Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Importância da Avaliação Imobiliária

avaliação-imobiliaria
Confira porque a avaliação imobiliária é um processo que traz grandes benefícios, seja no âmbito empresarial ou no particular.

Compartilhe esse post

Avaliação Imobiliária: 7 motivos para fazer uma agora ​

A hora de colocar o preço em um imóvel costuma a ser cercada de incertezas, afinal o proprietário muitas vezes tem alguns sentimentos que não devem ser considerados na precificação. Uma avaliação imobiliária técnica, na qual são emitidos um laudo e um parecer sobre o objeto de venda é muito adequada para evitar este problema.

Além disso, existem detalhes nesta avaliação que são observados por uma pessoa especializada na avaliação de imóveis. São condições que têm influência direta sobre o preço, mas que uma pessoa não especializada pode deixar de enxergar por falta de conhecimento.

Na verdade, as avaliações de imóveis são normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, pela NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4. É preciso ainda que o profissional responsável seja credenciado no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e regulamentado pelo COFECI (Conselho Nacional de Corretores de Imóveis).

Sendo assim, vamos listar os 7 principais motivos para que você faça agora mesmo uma avaliação imobiliária. Confira!

Leia também! Saiba muito mais sobre a avaliação de imóveis

A avaliação de imobiliária tem perfil técnico?​

Como já vimos, existem normas absolutamente técnicas que norteiam uma avaliação imobiliária. Quando especialistas no assunto trabalham na elaboração de um parecer, possíveis distorções ligadas à percepção emocional do proprietário em relação ao imóvel não são consideradas, tornando a tarefa de encontrar o valor justo do imóvel muito mais eficaz. ​

Avaliadores especializados têm melhores condições de encontrar o preço certo?​

São muitos os fatores que têm impacto na avaliação imobiliária. Condições do mercado, da rua, iluminação, fornecimento de energia elétrica e de gás, acessibilidade, opções de transporte público, segurança do bairro, entre muitos outros fazem parte deste estudo. Um especialista, com as técnicas mais perfeitas, certamente vai encontrar o valor adequado.

A possibilidade de venda rápida cresce muito?​

Um imóvel supervalorizado, isto é, com o preço acima do que ele realmente vale, certamente encontrará muito mais dificuldade para ser vendido. A consequência e que ele vai ficar encalhado à espera de um comprador que, sabe-se lá qual o motivo, vai aceitar pagar um preço acima do que ele realmente vale. Já quando se encontra o valor mais adequado, a possibilidade de uma venda mais rápida cresce muito.

A avaliação imobiliária é um instrumento contra a sub valorização do imóvel?​

Se por um lado a supervalorização torna a venda mais difícil, por outro a subvalorização representa prejuízo. O processo se inicia com uma extensa pesquisa de mercado sobre os valores que estão sendo praticados em imóveis da mesma região, isso é uma segurança de que o valor encontrado será dentro do que está sendo praticado em uma determinada região naquele período.

Leia também! Garanta o melhor resultado possível na sua avaliação imobiliária

A avaliação imobiliária serve também para transações não imobiliárias?

Encontrar o valor de um imóvel não é uma ferramenta apenas para a transação imobiliária, este ato pode ter outras finalidades. Há negócios em que os imóveis são oferecidos como garantia ou ainda quando o proprietário será fiador em uma outra negociação. Em cada um destes casos um documento válido e oficial de avaliação do imóvel é uma certeza da integridade de toda a transação. ​

Empresários e gestores podem usar a avaliação como ferramenta de gestão.

Como escolher o melhor serviço de Avaliação de Imóveis? ​

Os imóveis devem ser incluídos em inventários de controle patrimonial quando eles pertencem à empresas. Ter o valor mais correto, eliminando distorções, é uma necessidade contábil e pode servir como base para decisões tomadas por empresários e gestores. Conhecer o patrimônio é uma forma de poder administrá-lo com mais eficácia.

A avaliação imobiliária é importante mesmo nos momentos em que não haverá venda?​

Ter uma avaliação atualizada do imóvel é uma forma de, mesmo no âmbito particular, se programar melhor para os gastos que ele representa. A atualização do patrimônio representa poder calcular valores de contratação de seguro e melhores condições para um planejamento tributário perfeito. ​

Pesquise na internet e converse com pessoas que já utilizaram este serviço. Essas são duas formas de saber se a consultoria especializada em avaliação de imóveis é confiável e realiza excelentes trabalhos.

Procure ainda saber também se os profissionais especialistas nesta área da consultoria que será contratada possuem todas as certificações necessárias para a elaboração do laudo de avaliação. Somente profissionais que conheçam plenamente os processos de negociação, compra, venda, locação, avaliação de imóveis e de documentação terão as condições de fazer a avaliação perfeita. ​

Se você ainda tem dúvidas sobre Avaliação Imobiliária. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Valor Justo no controle patrimonial

Venha para o Blog da Integrade Consulting e conheça em detalhes o conceito de Valor Justo dos ativos, sua função e como a empresa pode se beneficiar. Valor Justo é um

Controle Patrimonial

Gestão de propriedade de imóveis

Neste artigo vamos mostrar alguns detalhes de como escolher o melhor software de gestão de propriedade, mas antes é importante entender alguns pontos sobre este tipo de gerenciamento. Como escolher

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato