Revisão Fiscal: Como pode ajudar a sua empresa​

revisao fiscal
A revisão fiscal é um olhar analítico e crítico sobre todos os procedimentos fiscais e tributários de uma empresa em um determinado período de tempo.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A revisão fiscal é um olhar analítico e crítico sobre todos os procedimentos fiscais e tributários de uma empresa em um determinado período de tempo. Seu objetivo é encontrar possíveis falhas e buscar melhorias na prática em busca da elisão, que é a redução legal da carga tributária.

Esse olhar em retrospectiva é uma ferramenta poderosa para qualquer corporação em um país como o nosso, em que há mudanças constantes nas regras e procedimentos fiscais. Por mais que contadores e demais especialistas na área fiscal estejam atentos, erros e imperfeições são possíveis e tornam a revisão fiscal ainda mais importante.

Acrescente a essa realidade o fato de que a maioria das empresas tem o seu core business, seu foco dos negócios, distante do dia a dia tributário. Se a minha empresa produz, por exemplo, alimentos, e não tem um departamento tributário plenamente formado, como vou lidar com essa questão?

Nós aqui do Blog da Integrade Consulting elaboramos esse artigo para falar muito mais sobre a revisão fiscal, o que ela é e como extrair benefícios dessa ferramenta para que você tenha os melhores resultados. Confira!

O que é revisão fiscal?

Podemos pensar a revisão fiscal como uma espécie de auditoria na qual todos os passos dos procedimentos tributários são revistos. A partir dessa análise é possível encontrar pontos que podem ser melhorados e créditos fiscais que por algum motivo não estejam sendo aproveitados.

A revisão passa por uma análise minuciosa sobre cada detalhe da gestão fiscal e busca entender se todos os procedimentos estão sendo executados de acordo com as normas vigentes, evitando possíveis sanções impostas pelo Fisco.

Não é incomum encontrar empresas que pagam mais impostos do que seria necessário exatamente por não entenderem com profundidade todas as regras, seja por falta de um departamento contábil bem estruturado, seja pela falta de uma consultoria mais assertiva sobre os seus procedimentos tributários.

Tudo isso representa um impacto sobre o produto que a empresa produz ou o serviço que ela presta. Assim, chegamos à conclusão que uma revisão fiscal bem feita pode significar a redução dos custos totais da empresa e, no fim das contas, um grande diferencial competitivo.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Qual é a importância da revisão da vida útil do ativo imobilizado

A vida útil é o tempo que a empresa espera utilizar um determinado item do ativo imobilizado. De forma mais prática, é preciso saber o valor inicial de um ativo, há quanto tempo ele está sendo usado e até quando se espera que ele ainda seja útil para as atividades da empresa.

Para fazer a revisão da vida útil é necessário seguir uma série de regras. O primeiro passo é a avaliação da vida útil dos ativos e depois é preciso estabelecer a sua depreciação, ou seja, mensurar o impacto que a ação do tempo tem sobre o valor dos bens físicos da empresa.

Em termos contábeis, a depreciação do ativo imobilizado é uma medição do quanto do valor de um determinado bem foi utilizado.

Assim, a deterioração começa quando o ativo tem a sua utilização iniciada e só termina quando ele é descartado ou baixado. Outro fator que pesa na conta é a obsolescência. Isso em significa que um bem perde o seu valor na medida que ele vai se tornando obsoleto.

Dessa maneira, a revisão da vida útil do ativo imobilizado é uma ferramenta que aponta o caminho mais correto para inúmeras decisões que serão tomadas por um gestor. O ativo depreciado pode se tornar inclusive uma fonte de recursos para a empresa.

Muitas vezes o ativo já está totalmente depreciado do ponto de vista contábil, mas isso não significa que ele não possa ainda ser útil para outra empresa ou até mesmo para uma pessoa física. Em outras palavras, mesmo totalmente depreciado, um ativo pode ser vendido, gerando recursos extras.

Como a revisão fiscal pode beneficiar a sua empresa?

A grande pergunta após conhecermos o conceito de revisão fiscal é: como essa ferramenta pode beneficiar a minha empresa?

Em primeiro lugar, são localizados erros e inconsistências. Oportunidades legais da redução do pagamento de impostos podem surgir e o erro pode ser corrigidos para os próximos exercícios.

É possível também buscar a recuperação tributária por meio da identificação de créditos fiscais. Uma vez que se identifique esses créditos, a empresa pode fazer uma solicitação ao Fisco para que eles sejam abatidos em impostos no futuro.

A empresa pode fazer a recuperação de créditos relativos ao pagamento de impostos de até cinco anos atrás. Ou seja, a análise vai muito além do último exercício, aumentando bastante as chances de que alguma oportunidade surja com a revisão fiscal.

É uma espécie de círculo virtuoso. Localiza-se a imperfeição, recupera-se o crédito, evita-se que a mesma falha ocorra novamente.

Dessa forma, podemos dizer que os principais benefícios da revisão fiscal são:

  • Redução de gastos com impostos;
  • Eliminação de erros que podem gerar sanções;
  • Aumento da competitividade do produto ou serviço finais;
  • Possibilidade de recuperação fiscal;
  • Redução de desperdício de recursos;
  • Melhoria da gestão fiscal da empresa.

Como fazer uma revisão fiscal perfeita?

Não restam dúvidas de que a revisão fiscal traz grandes benefícios para a empresa e sabemos também que ele é um procedimento de revisita analítica e crítica a procedimentos já adotados nos últimos anos. Mas como exatamente isso é feito?

A revisão fiscal começa com uma análise minuciosa de todos os impostos pagos atualmente pela empresa e das alíquotas de cada um deles. Estuda-se se todas as regras tributárias vigentes então sendo seguidas e se há a possibilidade de usar a recuperação de crédito em algum momento.

O objetivo, como já dizemos, é encontrar imperfeições na política fiscal e buscar soluções para reduzir o volume de recursos destinados ao pagamento dos impostos, aprimorando a gestão fiscal e aumentando a competitividade da empresa.

Para que todo esse procedimento seja perfeito, é preciso contar com profissionais de excelência, que conheçam muito bem as regras vigentes e tenham experiência neste tipo de análise. Em muitos casos são contratadas empresas de consultoria que tenham o know-how necessário para a revisão fiscal perfeita.

Se você ainda tem dúvidas sobre a revisão fiscal e melhorar a gestão fiscal da sua empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore mais

auditoria
Sem categoria

O que é o plano para auditoria de Gestão de Patrimônio

O próprio nome do plano para auditoria de gestão de patrimônio explica bem o que ele é. Antes de iniciar uma auditoria é necessário seguir alguns passos bem definidos e estabelecer um planejamento que deverá ser seguido. Esse é o plano para auditoria.

Sem categoria

Benefícios da Avaliação de Bens Rurais

A Avaliação de Bens Rurais dá ao proprietário uma real noção de quanto vale esse bem, o que definitivamente é muito importante em um momento de compra ou venda. No entanto, a importância dessa avaliação vai muito além.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato