(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

O que é análise de risco e qual o impacto na avaliação de seguros?

Não existe avaliação de seguros sem uma boa análise de riscos. Para começo de conversa, ela é uma análise do grau de exposição da contratante. Este documento verifica hábitos, condições financeiras, grau de segurança, características do contratante, entre outros quesitos. Obviamente, ela tem enorme impacto na avaliação do seguro.

O preço final do seguro depende da exposição do objeto segurado, seja ele um carro, uma pessoa uma empresa, ou qualquer outro. Ou seja, a avaliação do risco pode fazer com que o empresário tenha uma economia de recursos.

Imagine, por exemplo, que a avaliação mostre um grau de exposição grande a roubos e a instalação de um sistema de segurança seja capaz de reduzir de forma drástica o preço do seguro (além de trazer maior proteção ao patrimônio).

Claro, o gestor tem uma grande oportunidade de preservar o capital ao mesmo tempo que que aumenta a segurança da empresa e dos colaboradores, desde que tenha uma análise de riscos feita de forma perfeita.

Análise de riscos: conheça o seu negócio!

Como você já deve ter notado, a análise de riscos é mais que uma formalidade na hora de contratar um seguro. Um gestor atento considera essa avaliação uma oportunidade de verificar como está a organização do ponto de vista da segurança.

Neste ponto é importante entendermos o conceito de segurança patrimonial. Ela é o conjunto de ações que têm o objetivo de garantir a integridade física de pessoas e a integridade do patrimônio como um todo.

Ora, para investir em ações de segurança patrimonial é necessário entender quais são os pontos de maior exposição. Em ouras palavras, é necessário conhecer os riscos ao qual a empresa, seus colaboradores e clientes correm no dia a dia.

Já diria aquele velho ditado que prevenir é melhor que remediar. Neste contexto, a análise de riscos é um importante indicador que faz com que o gestor conheça muito melhor os eu negócio e evite enormes dores de cabeça e prejuízos no futuro.

Acertando a cobertura do seguro com a análise de riscos

Existem inúmeros planos de seguro, cada um com coberturas diferentes. Os mais comuns são aqueles que incluem proteção contra danos materiais, como roubos e furtos, os que protegem contra acidentes pessoais e responsabilidade civil, e aqueles que protegem o patrimônio contra sinistros como incêndios e catástrofes naturais.

Como já dissemos, o preço do seguro depende dos riscos aos quais o negócio está sujeito. Claro, uma empresa de transporte de valores, por exemplo, precisa de uma alta cobertura contra roubos, da mesma forma que uma indústria que use insumos inflamáveis está mais sujeita ao risco de incêndio.

Mas e o seu negócio? Qual é o ramo de atividade, qual é o seu grau de proteção com protocolos e sistemas de segurança? Quais são os riscos que seus colaboradores, cliente e fornecedores estão sujeitos. Conheça as suas características antes de fechar a melhor apólice.

Lembre-se também que um acidente no qual a sua empresa seja responsabilizada pode terminar em um gasto enorme após um processo de responsabilidade civil. É evidente que ninguém quer que um acidente ocorra dentro da sua empresa, mas o risco existe e, por isso, é bom estar preparado.

Investir para reduzir os riscos de acidentes e estar preparado para o caso de eles acontecerem significa cuidado e respeito com o patrimônio da empresa e com as pessoas que fazem com que o negócio funcione.

Como fazer uma análise de seguros perfeita?

Existem entidades credenciadas pelas seguradoras que são responsáveis por fazer vistorias nas quais são elaboradas as análises de risco. Isso envolve visitas, elaboração de um questionário-resposta, laudos, histórico de sinistros, entre outros.

Os profissionais responsáveis constatam se há sistemas de proteção adequados, planos e de emergência e contingência, estado geral e de manutenção de máquinas, conservação predial e outros aspectos ligados à segurança patrimonial.

Ter a consultoria perfeita para auxiliar em todo processo de contratação do seguro é realmente uma boa prática. Uma análise de riscos perfeita preserva o patrimônio e protege as pessoas que estão envolvidas com a empresa. Isso é uma responsabilidade enorme.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001