comercial@integrade.com.br

(11) 5081-5001               

Atendemos em todo Brasil

(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

O que é Patrimônio Líquido: conheça a análise de PL

O conceito de Patrimônio Líquido faz parte da nossa vida, quer você já o conheça ou não. Uma vez que se saiba disso é possível tirar muitas vantagens dele a partir da análise de PL, já que é possível analisar a evolução da saúde financeira ao longo do tempo.

O mais interessante é que a análise de PL pode ser feita tanto nas finanças pessoais quanto nas empresariais, estudando como vai o patrimônio em relação às dívidas e colocando os números em perspectiva para encontrar melhores tomada de decisão.

Nós da Integrade Consulting estamos ao seu lado para facilitar a sua vida e escrevemos este artigo para explicar exatamente o que é o patrimônio líquido, o que é a análise de PL, quais são as suas vantagens e como fazer o seu cálculo. Acompanhe!

Conheça o Patrimônio líquido da sua empresa

O patrimônio líquido é um dos indicadores mais importantes do balanço patrimonial de uma empresa. Ele é um indicador poderoso de como vai a saúde da organização, apesar de ser uma conta aparentemente simples: a diferença entre os passivos e ativos da empresa. Ou, explicando melhor:

Patrimônio líquido = ativos – passivos.

  • Ativos – Tudo o que a empresa tem como patrimônio ou direito. Este grupo é composto por móveis, imóveis, veículos, dinheiro em caixa, mercadorias, aplicações financeiras, duplicadas a receber, patentes, direitos autorais e outros;

  • Passivos – São as responsabilidades que a empresa precisa arcar para o seu funcionamento, como folha de pagamento, impostos, financiamentos, empréstimos bancários, duplicatas a pagar, aluguéis, demais contas, entre outros.
  • Veja bem, o resultado positivo do patrimônio líquido é um indicativo sólido da saúde financeira da empresa e, obviamente, é um dado importantíssimo para a atração de possíveis investidores.

    Qualquer empresa que tenha o capital aberto é obrigada a compartilhar as demonstrações financeiras, de forma padronizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ou seja, para essas empresas, a divulgação do patrimônio Líquido é também uma obrigação legal.

    Quando falamos de empresas, especialmente as de capital aberto na bolsa, os demonstrativos contábeis são parte essencial na gestão financeira. E mesmo que o seu capital não seja aberto, ainda há muitas vantagens ao analisar este indicador.

    O que é a análise de PL?

    Se você está fazendo uma leitura atenta, percebeu que no início deste artigo dissemos que a análise de PL é capaz de mostrar com clareza a evolução financeira de uma empresa ao longo do tempo.

    Note que o Patrimônio Líquido é um indicador que está sempre se renovando. A cada novo aporte, a cada nova conta que é paga, o número se altera. Agora coloque isso em perspectiva de digamos, alguns anos.

    Qual foi a evolução neste período do patrimônio líquido? Ele cresceu ou diminuiu? Houve aumento do endividamento? Houve acréscimo de ativos?

    Este estudo da evolução ao longo do tempo dá condições ao gestor entender quais decisões deram mais ou menos resultado, e o impacto que elas tiveram sobre a saúde financeira da empresa. Trata-se de um indicador poderoso.

    O mesmo conceito pode ser aplicado em relação às finanças pessoais de qualquer um de nós. Da mesma maneira como comparamos ativos e passivos da empresa, podemos fazer isso com os nossos patrimônios e contas a pagar. A saúde financeira da família toda agradece!

    Quais outros indicadores preciso conhecer?

    O patrimônio líquido também é conhecido como o capital próprio da empresa e nada mais é, de forma bem básica, do que a diferença entre o que a empresa tem e o que ela deve. Ele é um indicador sólido da saúde financeira da empresa, mas não é o único.

    Alguns dos principais são os indicadores fundamentalistas, dados que também mensuram a saúde de uma empresa e a sua capacidade de gerar lucro. Veja alguns exemplos:

  • Margem Bruta – É a porcentagem de lucratividade de uma empresa após o pagamento de todos os custos de produção e processos.

  • Margem EBITDA – Também é conhecida como LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). É o lucro das atividades operacionais da empresa, sem levar em consideração os impostos e pendências financeiras.

  • Margem Líquida – É o lucro por unidade vendida, descontando despesas.

  • ROIC (Return on Invested Capital) – Este indicador mostra de forma percentual o retorno sobre capital investido em determinado negócio.

  • ROE (Return on Equity) – demonstra a relação entre o lucro de uma empresa e o seu patrimônio líquido.
  • Conheça a Integrade Consulting

    A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

    Logo_rodapé_desktop

    Integrade

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001

    Logo_rodapé_desktop

    Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
    Conj. 123 – 12º andar
    Santo Amaro – São Paulo – SP
    CEP: 04734-002
    Fone: (11) 5081-5001