Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Quais são os benefícios da valuation?

auditoria

Compartilhe esse post

Você sabe quanto vale a sua empresa? Essa é uma pergunta mais importante do que parece e a resposta dela é encontrada no processo de Valuation. O valor mais justo de uma organização não é apenas a soma de seus ativos, há muitas outras variáveis que precisam ser analisadas para encontrar o número perfeito.

Há quem pense que este tipo de avaliação serve apenas no momento em que a empresa será vendida e isso é um erro.

Na verdade, o valuation traz grandes vantagens competitivas, ele é um indicador poderoso que pode ser usado de diversas maneiras quando há necessidade de tomada de decisões por parte dos gestores.

Se você quer saber mais sobre o conceito, conhecer os benefícios e diferentes métodos e suas variáveis, siga neste artigo e encontre todas as respostas.

Podemos entender este conceito como uma avaliação do valor da empresa ou mesmo como uma arbitragem deste valor. É a precificação de uma corporação.

Contudo, valuation também é uma área das ciências financeiras que tem o olhar voltado para a avaliação de um ativo, ou seja, é um processo que pode ser aplicado para a precificação de uma empresa, mas também pode determinar o valor um imóvel, uma ação ou uma dívida.

Há três principais métodos de valuation, o Fluxo de Caixa Descontado, o Múltiplo de Mercado e o Valor patrimonial, sobre os quais falaremos em um outro artigo.

Não existe um método mais certo ou mais errado, cada um deles representa um modelo quantitativo diferente que analisa a situação financeira do negócio e ainda as suas perspectivas de crescimento.

Antes de entrarmos em detalhes sobre os métodos, vamos entender como a precificação pode trazer diversos benefícios para a gestão.

Seja qual for o processo escolhido, o valuation tem como base uma completa avaliação financeira da empresa, assim como do setor na qual ela atua e isso é um exercício de autoconhecimento de uma organização.

Uma análise como essa permite que o gestor entenda quais são as áreas que estão funcionando com mais eficiência, assim como possibilita o encontro de possíveis falhas nos processos.

Além disso, como há uma análise detalhada do setor, o valuation permite que uma empresa observe qual é a sua situação em relação aos concorrentes e ao mercado como um todo. Ao tomar conhecimento deste panorama, é possível analisar diferentes cenários futuros e riscos aos investimentos.

Uma perfeita tomada de decisão precisa de informações e o processo de valuation apresenta dados concretos, baseados em uma metodologia técnica, que têm muito valor para um gestor que prima pela eficiência.

Pense conosco: os termos valor, custo e preço têm o mesmo significado? Eles aparentemente são similares, mas que na verdade são conceitos bem diferentes:

Valor é um conceito subjetivo, que tem relação com a utilidade ou o benefício que um determinado serviço ou produto proporciona. Um exemplo bem simples é um par de óculos. Para quem tem boa visão, ele é apenas um objeto. Por outro lado, há quem tenha problemas e o considere um instrumente altamente necessário.


Custo é o quanto se gasta monetariamente na fabricação de um produto ou no processo para a prestação de um serviço.


Preço é a quantia que será recebida pelo vendedor ao negociar o produto ou o serviço.
É possível perceber que o custo e o preço são conceitos financeiros, que têm como base o quanto foi gasto para a produção de um bem ou serviço e com a margem de lucro esperada na venda. Já o valor varia de acordo com a necessidade do comprador.

Isso tem tudo a ver com o valuation. Uma empresa tem os seus ativos materiais (como imóveis, veículos, computadores, móveis e muito mais) e imateriais (a marca, softwares, licenças e outros). A soma de todos os ativos é parte da precificação, é claro, mas ainda é preciso entender outros valores envolvidos.

É preciso ainda entender o mercado, quanto vale o conhecimento adquirido pela empresa na produção de um produto ou na elaboração de um serviço, como os consumidores se relacionam com a empresa e qual é a perspectiva de crescimento do negócio.

Assim como quem tem problemas de visão precisa de um óculo, é preciso entender qual é o valor que a empresa tem no mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre Valuation. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato