Gestão do Patrimônio

Gestão-do-Patrimônio
A gestão patrimonial estruturada oferece oportunidades de ganhos e tomada de decisões estratégicas que refletem positivamente nos resultados financeiros de um negócio.

Compartilhe esse post

Uma gestão do patrimônio estruturada oferece oportunidades de ganhos e tomada de decisões estratégicas que refletem positivamente nos resultados financeiros de um negócio. 
 
O patrimônio de uma empresa envolve todos os bens duráveis – pode ser um terreno, um imóvel, mobiliários, máquinas ou equipamentos – adquiridos com intuito de gerar ganhos financeiros. 
 
Realizar a gestão do patrimônio ou o controle do ativo imobilizado, como também é conhecido, é fundamental para obter dados reais sobre investimentos, ganhos e depreciação para um bom planejamento da organização. 
 
Para facilitar a compreensão sobre a gestão do patrimônio, vamos dar um exemplo: Imagine uma pequena embarcação. Em geral as empresas a colocariam como um único item do registro contábil, mas é um equívoco. Cada componente da embarcação tem natureza e uso próprio e, portanto, vida útil e taxa de depreciação diferente. O gerador ou o rádio, por exemplo, tem vida útil diferente dos equipamentos de navegação. Buscando auxiliá-los nesse processo, aprofundamos em maiores detalhes o que podemos fazer para aumentar a eficácia na sua gestão patrimonial. 

Outro cenário alarmante é a falta de registro contábil, caracterizado como omissão de receita e passível de autuação fiscal. Também são comuns outros problemas causados pela falta de gestão do patrimônio: gastos desnecessários com armazenamento, perdas, roubos ou empréstimos informais. 
 
gestão patrimonial refere-se a procedimentos realizados por uma empresa visando o controle e administração dos bens, e para ter resultados assertivos, essa atividade tem de ser feita por profissionais qualificados. Isso porquê são necessárias análises técnicas detalhadas de mensuração de valor através da metodologia definida pelas normas técnicas da ABNT, IBAPE e INMETRO, além de pronunciamentos técnicos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), criados para adequar nossa contabilidade às normas internacionais. 

Leia também! Como fazer o Controle Patrimonial 

Implantando uma gestão do patrimônio 

As etapas da implantação ou readequação da gestão patrimonial são similares e começam com um bom inventário patrimonial. A equipe faz o levantamento dos bens e colagem das etiquetas de patrimônio com código de barras ou RFID (método de captura de dados através de ondas de rádio frequência). Logo depois, cruzam-se as informações com a base contábil para achar distorções e eliminá-las. 

O passo seguinte é carregar o inventário no sistema de controle patrimonial da empresa. Caso não tenha um, conheça nossos sistemas e veja como podemos atendê-lo. 

A partir daí, são implementadas recursos de alto valor agregado, aliado às normas e procedimentos para que a empresa aproveite os benefícios que nossas soluções contribuem para gestão de seu patrimônio. 

Com ações de curto, médio e longo prazo a gestão de patrimônio é uma grande aliada para resoluções estratégicas da companhia. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a Gestão do Patrimônio. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Integrade Consulting. 

Compartilhe esse post

Explore mais

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato