Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Controle patrimonial na área da saúde

Compartilhe esse post

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de processos (inclusive compras). Ou seja, investir em controle patrimonial também é economizar! E isso não é diferente quando falamos em clínicas médicas ou hospitais: o controle patrimonial na área da saúde é essencial para uma boa administração, dentro ou fora do segmento médico-hospitalar.

Se você é gestor de uma instituição de saúde, já sabe que certificações são importantes para a boa reputação do seu negócio.

Um dos selos de qualificação mais conhecidos e respeitados no Brasil, nesse setor, é o ONA (Organização Nacional de Acreditação), que trabalha com padrões internacionais de verificação de certificação de serviços em serviços de saúde.

Entre os pontos avaliados para a qualificação, estão as atividades relacionadas à gestão, planejamento e gerenciamento – é aí que entra a importância de ter um controle patrimonial!

A perfeita baixa nos ativos em caso de obsolescência e sucateamento irá impedir que a empresa tenha problemas com o Fisco e siga trabalhando dentro das normas legais. O mais correto procedimento, no fim das contas, pode ser a diferença entre uma gestão tranquila e uma que vai acabar tendo grandes dores de cabeça.

As empresas hospitalares possuem regulações específicas e isenções no âmbito fiscal.

E justamente por esse motivo, é até comum existir uma certa negligência no que diz respeito aos bens da empresa. Para não cair nessa armadilha, é importante acompanhar detalhadamente todo o patrimônio e entender como essa gestão pode fazer uma grande diferença nos balanços periódicos.

Isso significa que todos os bens precisam ser relacionados, classificados e documentados. Em outras palavras, você precisa de um inventário de bens patrimoniais .

E isso engloba desde os ativos tangíveis (como estoque, móveis, imóveis, equipamentos, etc.) até os ativos intangíveis (como a marca da sua empresa, as licenças, os softwares utilizados, entre outros).

Seja em um hospital, em uma clínica ou em laboratório, realizar esse trabalho é essencial para mensurar a vida útil dos equipamentos, manter o controle do estoque de equipamentos e medicamentos, e se programar da melhor maneira para efetuar compras necessárias.

Um dos princípios para uma boa gestão é conseguir se antecipar aos problemas. E se tem algo que você conseguirá fazer a partir de um controle patrimonial na área da saúde é prever quando algo está para acontecer.

A partir da classificação de todos os bens e do acompanhamento periódico de seus status – principalmente no caso de maquinários, equipamentos, veículos de frota e hardwares – é possível prever com mais assertividade a vida útil de cada um deles e programar as trocas necessárias.

Com tempo sobrando, você poderá buscar as melhores ofertas no mercado, negociar preços e prazos de pagamento e, o mais importante, nunca será pego de surpresa com a falta de medicamentos ou um aparelho que tenha deixado de funcionar porque está muito velho.

Tudo isso porque o controle patrimonial na área da saúde permite que a vida útil e econômica de um ativo seja acompanhada de perto, com atualizações periódicas de status e indicação de baixa e reposição.

Na área da saúde, é comum também haver parceria entre o setor público e o privado – o que gera um grande benefício para os usuários, de um modo geral.

Mas, esse tipo de convênio também exige um cuidado maior em termos de acompanhamento de ativos. O setor público possui uma série de procedimentos a serem seguidos e o balanço patrimonial é uma constante nessa realidade.

Por isso, ter o seu próprio controle de patrimônio é essencial, seja para manter o acompanhamento dos seus estoques e da manutenção dos seus equipamentos, seja no momento de finalização dessa parceria – para poder separar o bem público do bem particular.

Todo o processo de controle patrimonial exige um bom planejamento antes de sua implementação.

Por isso, o ideal é buscar uma empresa de referência na área e que ofereça as condições necessárias para que o trabalho seja feito com profissionalismo e qualidade. Isso porque todas as etapas – desde o planejamento até a implementação – irão exigir tempo, atenção e muita dedicação.

Se você já navegou aqui pelo blog da Integrade Consulting, foi possível perceber que temos uma equipe especializada e as melhores soluções para controle patrimonial da sua empresa.

Você também está convidado a conhecer a nossa ferramenta Integrade Asset Management, um software de controle patrimonial especializado em gestão de ativos.

Totalmente em conformidade com a legislação vigente, o sistema permite o gerenciamento de toda a vida útil dos seus bens em uma única plataforma. Vale a pena conferir!

Se você ainda tem dúvidas sobre o controle patrimonial na área da saúde. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Compartilhe esse post

Explore mais

Inventário Patrimonial
Avaliação Patrimonial

Avaliação de Imóveis: passo a passo

A avaliação de imóveis é uma excelente atitude para quem busca bons negócios imobiliários. É por meio dela que o proprietário tem as ferramentas corretas para fazer a precificação do

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato