Ativo Imobilizado: Como melhorar sua gestão

Ativo imobilizado 2021
É possível sim melhorar a gestão do ativo imobilizado da sua empresa e isso pode começar hoje mesmo, saiba como!

Compartilhe esse post

É possível sim melhorar a gestão do ativo imobilizado da sua empresa e isso pode começar hoje mesmo, mas antes de mais nada é preciso entender que, muito mais que uma obrigação legal, o perfeito controle do patrimônio é um diferencial competitivo usado pelos melhores administradores de qualquer empresa.

Muita gente pensa em primeiro lugar nos aspectos legais e acredita que o controle patrimonial é uma ferramenta que evita sanções que podem ser aplicadas pelo fisco em caso de algum erro no preenchimento de documentos contábeis. Ele é sim essa ferramenta, mas vai muito além.

Um gerenciamento eficaz do ativo fixo representa um enorme ganho na gestão financeira, o que significa diminuição de gastos, além da otimização dos processos de compras da empresa e a garantia da durabilidade dos bens adquiridos.

A lógica é simples de compreender. A partir do momento que o gestor tem em suas mãos dados confiáveis e atualizados sobre todos os bens da empresa, suas decisões serão muito mais assertivas.

Com o controle patrimonial os bens duram mais, recebem manutenção na hora certa, serão trocadas no momento mais adequado e ainda podem render uma entrada de recursos importante.

Além disso, colaboradores eventualmente mal intencionados se sentirão inibidos a praticar furtos ao perceber que a empresa cuida com muito cuidado dos ativos.

As vantagens são muitas, mas como exatamente melhorar a gestão de imobilizado em 2021? Blog da Integrade Consulting preparou esse artigo para ajudar a empresários e gestores no uso dessa ferramenta. Confira!

Conhecimento é a chave Para o Ativo Imobilizado

Você já merece os parabéns por estar aqui buscando mais informações, é exatamente assim que começa a otimização do controle do patrimônio, já que é muito difícil para qualquer um de nós conhecer por completo todas as áreas de uma empresa.

Mesmo um negócio mais simples, como a sorveteria do seu bairro por exemplo, exige muito de um gestor. É preciso entender o produto, ter noções de marketing, ter uma equipe treinada, uma correta política de RH, lidar com fornecedores e clientes, e muito mais.

Por mais bem preparado que seja o empresário, conhecer a fundo cada uma dessas áreas da empresa (e de muitas outras) é praticamente impossível. Claro, o bom gestor deve ter conhecimento do funcionamento de cada área da sua empresa, mas seu foco em primeiro lugar deve ser o core business.

Você deve ter percebido que nem citamos o controle patrimonial, a gestão fiscal e o controle contábil entre as áreas que estão sob o guarda-chuva do gestor. No entanto, conhecer cada uma delas, aplicar as melhores práticas e minimizar os riscos de erros e de sanções é fundamental para o funcionamento da empresa.

Note que estamos até aqui falando sobre a sorveteria do bairro, uma empresa de poucos funcionários e de complexidade relativamente baixa, mas o mesmo conceito pode ser aplicado a empresas maiores, com dezenas, centenas ou até milhares de funcionários. Nesses casos, de complexidade maior, é ainda maior a necessidade de políticas corretas para o controle do patrimônio.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Ativo Imobilizado, Siga todas as etapas

São oito as principais etapas de um perfeito controle do ativo fixo:

  • Levantamento contábil – Consiste na conversão do cadastro atual de controle patrimonial, por meio da análise de cada registro e eventuais pesquisas através de consultas em notas fiscais, razões, balancetes, balanços, livros diários, projetos e todo e qualquer documento que possibilite a identificação e registro individualizado dos bens na base contábil relativa às contas do ativo imobilizado.

    • Levantamento físico – Consiste no tombamento dos bens patrimoniais existentes, com a fixação de etiquetas em alumínio com código de barras. Serão apontados além dos dados que identificam o bem, a sua localização por centro de custos, local físico, área de risco de seguro, espécie, linha de produção, etc.

    • Cotejamento Físico / Contábil – É o processamento e a automação da conciliação entre os números coletados e os números anteriores existentes em código de barras na base do cadastro contábil, com a devida correção para pontos eventualmente conflitantes.

    • Análise das Sobras Físicas e Contábeis –É a análise das sobras físicas e contábeis para posterior saneamento. Para a solução destas pendências, sugerem-se alternativas para o encerramento da conciliação, visando eliminação das sobras.

    • Saneamento – Consiste na regularização das sobras físicas e contábeis, através de tratamento adequado.

    • Ajuste Contábil – Nessa etapa é apresentado um elenco de alternativas e métodos para o tratamento dos saldos divergentes para o seu correto saneamento.

    • Atualização do Controle Patrimonial – Após a entrega definitiva com o recebimento da posição analítica do ativo imobilizado, encadernado e com um parecer técnico sobre a sua execução, é feita a migração dos dados para o ambiente operacional da empresa, com a posição atualizada.

    • Relatório de Conclusão – Uma posição analítica, já com as sobras saneadas. Ela contém a posição definitiva de conclusão do trabalho e também o relatório de ocorrências.

Conte com especialistas

Como você viu, o processo de controle do ativo imobilizado gera um trabalho complexo e exige muito conhecimento teórico e prático. A maioria das empresas não tem um departamento com o know-how necessário para a tarefa e contar com a ajuda e especialistas é a melhor decisão.

Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimonial e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens.

Compartilhe esse post

Explore mais

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?
Controle Patrimonial

Como a falta de gestão patrimonial impacta sua empresa?

Home Institucional Serviços Avaliação De Bens Móveis Avaliação De Bens Imóveis Consultoria Especializada Avaliação para Seguros Serviço de Controle Patrimonial Serviço de Outsourcing Patrimonial Serviço

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Rua Américo Brasiliense 1490 – Sala 05
Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04715-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato