Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Como aproveitar a expertise de parceiros no outsourcing patrimonial

Compartilhe esse post

É aí que entra o outsourcing patrimonial. Mas como exatamente podemos aproveitar toda a expertise que esse serviço oferece? Neste artigo do Blog da Integrade respondemos essa questão, mostramos as metodologias que precisam ser observadas e falamos sobre as vantagens do outsourcing patrimonial. Acompanhe!

O outsourcing patrimonial é um reforço estratégico dos processos de controle do conjunto dos bens de uma empresa. Ele significa dividir o controle patrimonial com um parceiro que tenha a expertise necessária para fazer desse processo um importante diferencial competitivo.


Se você é um gestor já deve saber que administrar o ativo fixo da empresa não é uma tarefa das mais simples. O controle patrimonial exige pessoal conhecimento tecnológico, financeiro, contábil e fiscal.


Claro, nem sempre uma empresa tem os colaboradores preparados para esse desafio. Sendo assim, contar com uma consultoria especializada que tenha todo o conhecimento e as ferramentas necessárias para esse trabalho é uma vantagem que tem que ser considerada.


Em primeiro lugar é importante não confundir o outsourcing de processos com a terceirização. Os dois conceitos são parecidos, mas a atuação de cada um se dá em uma camada diferente de importância dentro da empresa.


A terceirização é o controle de processos mais simples e ligados a uma camada mais simples de funcionamento, ainda que tenha uma grande importância no dia a dia.


Bons exemplos disso são as empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e segurança. Obviamente elas têm uma função importantíssima, mas isso se dá em nível operacional, e não estratégico.

Explicando de outra maneira, os serviços terceirizados não têm poder de decisão sobre os processos e não requerem grandes conhecimentos técnicos, no entanto definitivamente são de grande importância para qualquer empresa.

Já quando falamos de outsourcing, o foco é uma mão de obra altamente especializada. Dois dos principais exemplos desse tipo de serviço são o outsourcing em tecnologia da informação e no controle patrimonial, mas também há serviços em áreas como a comunicação ou a jurídica, por exemplo.

O foco é importante para qualquer profissional. Se uma empresa, por exemplo, produz e vende um determinado produto, queremos profissionais focados no processo de produção e outros voltados para o contato com os clientes e nos processos de venda (inclusive a distribuição).

Ainda assim, essa mesma empresa também precisa se preocupar com muitas outras questões, como a comunicação, a tecnologia da informação, a jurídica, a contábil e a de controle do patrimônio.

Colocar um líder da produção ou um gerente de vendas para cuidar dessas questões, que têm grande importância, mas não são exatamente parte do core business, é uma estratégia fadada ao insucesso. Ou seja, ele não vai cumprir bem nem o papel que realmente se espera dele (produzir ou vender) e nem as demandas importantes que os outros processos exigem.

Por outro lado, um serviço de outsourcing libera o colaborador para que ele trabalhe no que ele realmente conhece, enquanto os demais processos estão nas mãos de profissionais altamente especializados.

Entender esse grau de especialização e saber dividir as informações (que muitas vezes são sensíveis e estratégicas) são as melhores maneiras de aproveitar a expertise dos profissionais do serviço de outsourcing.

Esses especialistas vão analisar os dados, promover os processos, e trazer para o gestor da empresa um panorama técnico e científico sobre a questão que está sendo analisada. Note que o outsourcing é uma consultoria, e a decisão final sobre cada tema cabe à empresa contratante. Ou seja, não há perda de autonomia.

O controle do patrimônio otimiza o uso dos bens da empresa. As compras e as manutenções são cuidadosamente analisadas, fazendo um uso muito mais inteligente dos recursos. Além disso, ele traz segurança contábil, uma vez que evita sanções que poderiam nascer devido a erros na execução de pareceres.

Assim, contar com um serviço de outsourcing patrimonial significa:
● Aperfeiçoar seu processo interno;
● Atualizar o processo de forma tecnológica;
● Aumentar seus resultados de produtividade;
● Adequar as atividades segundo as leis e normas vigentes do segmento de mercado que atua;
● Reduzir o tempo de resposta a possíveis mudanças no macro e micro ambiente de sua organização.

Note que ao contratar um serviço de outsourcing de processos, você estará dividindo questões estratégicas da sua empresa com pessoas de fora dela. É claro que isso exige um alto grau de confiança.

Pesquisar muito, conferir a avaliação de parceiros e conversar com outras empresas que já tenham usado um serviço deste tipo é uma forma de encontrar o parceiro ideal.

Se você procura um serviço de Outsourcing Patrimonial perfeito e confiável, é hora de conhecer uma empresa com essas características. Esse é o caso da Integrade Consulting.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita preparação para a sua auditoria.

Compartilhe esse post

Explore mais

Sem categoria

Entenda a IFR16

O IFR 16 é uma norma contábil que trata do reconhecimento, mensuração e divulgação de contratos de arrendamento, exigindo que os arrendatários registrem ativos e passivos de arrendamentos no balanço

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato