Os Impactos da Depreciação nos Ativos tangíveis

depreciação nos ativos tangíveis
A depreciação de ativos tangíveis assim como o tempo é inevitável, por conta disso ter uma boa gestão patrimonial é essencial para manter sob controle o valor dos ativos.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O tempo passa e é inevitável que aconteça a depreciação dos bens. Dentro da sua casa, um sofá, uma cama, uma TV ou qualquer outro bem que você acaba de comprar passa por esse processo. Cada um deles vai ser usados por uns bons anos, mas uma hora ou outra vai precisar ser trocado. Igualmente, isso também acontece com os ativos tangíveis da empresa dessa forma é extremamente importante conhecer Os Impactos da Depreciação .

Assim sendo, uma perfeita gestão patrimonial tem na depreciação dos bens um dos seus pontos mais importantes. É a partir dela que a administração consegue traçar as melhores estratégias para a manutenção e a troca de ativos quando isso for necessário.

Além disso, mensurar o impacto que a ação do tempo tem sobre o valor financeiro dos bens da empresa possibilita que eles sejam vendidos ao final da vida útil, uma vez que apesar de eles não representarem mais vantagem para a organização, podem ainda ser úteis para terceiros, fortalecendo o caixa da empresa.

Com toda a certeza não basta conhecer o conceito de depreciação, é preciso também entender os aspectos fiscais e legais relacionados com a questão, a fim de manter todos os relatórios contábeis corretos, evitando assim qualquer possibilidade de sanção.

Quer melhorar a sua gestão do patrimônio em 2021? Então acompanhe esse artigo do Blog da Integrade Consulting e prepare-se para conhecer mais sobre a depreciação e como trazer impactos positivos para a sua empresa. Confira!]] título aqui

Depreciação dos ativos e a contabilidade

Em termos legais, a depreciação é perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência, segundo a Lei n° 6.404/76, artigo 183.

Lei n° 12.973/2014 estabelece em seu artigo 64, o fim da neutralidade tributária em relação as alterações contábeis já adotadas. Isso significa que o contribuinte pode adotar vida útil diferenciada para seu ativo.

Todos esses textos (e vários outros) acabam por tornar o conceito de depreciação do ativo imobilizado bem amplo, o que dificulta a sua interpretação na gestão de patrimônio da empresa. No entanto, é preciso mensurar o valor de todos os bens da empresa e ainda prestar conta disso.

 

 

Podemos considerar de forma prática que os bens perdem o seu valor com o passar do tempo e isso tem um impacto fiscal. Em termos contábeis, a depreciação do ativo imobilizado é uma medição do quanto do valor de um determinado bem foi utilizado.

Dessa maneira, a partir do momento em que um ativo é adquirido, está iniciado o processo de depreciação contábil, e ela só termina quando o bem é descartado e há a baixa contábil.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Impactos da falta do controle patrimonial

Os impactos da depreciação do ativo imobilizado é inevitável, no entanto, é possível reduzi-los. Perceba que em um determinado momento o valor de um ativo vai chegar a zero, devido à depreciação, mas isso não significa que chegou ao fim da sua utilidade, o bem ainda pode ser vendido e gerar renda e esse é o primeiro impacto que podemos visualizar.

Além disso, a mensuração da taxa de depreciação é um passo importante do controle patrimonial, que tem muitos benefícios para a empresa. Entre eles:

  • Melhoria na rastreabilidade e melhoria do planejamento das ações sob o controle do ativo imobilizado;
  • Otimização de gastos com novos investimentos e manutenção, utilizando a gestão do patrimônio em todo seu ciclo de vida, além do aumento de produtividade;
  • Aprimoração de investimentos da organização, já que o processo permite que gastos desnecessários sejam evitados;
  • Aumento de qualidade na entrega e disponibilidade dos serviços;
  • Melhoria da gestão dos ativos baseada em dados atualizados;
  • Conhecimento de informações estratégicas como recursos para um bom planejamento, resultando em posicionamentos com maior qualidade e precisão;
  • Maximização dos resultados;

Além disso tudo, o controle patrimonial mantém a organização atualizada quanto às questões contábeis e fiscais (Normas Brasileiras de Contabilidade e o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis), possibilita uma melhor gestão de patrimônio, evitando riscos, eventuais ressalvas em balanços, multas, sanções, restrições e penalidades de uma maneira geral.i-los

Conte com especialistas

Como você viu, o trabalho de controle patrimonial é complexo e exige muito conhecimento teórico e prático. A maioria das empresas não tem um departamento com o know-how necessário para a tarefa e contar com a ajuda e especialistas é a melhor decisão.

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimonial e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens.

Caso ainda tenha dúvidas sobre Os Impactos da Depreciação na sua Empresa, Entre em contato com um de nossos consultores especializados, agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore mais

auditoria
Sem categoria

O que é o plano para auditoria de Gestão de Patrimônio

O próprio nome do plano para auditoria de gestão de patrimônio explica bem o que ele é. Antes de iniciar uma auditoria é necessário seguir alguns passos bem definidos e estabelecer um planejamento que deverá ser seguido. Esse é o plano para auditoria.

Sem categoria

Benefícios da Avaliação de Bens Rurais

A Avaliação de Bens Rurais dá ao proprietário uma real noção de quanto vale esse bem, o que definitivamente é muito importante em um momento de compra ou venda. No entanto, a importância dessa avaliação vai muito além.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato