(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Investir em Outsourcing para Controle Patrimonial é uma boa idéia?

Outsourcing Patrimonial é sim uma boa ideia para a grande maioria das empresas. Pense bem, a maioria absoluta dos colaboradores está focada no que realmente importa no dia a dia, que é o core business. Em geral temos gestores, vendedores, técnicos e outros colaboradores nos mais diversos cargos com expertise no produto ou no serviço que a empresa oferece, mas não em questões mais voltadas ao controle do patrimônio.

No entanto, essa gestão é fundamental para quem busca um grande diferencial competitivo. Quando há excelência no controle patrimonial há um maior respeito pelos recursos, é possível fazer a manutenção ou a troca de móveis, veículos, máquinas ou qualquer outro ativo de forma muito mais assertiva.

Isso representa uma redução no gasto geral da empresa, o que barateia o produto ou o serviço e isso significa vantagem em relação aos competidores no mercado e um lucro final maior.

Mas o que é e como funciona o outsourcing patrimonial? Como uma empresa que não tem um departamento focado na gestão dos bens pode fazer uso dessa ferramenta? Se você tem essas dúvidas, o Blog da Integrade Consulting preparou este artigo para tirar as suas dúvidas.

O que é outsourcing?

Em bom português, o outsourcing é a terceirização de um processo da empresa. A ideia é contar com profissionais especializados em uma determinada área e que não estão ligados ao dia a dia da corporação para desenvolver o trabalho em uma determinada área, como é o caso do controle do patrimônio.

Manter o controle do ativo fixo atualizado não é um trabalho simples, ele exige recursos e pessoas preparadas para lidar com o processo. É necessário conhecimento tecnológico, financeiro, contábil e fiscal para uma perfeita gestão do patrimônio.

Ao mesmo tempo, o gestor tem que estar de olho no foco do seu trabalho, no preço dos fornecedores, na tecnologia envolvida, na venda e distribuição do seu produto ou serviço, além de muitos outros aspectos que são inerentes a cada ramo de negócio.

Assim, terceirizar a gestão dos ativos enquanto a equipe da empresa está focada na melhoria dos processos do dia a dia é uma decisão muito inteligente. Mas como exatamente funciona esse serviço de outsourcing de controle patrimonial?

Outro detalhe que deve ser de conhecimento de todos é sobre a possibilidade de o falecido não deixar herdeiros nem por vínculo familiar e nem por testamento. Nesse caso específico, os bens passam a ser da União.

Como funciona o outsourcing de controle patrimonial

Em geral, o serviço de outsourcing patrimonial é divido em etapas bem distintas:

• Diagnóstico inicial – É realizado um mapeamento básico dos processos da empresa, observando quais são os pontos necessários de interação da equipe de gestão patrimonial com as áreas operacionais e demais áreas envolvidas, normalmente Compras, Recursos Humanos, Contabilidade e Tecnologia.

• Mapeamento de processos – Essa etapa é fundamental para identificar responsáveis por cada setor ligado ao patrimônio, situação de uso dos ativos, estado de conservação, controle de movimentações e até alocação correta da distribuição dos custos de depreciação.

• Aplicação de soluções – Uma vez que os processos estejam amplamente alinhados, é hora de focar na correta identificação dos ativos, analisando qual melhor conceito a ser aplicado para rastreamento dos ativos, como por exemplo, quantidade de verificações físicas necessárias por ano, ambiente de exposição do ativo, mobilidade, segurança tanto em aspecto físico quanto no aspecto de segurança do trabalho para o caso de releituras.

• Controle e aperfeiçoamento - Entre os serviços previstos na terceirização patrimonial estão a implementação de controles, como KPIs específicos para depreciação, vida útil e/ou parâmetros voltados ao negócio, mensurados através de soluções de softwares de controle do patrimônio, além de treinamento de pessoal envolvido. Todas as informações sobre os patrimônios ficam centralizadas, disponíveis e gerenciáveis, visando o melhor suporte e apoio à tomada de decisões do corpo diretivo.

Conte com especialistas

O primeiro passo para fazer o outsourcing de controle patrimonial é encontrar o parceiro ideal, que tenha especialistas com conhecimento de cada etapa desse processo, seja do ponto de vista da tecnologia envolvida ou das regulamentações contábeis e fiscais.

Hoje a internet é uma excelente ferramenta para encontrarmos parceiros para o nosso negócio. Pesquisar sobre a consultoria a ser contratada, entrar em contato com clientes dessa consultoria e entender como o serviço foi prestado (ou ainda está sendo) pode evitar enormes dores de cabeça.

Não deixe também de conversar com outros gestores que sejam amigos seus e que já se beneficiaram pelo serviço de outsourcing. Uma boa conversa “olho no olho” sempre traz mais confiança.

Em seguida, entre em contato com a consultoria. Nós da Integrade Consulting temos especialistas para todas as etapas do controle patrimonial e as ferramentas mais adequadas para a mais perfeita execução do outsourcing de controle patrimonial. Conte com a nossa experiência para garantir a melhor gestão dos seus ativos.

Se você ainda tem dúvidas sobre a outsourcing. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001