros humanos na captação de dados. Esses equívocos podem se tornar uma enorme dor de cabeça quando entram em pareceres contábeis. Erros podem, inclusive, se transformar em sanções contra a empresa.

Tendo em vista essa necessidade, as tecnologias estão em constante transformação, sempre buscando uma maior velocidade no acesso aos dados, a facilidade na manipulação dos dados e a eliminação na possibilidade de erros.

Assim, o QR Code está passando por um processo de modernização e novos recursos já estão disponíveis para quem busca otimizar o controle patrimonial. Entre as novidades podemos citar:

Micro QR Code – que permite a impressão em áreas bem menores do que as exigidas pelo QR Code tradicional;

IQR Code – uma tecnologia que permite o armazenamento de um número maior de dados;

SQRC – um tipo de código que permite restrições na leitura, preservando dados estratégicos para a gestão e aumentando a segurança da informação;

Frame QR – que torna possível a leitura em uma tela com a exibição de figuras, letras ou gráficos, ampliando as possibilidades de uso das informações.

O uso de tecnologias para o controle patrimonial passa necessariamente pela escolha dos melhores recursos. Os avanços chegam muito rapidamente e a tecnologia que hoje é a mais adequada, amanhã pode já estar defasada.

Contar com o auxílio profissional de quem está em constante renovação e procurando novas ferramentas para sempre ter em mãos as melhores tecnologias é uma atitude que deve ser levada em conta.

A Integrade Consulting é uma consultoria com ampla experiência no controle patrimonial de parceiros. Nossos profissionais são especializados, têm estratégias e softwares modernos e eficientes e trazem as melhores soluções para a sua gestão de patrimônio.

Se você procura um parceiro que tenha esse know-how, é hora de conhecer a Integrade Consulting, uma empresa de referência no campo da gestão patrimonial.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e aperfeiçoe o controle dos seus ativos

Property Manager

Property Manager: O que é?

Property Manager, em uma tradução livre, significa gerenciador de imóveis. Este é um profissional que lida diretamente com a gestão...

leia mais

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato