(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Avaliação de marca e patente

Por que fazer?

Dentro das empresas são muitas as possibilidades de aproveitar o potencial que ela apresenta tanto em seus produtos como em seus serviços.

Os produtos e serviços podem então, ser estimados por outras empresas que possam se interessar pela mesma proposta e que podem até mesmo copiá-los.

Entretanto, existe um elemento que não pode ser imitado nesse processo: a sua marca.

Saber o valor da sua marca é algo que acrescenta tanto valor financeiro ao seu balanço empresarial, quanto valor social, com o aumento da percepção que as pessoas têm sobre sua marca.

Nessa perspectiva, vamos conferir algumas informações sobre o que é a avaliação de marca e patente.

Mas também, a importância de realizá-la na sua empresa.

Acompanhe !!!

O que é a avaliação de marca e patente?

A marca pode ser compreendida como um símbolo que identifica e distingue um conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa.

O registro de uma marca serve para garantir que outras organizações não utilizem seus produtos e serviços.

Além disso, o registro pode ser feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Enquanto isso, a patente confere o título de direito de propriedade de um produto ou invenção e também pode ser patenteada no INPI. Feito isso, apenas a instituição ou pessoa que patenteou essa invenção ou produto, pode explorar os recursos que eles oferecem.

As marcas e patentes fazem parte dos ativos intangíveis de uma empresa. E se diferenciam dos ativos tangíveis porque são ativos não monetários e imateriais, além de serem não palpáveis.

Entretanto, a valoração de uma marca, ou seja, seu valor contábil e fiscal, pode representar uma grande parte do preço de uma empresa, podendo chegar até a metade do montante total dessa organização.

A avaliação de marca e patente visa calcular o valor econômico ou de mercado que a empresa apresenta. Neste processo leva-se em consideração os patrimônios financeiros gerados para a empresa ao longo do tempo.

Qual é a importância de fazer a avaliação de marca e patente?

Fazer a avaliação de marca e patente serve ao propósito de saber o real valor de mercado dessa empresa.

Além disso, é um processo fundamental para ter uma noção maior sobre o quanto sua marca está agregando financeiramente para o levantamento geral da empresa, e o quanto é valorizada ou não no mercado.

Essas informações são indispensáveis para se estabelecer estratégias para melhorias na percepção dos consumidores sobre a marca no seu nicho de atuação e aumentar seu valor de mercado.

Com isso, saber a valoração da sua marca pode auxiliar em processos de financiamento em bancos, agindo como uma garantia, se a mesma estiver registrada como propriedade intelectual.

Como fazer a avaliação de marca e patente?

No mercado existem diversas metodologias que podem ser utilizadas para fazer a avaliação de marca e patente.

Essa avaliação é necessária para saber o valor econômico que essa marca proporciona à empresa. Entretanto, para alcançar esse valor, muitas vezes é preciso utilizar mais de uma metodologia. Isso porque podem haver algumas discrepâncias dentro de cada valor encontrado quando usa apenas uma.

Vamos conferir as principais metodologias aceitas no mercado e utilizadas no processo de brand/trademark valuation.

1. Método do Valor de Mercado

Neste método, é necessário buscar os valores de mercado de outras empresas semelhantes feitos recentemente. E a partir disso fazer o cálculo baseado na comparação dos valores entre elas.

Entretanto, se a marca não tiver informações e dados sobre as empresas semelhantes, não ter competidores similares ou não souber as condições de negociação, por exemplo, poderá ter dificuldades para utilizar essa metodologia.

2. Método de Custo

Esse método considera os custos/despesas relativos ao desenvolvimento ou remodelação da marca, somando os valores investidos em recursos como marketing, publicidade, pesquisas e desenvolvimento de produtos, consultorias, entre outros, utilizados por determinado período de tempo.

Além disso, para utilizar essa metodologia, pode-se considerar a ideia da criação de uma marca idêntica à que se quer calcular o valor, estimando os valores envolvidos para recriá-la.

Esse método é comum e o utilizam muito pela sua facilidade em calcular os valores que se quer encontrar.

Um ponto de conflito envolvendo essa metodologia é que, às vezes, não é possível identificar o período de desenvolvimento da marca do início ao fim. Esse método pode não funcionar para empresas que não possuem um forte time de marketing, por exemplo. Porém, é um método muito utilizado no mercado de avaliação de marca e patente.

3. Método de liberação do pagamento de “Royalty”

Nesta metodologia, é preciso estimar uma taxa de “royalty” partindo do ponto de que isso é necessário para que se possa usar e explorar os recursos de uma marca.

Entretanto, se uma organização já possui a marca, ela fica isenta desse pagamento, ou seja, liberada da taxa de licenciamento

O cálculo então é feito a partir de informações e dados coletados de projeções referentes às vendas futuras, e não dos lucros da empresa em si, sendo possível prever os rendimentos futuros da marca.

Esse método pode não ser tão eficaz caso haja mudanças que não estavam previstas no mercado, mas é um dos mais utilizados pelos avaliadores.

Ficou Interessado em como fazer uma avaliação de marca e patente. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!