Auditoria Externa: Como Funciona

Auditoria-externa
A partir de auditorias é possível encontrar erros e inconsistências nos processos, o que pode inclusive evitar fraudes, sanções causadas por falhas, e ainda podem mostrar quais são os pontos em que o gestor precisa focar em busca de melhorias.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quais são exatamente os benefícios que uma auditoria externa traz para uma empresa? Essa é uma dúvida muito comum para gestores e empresários que buscam ferramentas para melhorar os processos e os resultados de uma empresa.

Mas antes de falarmos sobre as vantagens competitivas trazidas pela auditoria externa, é bom sempre termos em mente que não é preciso encará-la como uma dor de cabeça, ao contrário, ela pode ser uma ferramenta poderosa de administração.

A partir de auditorias é possível encontrar erros e inconsistências nos processos, o que pode inclusive evitar fraudes, sanções causadas por falhas, e ainda podem mostrar quais são os pontos em que o gestor precisa focar em busca de melhorias.

As vantagens, no entanto, não param por aí. Se você quer saber mais, o Blog da Integrade Consulting preparou este artigo com todas as respostas. Primeiramente vamos saber exatamente o que são as auditorias externa e interna e depois falamos sobre os benefícios. Acompanhe!

Diferenças entre auditoria externa e interna

Existem dois principais tipos de auditorias as quais as empresas são submetidas, a auditoria externa e a auditoria interna. Elas se diferenciam tanto pelas pessoas responsáveis pelas suas elaborações quanto pelos seus objetivos. Resumidamente:

  • A Auditoria Interna é realizada por um ou mais colaboradores da instituição auditada. Seu principal fim é buscar uma avaliação completa da segurança dos controles internos. Além de apurar a qualidade destes processos, ela pode apontar maneiras de melhorar os pontos falhos.
    • A Auditoria Externa é a análise das demonstrações financeiras. Ela é feita por auditores terceirizados e independentes, garantindo assim a liberdade na busca pelos resultados, sem pressões internas.

Quando a auditoria externa é finalizada, um parecer é emitido. Caso os procedimentos adotados pela empresa estejam corretos em todos os aspectos, o resultado será um Parecer Sem Ressalvas, também conhecido como Relatório Limpo ou Parece Limpo.

Benefícios da auditoria externa

Agora que você já entende melhor o que é auditoria externa, fica fácil perceber a primeira vantagem. Uma vez que os auditores são independentes, sem ligação com a empresa, seus donos e gestores, o trabalho é feito com mais liberdade. A ausência dos efeitos de pressões internas é uma característica fundamental.

Essa liberdade representa a lisura no processo de auditoria externa e garante resultados muito mais confiáveis, que mostram com clareza quais são os processos que apresentam falhas e precisam ser corrigidos.

Lembre-se que a auditoria externa é um a análise das demonstrações financeiras da empresa, com o objetivo de checar os processos e a correção dos dados e que ao final é emitido um parecer com as conclusões dos auditores.

Quando esse resultado final da editoria é um Parecer Limpo, a empresa tem em suas mãos um documento que prova para todo o mercado que ela é transparente, segura e confiável.

Esse recado ao mercado é de extrema importância para empresas que comercializam ações na bolsa de valores, para aquelas que podem no futuro passar por um processo de fusão e ainda pelas corporações que buscam investidores para a injeção de recursos. É como uma garantia de boas práticas empresariais.

E tem mais! Não é incomum a auditoria encontrar eventuais falhas de procedimento e esse apontamento é a oportunidade perfeita para que o processo seja revisto, gerando possíveis benefícios fiscais e evitando riscos de penalidades.

Como fazer a auditoria externa

O começo de tudo é a criação de um plano anual de auditoria, que determina os procedimentos corretos para cada um dos departamentos que serão verificados pela auditoria externa.

Essa preparação acontece muito antes da chegada dos auditores à empresa e servem para que todos os departamentos e colaboradores estejam em sintonia com os procedimentos e objetivos da auditoria externa.

Entre os procedimentos técnicos adotados pelo auditor está um estudo minucioso do controle dos ativos imobilizados da empresa. Assim, uma boa gestão patrimonial está diretamente ligada a um laudo sem ressalvas. Três passos deste gerenciamento serão esmiuçados durante a auditoria: o inventário, a depreciação e o teste de recuperabilidade.

Assim, fica claro a auditoria externa é contínuo, não basta tentar se preparar apenas para o momento que os auditores estão em ação, é necessária uma cultura empresarial que alimente boas práticas de gestão patrimonial e conscientização dos colaboradores sobre a importância desse processo.

Existem empresas de consultoria especializadas nas gestões ficais e de ativos que podem ser grandes parceiras na preparação para as auditorias. Contar com profissionais especialistas nesta área é um passo decisivo para a garantia de um parecer sem ressalvas.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre os processos de auditoria externa, gestão patrimonial ou gestão fiscal, não perca tempo, Entre em contato com um de nossos especialistas da integrade agora mesmo!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore mais

Georreferenciamento
Sem categoria

Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade

Novas tecnologias fazem parte do nosso tempo e não usar essas ferramentas nos mais diversos campos de atuação definitivamente não é uma atitude inteligente. O uso do georreferenciamento na Gestão de Ativo da sua empresa é um exemplo bem claro disso.

Avaliação Imobiliária
Sem categoria

Finalidades do laudo de Avaliação Imobiliária

A avaliação imobiliária é um tipo de avaliação econômica regida por normas técnicas, o que evita que sentimentos em relação ao bem imóvel sejam colocados na “conta” da precificação. Sua importância, no entanto, vai muito além disso.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Entre em contato