(11) 5081-5001 | [email protected]

Comece de forma impecável o seu

Inventário Patrimonial

Uma empresa que começa a despontar no mercado certamente vai ter um bom crescimento de patrimônio. Uma sede, computadores, material de trabalho e até veículos podem ser adquiridos para a infraestrutura de um negócio em crescimento. Mas de nada adianta ter um bom patrimônio acumulado se você não tem controle sobre ele. Para começar bem, é fundamental que todo gestor faça um Inventário Patrimonial impecável. Ter controle do seu patrimônio significa saber o valor dos bens, condições de uso, quantidade e descrição de cada produto. Todas essas informações ajudam a mapear quais são as fraquezas, fortalezas e urgências que sua empresa no campo da infraestrutura.

Mas porque fazer esse estudo todo?

O Inventário Patrimonial é fundamental para qualquer planejamento. A primeira vantagem de se fazer um estudo dos seus bens é a poder criar boas estratégias para o futuro da empresa. Ter um documento que reúna todas as informações sobre o seu patrimônio ajuda a definir prioridades para as próximas compras. Definições sobre os próximos investimentos ficam muito mais claras e assertivas. O controle de todo o ativo da empresa também é importante para rastrear e evitar perdas, diminuindo os prejuízos. Para isso os bens precisam estar identificados. Quando o Inventário é bem feito, o patrimônio está totalmente listado e aí vem outra vantagem: o balanço patrimonial está garantido e uma auditoria não vai apontar erros nesse quesito. Organização é a palavra de ordem em um Inventário Patrimonial e esse é um benefício também na busca por financiamentos. Ter o registro com detalhes de todos os ativos imobilizados da empresa gera credibilidade para a operação.

Passo a passo para o Inventário

Uma boa sugestão para começar a fazer um Inventário Patrimonial de qualidade, é a contratação de um profissional de qualidade e confiança. Ele precisa ter o domínio das técnicas de contabilidade, minimizando a possibilidade de erros e equívocos na valoração, descrição e listagem dos dados sobre os bens de uma empresa.

O planejamento é o passo seguinte. Fazer um diagnóstico sóbrio e com autocrítica sobre a situação da empresa vai ajudar a ter um norte e definir os pontos de chegada: para onde eu quero ir? A partir daí, o gestor precisa levantar todas as informações sobre a empresa. Depois, é preciso identificar todos os bens da empresa, principalmente os que têm valor de mercado e grande vida útil. Identificar com etiquetas cada item do ativo imobilizado é importante. Lembre-se que objetos de menor valor e alta rotatividade (como mouses e canetas) não precisam passar por esse processo.

Com todo o ativo contabilizado, é hora de fazer a análise dos dados disponíveis. O que está em condições? O que está faltando? Quais ativos tem um mal uso? Conferir os dados coletados é o passo seguinte. Cruzar as informações, ver se estão coerentes com o que a empresa fez ao longo do tempo, verificar se as descrições estão coerentes com o estado dos equipamentos e se a quantidade de bens está de acordo. Análise feita, é preciso definir novas formas de uso de todo o equipamento: como os colaboradores da empresa vão ser responsáveis com o ativo e de que forma será possível averiguar sobre esse uso. O relatório é a parte final de todo esse processo. A descrição detalhada dos dados coletados com o inventário são muito úteis para a tomada de decisões futuras, com compras, vendas, aumento ou decréscimo de despesas.

Garantias com o inventário

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato