Property Manager: O que é?

Property Manager
Property Manager, em uma tradução livre, significa gerenciador de imóveis. Este é um profissional que lida diretamente com a gestão de imóveis e que pode ser encontrado nas melhores empresas de consultoria.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Property Manager, em uma tradução livre, significa gerenciador de imóveis. Este é um profissional que lida diretamente com a gestão de imóveis e que pode ser encontrado nas melhores empresas de consultoria. A expressão property manager também pode ser usada para nomear softwares de gestão de imóveis.

O escopo do trabalho do property manager vai desde o trabalho mais cotidiano relacionado à administração de imóveis até pontos bastante específicos relacionados aos diferentes às características da propriedade.

Se você chegou até aqui e está buscando saber mais sobre a gestão de imóveis, os detalhes da atuação do property manager (tanto do profissional quanto do software), o Blog da Integrade Consulting preparou este artigo com todas as respostas. Acompanhe!

O que é a gestão de imóveis

Quando lidamos com imóveis, é preciso estarmos bastante atentos a diversos aspectos. Uma boa gestão de propriedades é aquela que entende bem as ferramentas e consegue reduzir custos, encontrar os melhores caminhos tributários (evitando multas e encargos extras de taxas e impostos), além de alavancar o valor do imóvel.

Na ponta do lápis, a boa gestão de imóveis é aquela que tem sucesso na busca pela melhor rentabilidade do investimento e isso não é simples.

Você sabe, não é nada incomum no Brasil mudanças de regras fiscais, especificidades regionais ou relacionadas ao uso do imóvel entre muitas outras variáveis.

Imagine por exemplo um imóvel onde funciona um parque industrial, outro destinado a ser um centro médico e um terceiro que seja um shopping center. É claro que cada um deles tem suas características distintas, precisa seguir uma série de regras e tem seu regime fiscal diferente dos outros.

É neste contexto que trabalha o property manager, um especialista que precisa ter profundo conhecimento das regras administrativas e fiscais e das diferenças legais entre uma região e outra para a melhor gestão dos imóveis.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

O que é property manager

Como em todas as áreas, a gestão de imóveis passa por uma revolução trazida pelas novas tecnologias. Obviamente, ao property manager continua sendo uma pessoa com uma gama de informações muito grande, mas hoje ele conta com o auxilia de inúmeras tecnologias para fazer o seu trabalho.

Existem hoje no mercado excelentes softwares desenvolvidos para a gestão de imóveis. Note que eles não substituem um profissional altamente capacitado, mas sim representam uma ferramenta poderosa para melhorar todo o processo de gestão.

Esses softwares permitem otimizar o gerenciamento de imóveis ao centralizar dados, disponibilizar o cruzamento de informações, alertar para datas e prazos, e ainda ao gerar relatórios confiáveis e atualizados em tempo real.

Outro aspecto importante é buscar por sistemas que se destaquem pela segurança. Antes de mais nada, se você for escolher um programa, seja qual for a área, busque sempre a proteção total aos seus dados e à privacidade.

É necessário também que a plataforma conte com uma grande variedade de recursos, como:

  • Controle de terrenos e edificações;

    • Controle físico dos imóveis;

    • Controle e atualização de valores;

    • Armazenamento de imagens;

    • Identificação georreferencial (dados demográficos);

    • Controle de impostos e digitalização de documentos (escrituras, IPTU, registros, plantas e outros);

    • Controle e atualização de valores;

    • Controle de imóveis à venda;

    • Informações referentes ao aluguel;

    • Informações sobre usufruto;

    • Controle de Impostos;

    • Informações de IPTU;

    • Informações de dívidas;

    • Informações sobre tributos;

    • Lista de características físicas do imóvel.

É bem interessante perceber que um programa que tenha todos estes recursos é capaz de oferecer um completo controle físico, legal, patrimonial e contábil das propriedades.

Além disso, por possuir uma quantidade enorme de dados de vários imóveis ao mesmo tempo, o programa consegue gerar relatórios analíticos e comparativos de extrema complexidade ao fazer o cruzamento de informações. O trabalho que há alguns anos poderia durar semanas, hoje é feito em alguns minutos.

Conheça o Integrade Property Management

Integrade Property Management é a solução para gestão de propriedade de imóveis desenvolvida pela Integrade Solutions e oferece um conjunto de serviços totalmente integrados para um gerenciamento de qualidade e controle dos imóveis de propriedade de empresas públicas e privadas.

Além do gerenciamento, a ferramenta tem como função primordial a garantia da credibilidade e confiabilidade das informações cadastradas. Os dados envolvidos ficam armazenados dentro de um ambiente seguro e organizado.

Os processos que compõem as áreas de Engenharia e Operação são apresentados de forma clara e metodológica, com relatórios detalhados, análise de movimentações, e sistemas de administração e de controle de diversos imóveis.

Integrade Property Management é a solução para gestão de propriedade de imóveis desenvolvida pela Integrade Solutions e oferece um conjunto de serviços totalmente integrados para um gerenciamento de qualidade e controle dos imóveis de propriedade de empresas públicas e privadas.

Conheça mais sobre o Integrade Property Management e também outras diversas soluções Integrade, um conjunto de softwares para a gestão de ativos, de inventário, financeira, de relacionamento com clientes, e muito mais.

E se ainda tiver dúvidas, sem problemas, Entre em contato com um de nossos especialistas da integrade agora mesmo! e melhore a gestão de sua empresa.

Explore mais

depreciação nos ativos tangíveis
Inventário

Os Impactos da Depreciação nos Ativos tangíveis

A depreciação de ativos tangíveis assim como o tempo é inevitável, por conta disso ter uma boa gestão patrimonial é essencial para manter sob controle o valor dos ativos.

Inventário de imobilizado
Inventário

Inventário de Imobilizado Porque e como fazer!

Está claro para o mundo empresarial que a gestão correta do patrimônio só traz benefícios. E ela começa com o inventário de imobilizado, ou seja, levantamento detalhado de tudo que a empresa possui, com o devido emplacamento.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato