(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Faça o balanço patrimonial da sua empresa agora

O balanço patrimonial é um ótimo indicador da saúde de uma empresa. Ele é um documento que demonstra com exatidão quais são os ativos e passivos do negócio, que tem em detalhes a listagem dos bens, das dívidas e dos lucros, chegando ao patrimônio líquido. É, sem dúvidas, um instrumento muito eficaz para o gestor.

Sabemos que indicadores consistentes são ferramentas mais do que necessárias para que as tomadas de decisão sejam feitas com mais segurança, então o balanço patrimonial não é apenas um detalhe burocrático. Na verdade, ele é uma necessidade.

Se você procurou o blog da Integrade em busca de mais informações, não vai se decepcionar. Siga lendo este artigo, encontre as principais informações sobre o balanço patrimonial e fique à vontade para conhecer mais sobre outros temas importantes para a sua empresa.

O que é o balanço patrimonial e qual é a sua função?

Este tipo de balanço é um relatório financeiro que demonstra o momento contábil e econômico vivido pela empresa. Também conhecido como balanço contábil, este documento contém a relação dos bens, de recursos, investimentos e as dívidas.

A partir do momento que o administrador tem todos estes dados, consegue enxergar de forma muito mais profunda a capacidade que a empresa tem de gerar lucros.

É hora de investir em expansão ou de cortar gastos? Novos equipamentos são necessários ou apostar em manutenção dos antigos é a decisão mais correta? Posso contratar novos funcionários?

Cada uma dessas perguntas tem no balanço patrimonial as melhores respostas. Um gestor com experiência está sempre em busca de mais informações e vai encontra-las neste documento.

Balanço patrimonial conceitos gerais

Antes de mais nada é necessária uma breve explicação sobre o que são os ativos, e o patrimônio líquido de uma empresa.

  • Ativos – Neste grupo estão todos os bens da empresa, ou seja, tudo o que ela possui e controla. Note que estes bens podem ser tangíveis (como móveis, máquinas, veículos e a própria sede) ou intangíveis (como marcas, softwares, patentes, etc).

  • Passivos – Despesas, dívidas, taxas e demais obrigações financeiras são necessárias para o funcionamento de qualquer corporação e elas fazem parte do passivo.

  • Patrimônio Líquido – Em uma conta simples, o patrimônio líquido é a diferença entre os valores do ativo e do passivo da empresa, ou seja, tudo o que a entidade possui menos o que ela gasta.
  • A expressão matemática é bem simples: Patrimônio líquido = Ativos – Passivos. No entanto, há alguns outros conceitos que precisam ser entendidos antes de pegar a calculadora.

    Por exemplo, preste muita atenção ao ativo circulante, o grupo de direitos e bens com o maior grau de liquidez de uma empresa. Em outras palavras, é tudo o que pode ser rapidamente convertido em dinheiro em uma operação ou em um ciclo de negociações.

    Mais um detalhe: quando falamos em ativos, não podemos nos esquecer do que a empresa ainda não recebeu. Imagine que uma grande venda foi feita e uma duplicata foi emitida, mas este recurso ainda não foi recebido. Este valor também entra na seção de ativos do balanço.

    Da mesma forma, as duplicatas que a corporação porventura tenha a pagar deve constar no campo de passivos, assim como impostos, aluguéis, salários de funcionários. Ou seja, tudo o que é pago para que a operação funcione.

    Empresas que mantém um planejamento tributário perfeito têm uma vantagem considerável no momento em que o balanço patrimonial estiver sendo realizado, uma vez que elas já sabem com antecedência quais serão os gastos necessários para o pagamento de taxas e impostos. Contabilidade organizada é a chave para a saúde financeira.

    Balanço patrimonial passo a passo

    Agora que já sabemos o que são ativos tangíveis, ativos intangíveis, passivos e patrimônio líquido, é hora de abrir as planilhas.

    Ao término do exercício (todo ano), há o levantamento de um balancete de verificação. Se você não está habituado com termos contábeis, o balancete contém débitos, créditos e saldos da empresa. O balancete pode ser patrimonial ou de Demonstração de Resultado do Exercício.

    É normal que ocorram variações nos valores lançados durante os meses de um ano e por isso este balancete de verificação se torna uma etapa fundamental do processo, eliminando possíveis distorções.

    Com os valores verificados, é hora da conciliação, que consiste na comparação dos saldos contábeis com fontes externas, como extratos bancários e notas fiscais. Se houver diferença, é necessária a reavaliação.

    Com todos os números conferidos e corrigidos é hora de fazer as contas, a análise dos resultados e verificar quais foram os lucros ou os prejuízos.

    Muito complicado? Talvez realmente seja para quem não tem um departamento de contabilidade consolidado. Mesmo para essas empresas, há soluções.

    A Integrade Consulting pode te ajudar a obter todos esses benefícios.

    Conheça a Integrade Consulting

    A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

    ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
    Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

    Contato

    Para entrar em contato preencha o fórmulário


    Logo_rodapé_desktop

    Integrade

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Logo_rodapé_desktop

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Está interessado em algum dos nossos serviços?

    Entre em contato agora mesmo!