Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Múltiplo EV/EBITDA: o que é e qual seu Impacto na avaliação da empresa

Compartilhe esse post

Muitos empresários e gestores ainda não sabem que conhecer o valor da empresa é uma ferramenta de gestão das mais poderosas. E mais: não conhecem o conceito de Múltiplos EV/EBITDA e como ele é aplicado na avaliação da empresa na obtenção do valor da organização.

Em primeiro lugar, a avaliação da empresa não tem como objetivo necessariamente a venda dela. Conhecer o seu valor é um indicador de quais áreas estão funcionando melhor e quais precisam de ajustes. Ou seja, é uma espécie de bússola para a tomada de decisões mais assertiva.

O processo pelo qual se avalia quanto vale uma empresa é chamado de Valuation e ele tem três principais método: o Fluxo de Caixa Descontado, o Valor Patrimonial e os Múltiplos de Mercado. Um desses múltiplos é conhecido como EV/EBITDA. Siga neste artigo, conheça este método e quais são os seus benefícios!

Para entender este método, é preciso conhecer os três conceitos que compõe o Múltiplo EV/EBITDA

Múltiplos são as relações entre o preço de uma ação e o risco, o lucro, a liquidez, o valor patrimonial ou outra variável do mercado, como o EBITDA;


Enterprise Value (EV) é o valor da firma. O EV é um cálculo que leva em conta a capitalização de mercado de uma empresa, sua dívida de curto e longo prazos, e o caixa no balanço da empresa;

EBITDA é uma abreviação da sigla Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Ou em um português claro, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.


A avaliação da empresa que leva em conta estes conceitos ajuda a análise de balanços contábeis, de forma a descobrir o potencial de gerar caixa na atividade fim. Ele também mensura a evolução ao longo de determinados períodos de tempo, da produtividade e da eficiência da empresa.

A fórmula na verdade é bem simples, o múltiplo é igual ao valor de mercado dividido pelo EBITDA:

Múltiplo = EV / EBITDA.

Outra peculiaridade é que este método não leva em consideração despesas pontuais (como a contratação de uma assessoria), impactos de turbulências econômicas (como a flutuação de câmbio) e nem outras despesas que não serão necessariamente repetidas no futuro (como o pagamento de uma eventual multa paga a órgãos de fiscalização.

Da mesma forma, a fórmula não leva em conta impostos ou taxas de juros, já que estes índices mudam a cada país. Ao descartar todos estes elementos mais voláteis da equação, o EV/EBITDA se torna um indicador que pode ser entendido em qualquer parte do mundo, tornando mais fáceis transações internacionais.

A facilidade de fazer negócios com empresas no exterior é fundamental, principalmente nos dias de hoje em que a globalização é uma realidade e os meios tecnológicos facilitam a comunicação com qualquer parte do planeta.

Contudo, essa não é a única vantagem da utilização dos Múltiplos EV/EBITDA. O modelo mede o quão eficientes são os processos da empresa, o que o torna um instrumento para que o empresário ou gestor possa se apoiar ao tomar decisões estratégicas.

Em movimentos de mercado como fusões ou incorporações de empresas, o método mostra de forma clara a capacidade produtiva da empresa e recompensa essa eficiência em seu valor.

Apesar das vantagens, o método também tem seus problemas. Imagine uma empresa que aplicou uma parte de seu capital e tem altos índices de ativos financeiros. Este investimento, que vai possibilitar novas possibilidades para a empresa não entra no cálculo do EBITDA.

Como qualquer outro método de Valuation, os Múltiplos EV/EBITDA têm aspectos positivos e negativos. O ideal é contar com o conhecimento de especialistas em avaliação que possam cruzar os dados deste método com outros de forma a obter o valor mais próximo da realidade da empresa.

Não se engane! Jogar o preço da empresa para o alto pode afastar interessados em possíveis negócios. Por outro lado, subvalorizar a corporação certamente vai representar prejuízos tanto em negociações quanto no resultado financeiro final.

Se você busca excelência de gestão, deve contar com parceiros que possam fazer a mais perfeita avaliação da empresa, dentro das normas legais e com a transparência que os negócios exigem.

Se você ainda tem dúvidas em avaliação da empresa. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Integrade Consulting.

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato