Como melhorar a produtividade com tecnologia

Como usar a tecnologia para melhorar a produtividade
Não é de hoje que a tecnologia vem mudando nosso modo de viver, a cada dia mais ela está presente em nossas vidas para facilitar e otimizar processos, confira como ela pode te ajudar a melhorar sua produtividade.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Tecnologia e produtividade são termos que se completam. Hoje vivemos tempos em que a cada dia novos dispositivos e aplicações estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e isso, é claro, tem um grande impacto sobre o nosso rendimento profissional.

Aliás, isso é facilmente comprovável. Você talvez esteja lendo esse texto diretamente no seu smartphone. Se não estiver, é quase certo que o seu celular esteja a no máximo alguns metros do seu alcance. A informação está a seu alcance em apenas alguns cliques.

Esse e outros dispositivos móveis fazem parte do nosso dia a dia e podem conter uma infinidade de dados sobre cada um dos processos da empresa. A gestão moderna sabe muito bem disso e usa a tecnologia a seu favor para tomar decisões mais rápidas e acertadas.

Certamente esse fenômeno é  parte de uma revolução na qual estamos inseridos, uma nova revolução industrial conhecida como Indústria 4.0. O Blog da Integrade Consulting quer ajudar gestores e empresários a trazer mais produtividade a seus trabalhos e explica melhor estes conceitos. Acompanhe!

Evolução dos processos de produção

Da mesma forma que vivemos um salto de tecnologia que tem impactos diretos na produtividade humana, esse fenômeno já aconteceu antes. Na verdade, vivemos nos dias de hoje a quarta revolução industrial. A saber:

  • Primeira revolução industrial: Iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18. Foi marcada pelo surgimento de máquinas a vapor que tiveram enorme impacto na produtividade, sobretudo na fabricação de fios e tecidos. A mecanização da produção industrial deu um salto neste período.
  • Segunda revolução industrial: Aconteceu entre meados do século 19 e meados do século 20 e foi marcada pelo surgimento de tecnologias que mudaram o mundo para sempre, como automóvel, telefone, televisor, rádio e avião. A velocidade, tanto da comunicação quanto do deslocamento humano, foi totalmente transformada neste período.
  • Terceira revolução industrial: Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, uma nova indústria, com muito mais tecnologia, começou a surgir. Avanços nas áreas da robótica, genética, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras, mudaram e aceleraram os processos produtivos. A mão de obra especializada passou a ganhar cada vez mais importância na produção.
  • Quarta revolução industrial: Vivemos essa nova revolução nos dias de hoje. Ela é marcada pelo surgimento de tecnologias digitais que fazem com que a produtividade cresça em nível exponencial. Hoje podemos, inclusive, produzir à distância, dado que as informações estão acessíveis em qualquer ponto onde o usuário esteja.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Tecnologia nas empresas

Apesar de o termo ser “Revolução Industrial”, os impactos de cada um destes saltos de tecnologia estão muito além dos muros das fábricas. De fato, em qualquer uma das épocas citadas no tópico anterior, é possível notar a mudança na vida das pessoas a partir das revoluções industriais.

Com a Indústria 4.0 é a mesma coisa. Só para exemplificar, pense em uma criança nascida após 2010. Ela certamente chegou a um mundo mais conectado, mais digital do que quem nasceu em décadas anteriores e vai ter até uma certa dificuldade de entender como as pessoas viviam sem celular ou computador há apenas alguns anos.

É claro que esse impacto também é sentido nas empresas. Há alguns anos, as nossas mesas estariam cheias de papéis com uma infinidade de dados, o que tornava o trabalho do gestor bem mais lento. Hoje a tecnologia é uma aliada para aumentar o nosso acesso a dados, o que aumenta muito a produtividade.

A comunicação entre chefias e equipes é instantânea (estejam eles onde estiverem), o acesso a informações pode ser feito a partir de qualquer notebook ou smartphone, uma equipe de transporte pode receber uma ordem de serviço imediatamente após uma venda ser realizada pela equipe comercial.

O processo produtivo se acelerou e quem não usa as novas tecnologias ficou pra trás.

Um novo modelo de gestão

Manufatura Aditiva, IA (Inteligência Artificial), IoT (Internet das Coisas), SynBio (Biologia Sintética) e CPS (Sistemas Ciber Físicos) são termos cada vez mais presentes na sociedade, inclusive no campo da gestão.

Hoje é imprescindível que o gestor tenha ferramentas para a gestão financeira, de ativos, de relacionamento com clientes, de propriedade de imóveis, de inventário entre muitas outras.

Cada uma dessas ferramentas acelera o trabalho, facilitando o acesso às informações. As possibilidades de cruzamentos de informação para a geração dos mais diversos relatórios fazem com que o administrador tenha uma visão muito mais ampla dos processos, resultando em tomadas de decisão muito mais rápidas e eficientes.

O gestor hoje é alguém que tem acesso a uma gama muito maior de informações e com isso é um conhecedor muito mais profundo de cada passo dos processos. Por consequência é alguém muito mais produtivo e que tem as ferramentas para que todos os processos sejam mais produtivos na mesma medida.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimonial e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados e agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Explore mais

depreciação nos ativos tangíveis
Inventário

Os Impactos da Depreciação nos Ativos tangíveis

A depreciação de ativos tangíveis assim como o tempo é inevitável, por conta disso ter uma boa gestão patrimonial é essencial para manter sob controle o valor dos ativos.

Inventário de imobilizado
Inventário

Inventário de Imobilizado Porque e como fazer!

Está claro para o mundo empresarial que a gestão correta do patrimônio só traz benefícios. E ela começa com o inventário de imobilizado, ou seja, levantamento detalhado de tudo que a empresa possui, com o devido emplacamento.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato