Gerenciamento de Riscos quais suas Vantagens?

Gerenciamento de riscos reduz o preço do seu seguro
O gerenciamento de riscos é uma excelente ferramenta administrativa que tem o poder de reduzir o valor pago na contratação de uma apólice de seguros.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O gerenciamento de riscos é uma excelente ferramenta administrativa que tem o poder de reduzir o valor pago na contratação de uma apólice de seguros. A lógica aqui é bem simples: uma vez que a empresa está mais protegida, a seguradora acaba tendo que reduzir o valor da apólice.

Antes de entrarmos nos detalhes do gerenciamento de riscos em si, é importante lembrarmos que é um dever do gestor proteger o patrimônio da empresa, assim como a segurança de colaboradores, fornecedores e clientes. E isso se dá por meio do seguro e do gerenciamento de riscos.

O seguro não é só uma obrigação moral, na verdade a contratação de apólices específicas também é um dever legal. Cada ramo de atividade tem riscos inerentes à sua área de atuação e a contratação de seguros contra determinados tipos de sinistros está previsto na legislação.

Outro ponto importante é o seguro de responsabilidade civil, que protege as corporações contra imprevistos, acidentes e até problemas decorrentes do meio ambiente. Não contar com um esse tipo de seguro pode até inviabilizar o futuro das operações em caso de uma ação judicial após o sinistro sofrido por um terceiro.

A importância moral e legal do seguro é muito clara, assim como a necessidade da contratação de apólices específicas para cada tipo de negócio. Aí que entra o gerenciamento de riscos e a possibilidade da redução do gasto com essa obrigação.

Blog da Integrade Consulting preparou esse artigo para ajudar a empresários e gestores no uso dessa ferramenta. Confira!

O que é a avaliação de seguros

Para proteger bem o patrimônio da empresa é preciso em primeiro lugar conhecer os riscos e, então, fazer uma avaliação de seguros, que é o conjunto de ações com a finalidade garantir a integridade do patrimônio e a qualidade física das pessoas.

Os serviços de avaliação patrimonial para fins de seguro partem de uma perfeita identificação e conhecimento da situação do real valor do patrimônio em risco, baseados em estudos técnicos que analisam todos os seus bens para determinar valores reais e atuais, e definir o valor total do seu patrimônio, sob a perspectiva de seguros.

O documento resultante desse trabalho dá o suporte necessário para a contratação de um seguro com o valor de reposição alinhado ao mercado, visando um equilíbrio econômico e técnico, sem impactar em custos adicionais ou indevidos de seguro.

A consultoria responsável pela elaboração da avaliação de seguros também tem o conhecimento necessário dentro do campo da Engenharia de Avaliações para sugerir a implantação um correto programa de gerenciamento de riscos, com o objetivo de uma maior proteção ao patrimônio e às pessoas e que terá impacto no valor do seguro.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Como reduzir o valor do seguro da minha empresa

Esse é um ponto bastante interessante e vamos usar um exemplo bem simples para demonstrar a lógica do gerenciamento de risco.

Imagine um gestor menos avisado que considere a instalação de um sistema de segurança como um gasto que pode ser evitado em um determinado momento. A decisão dele é esperar alguns meses para tomar essa medida altamente necessária.

Antes que os recursos sejam liberados, chega a hora da renovação do seguro. Sem que a empresa tenha, digamos, novas câmeras e uma cerca elétrica, o valor da nova apólice certamente será maior do que seria se os equipamentos já estivessem instalados.

Agora imagine que a empresa não só tenha instalado o novo aparato de segurança, mas também tenha investido em programas de educação contra acidentes, tenha sistemas antifurto em sua frota e tome outros muitos cuidados pensando na segurança das pessoas e do patrimônio.

Esse é um gestor que está fazendo um correto gerenciamento de riscos e é claro que o impacto vai ser sentido no valor do seguro, mas existe um outro valor gerencial que também vai ser sentido.

Um colaborador que percebe uma preocupação do gestor com sua segurança e saúde é certamente um funcionário muito mais satisfeito com o seu trabalho e o seu empregador. Isso é revertido em uma força de trabalho mais comprometida com a empresa e também em um turn over bem menor.

Faça já a sua avaliação e seguros

A Integrade Consulting oferece serviços de avaliação patrimonial para fins de seguro com vistas ao melhor gerenciamento de riscos e contratação de apólices. Para isso, conta com mais de 20 anos de experiência e especialista na área de Engenharia de Avaliações que podem ajudar a sua empresa imediatamente.

Se você ainda tem dúvidas sobre a avaliação de seguros e o gerenciamento de riscos, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Explore mais

inventariação
Inventário

Inventariação: como dar um salto de qualidade

Muitos não sabem mas uma inventariação pode trazer muitos benefícios para sua empresa, gerando um melhor controle de bens e fazendo os gestores tomarem melhores decisões estratégicas.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato