Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Benefícios da Avaliação de Bens Rurais

A Avaliação de Bens Rurais dá ao proprietário uma real noção de quanto vale esse bem, o que definitivamente é muito importante em um momento de compra ou venda. No entanto, a importância dessa avaliação vai muito além.

Compartilhe esse post


A Avaliação de Bens Imóveis, sejam eles rurais ou urbanos, é hoje de extrema importância nas instituições financeiras e empresas em geral. Ela é uma ótima alternativa para efetivação de negócios ligados à locação e venda de bens imóveis, adequações legais, aceitação de bens em garantia, alienação de imóveis, dentre outros.
Esse tipo de laudo é de alta importância para o controle patrimonial e também é indispensável quando há desapropriação, intenção de compra ou venda, arrendamento, alienação, revisão de tributos e quando o bem é usado como garantia de financiamentos bancários. Com isso, a Avaliação de Bens Rurais pode ser usada para a efetivação de diversos negócios.
Neste artigo do Blog da Integrade você vai conhecer mais sobre essa necessidade contábil que também é ferramenta de gestão, entender os seus benefícios e como ela deve ser feita para que você não tenha dores de cabeça. Acompanhe!


Leia também! Avaliação de Imóveis Rurais


O que é a Avaliação de Bens Rurais


A avaliação patrimonial conta com vários campos específicos e um deles trata diretamente dos bens rurais. Esse tipo de avaliação é regido pelas normas técnicas NBR 14653-3 da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.


Note que há diferenças entre as regras que regem a Avaliação de Bens Rurais e a Avaliação de Bens Urbanos, que é regulada pela NBR 14653-2. Legalmente esses dois tipos de imóveis têm suas próprias características, como deixa claro a Lei n.º 8.629, de 1993:


“Art. 4º Para os efeitos desta lei, conceituam-se: I- Imóvel Rural – o prédio rústico de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destine ou possa se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agro-industrial.”


Sendo assim, é considerado um imóvel rural não só aquele que fica no campo, mas também o imóvel em território urbano que tem como fim negócios ligados ao meio rural. O conceito está mais ligado à finalidade do imóvel do que à sua localização.


Conhecer esse detalhe representa uma excelente possibilidade de usar os benefícios da Avaliação de Bens Rurais em propriedades que porventura estejam dentro da área urbana, mas que tem como fim as atividades descritas pela lei.


Leia também! Avaliação de Imóveis passo a passo: confira 5 dicas


Por que fazer a Avaliação de Bens Rurais

Conhecimento significa oportunidade para qualquer gestor. Quem conhece bem o seu patrimônio tem condições muito melhores de tomar decisões assertivas e só por isso já vale a pena fazer uma Avaliação de Bens Rurais. No entanto, as vantagens desse laudo vão muito além.
Ao conhecer o valor real desse tipo de propriedade o gestor tem um controle patrimonial mais preciso, mas também permite a ele uma revisão de tributos que seja mais favorável, além de poder usar o imóvel como garantia para financiamentos bancários, efetivando uma série de negócios.


A Avaliação de Imóveis Rurais também é usada para fazer arrendamentos, alienação do imóvel, desapropriação e também na definição de intenção de compra e venda.


Por falar nas operações de compra e venda, essa avaliação traz ao proprietário um valor bem mais próximo da realidade. Pense bem: se o valor estipulado sem uma excelente avaliação for muito alto, provavelmente esse imóvel ficará “encalhado” no mercado. Por outro lado, um preço subdimensionado significa prejuízo e desperdício de recurso.


Leia também! Veja os riscos que a sua empresa corre e seus impactos na Avaliação de Seguros


Como fazer a Avaliação de Bens Rurais


Alguns passos bem distintos fazem parte da elaboração da Avaliação de Bens Rurais:


● Definição da Finalidade;
● Levantamento da documentação;
● Realização da vistoria;
● Escolha da metodologia de Avaliação;
● Especificação do laudo


A escolha do profissional que fará a avaliação também é de fundamental importância. Esse especialista precisa conhecer todo o processo de avaliação de bens imóveis e todas as especificidades relacionadas aos imóveis com características rurais.


Além disso, ele precisa ter uma formação na área de engenharia agrícola, engenharia florestal, engenharia ambiental, engenharia agronômica ou outras relacionadas, além de ter habilitação para a elaboração desse laudo.


Uma empresa de consultoria é uma ótima opção para quem busca esse tipo de serviço. Esse é o caso da Integrade Consulting, que oferece serviços de Avaliação de Bens Imóveis, sejam eles urbanos ou rurais, perfeitos para você.


A Integrade conta com profissionais com ampla experiência e que estão em constante processo de atualização para conhecer as técnicas e métodos mais modernos para oferecer os melhores serviços. A consultoria também conta com ferramentas tecnológicas que modernizam todo o processo de gestão.


Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita Avaliação de Bens Imóveis.

Compartilhe esse post

Explore mais

Sem categoria

Entenda a IFR16

O IFR 16 é uma norma contábil que trata do reconhecimento, mensuração e divulgação de contratos de arrendamento, exigindo que os arrendatários registrem ativos e passivos de arrendamentos no balanço

Controle Patrimonial

Controle patrimonial na área da saúde

Realizar o controle patrimonial de uma empresa (inclusive no setor da saúde) é uma das melhores maneiras de manter uma boa gestão financeira do negócio e otimizar uma série de

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato