Indústria 4.0: Tecnologia Emergente

Industria-4.0
Esse novo modelo de produção da chamada Indústria 4.0 teve origem na revolução digital com a integração de diversas tecnologias e do aprofundamento da relação de trabalho entre o homem e a máquina.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Uma nova década já começou e a tecnologia é cada vez mais importante nas nossas vidas. Neste contexto, não há como falarmos sobre melhorias na gestão das empresas sem conhecermos as tecnologias emergentes da indústria 4.0.

Antes de mais nada, vamos entender melhor o termo indústria 4.0, usado pela primeira vez em 2011 pelo governo alemão ao anunciar uma ação estratégica de modernização do seu parque produtivo. Ele significa um salto de produtividade propiciado pelas novas tecnologias.

Há quem pense que essa nova revolução industrial tem impacto apenas no “chão da fábrica”, aumentando a capacidade de produção. Isso é um grande engano. As novas tecnologias estão em todas as áreas, inclusive (é claro) na gestão.

Então quais são essas tecnologias e como elas podem se ajustar no caso da sua empresa? Nós aqui do Blog da Integrade Consulting listamos algumas ferramentas que podem ser úteis para qualquer empresário ou gestor. Confira!

Nova era na gestão das empresas

Mesmo que você ainda não tenha estudado os principais conceitos da indústria 4.0, certamente já faz uso de alguns deles.

Experimente ver qualquer filme ou série, digamos, do início dos anos 90 e que mostrem o dia a dia da sociedade naquela época. Note a dificuldade que as pessoas tinham para se comunicar, apelando muitas vezes para telefones públicos para poder obter qualquer tipo de informação, inclusive profissional.

A partir de 1995 a internet comercial chegou ao Brasil e ao mundo, trazendo a revolução dos e-mails e, um pouco mais tarde, dos primeiros comunicadores instantâneos, como o MSN e o ICQ.

Agora avance no tempo até os dias de hoje. Você provavelmente tem um smartphone à mão (talvez até esteja o usando para ler este texto). Se você está no escritório, é certo que você tem um computador ou um notebook a alguns metros.

Em qualquer um desses dispositivos, indispensáveis para a gestão moderna, você com certeza tem um leque enorme de informações, comunicação rápida com superiores e colaboradores e várias informações relativas à produtividade da empresa.

Isso também é indústria 4.0. Há alguns anos as nossas mesas estariam cheias de papéis com uma infinidade de dados, o que tornava o trabalho do gestor bem mais lento. Hoje a tecnologia é uma aliada para aumentar o nosso acesso a dados, o que aumenta muito a produtividade.

Mas é claro que a Indústria 4.0 vai muito além de WhatsApp e alguns aplicativos de celular. Existem muitas outras tecnologias emergentes que você precisa conhecer.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

Quais são as melhores ferramentas emergentes de gestão?

Ministério da Indústria Comércio e Serviços divide as ferramentas da Indústria 4.0 em:

  • Manufatura Aditiva;
    • IA (Inteligência Artificial);
    • IoT – Internet das Coisas;
    • SynBio – Biologia Sintética;
    • CPS – Sistemas Ciber Físicos.

A partir dessas cinco tecnologias é possível melhorar muito a gestão de qualquer empresa, por exemplo, ao usar a Inteligência Artificial como ferramenta de simulação de situações, o que é muito útil para antecipar reações e resultados antes de colocar uma estratégia em prática.

Outro conceito muito importante é o Big Data, um grande número de dados presente em uma mesma plataforma que proporciona análises muito mais eficazes de informações.

O melhor de tudo é que este tipo de ferramenta está ao alcance de todos. Vamos tomar como exemplo uma área específica, como o controle patrimonial.

Existem soluções para controle patrimonial especializado em gestão de ativos, automatização da gestão de inventário de ativo fixo, gestão de propriedade de imóveis e muito mais. As informações hoje podem inclusive ser checadas a partir do smartphone do gestor e dividida rapidamente com a equipe, agilizando muito o processo.

Se você quiser saber mais sobre essas e outras ferramentas, confira na página de Soluções da Integrade Consulting.

Conte com as melhores ferramentas

Conhecer as melhores soluções e entender como cada uma delas pode ajudar no aumento da produtividade da gestão está ao alcance de todos nós. A melhor forma para isso é a pesquisa. Aqui mesmo na internet você pode conferir uma infinidade de ferramentas e, a partir desse conhecimento, adotar as práticas mais modernas para administrar qualquer negócio.

Outra boa ideia é buscar uma empresa especializada em consultoria, que pode fazer uma análise da atual etapa de uma administração e sugerir as soluções mais adequadas para cada etapa produtiva de uma corporação.

Se essa for a sua escolha, encontre uma consultoria que conte com profissionais experientes e preparados para os desafios que os novos tempos nos impõe.

Dê um salto de qualidade na administração da sua empresa e quer parceiros que tragam mais conhecimento para a melhoria de processos, Entre em contato com um de nossos especialistas da integrade agora mesmo!

 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore mais

auditoria
Sem categoria

O que é o plano para auditoria de Gestão de Patrimônio

O próprio nome do plano para auditoria de gestão de patrimônio explica bem o que ele é. Antes de iniciar uma auditoria é necessário seguir alguns passos bem definidos e estabelecer um planejamento que deverá ser seguido. Esse é o plano para auditoria.

Sem categoria

Benefícios da Avaliação de Bens Rurais

A Avaliação de Bens Rurais dá ao proprietário uma real noção de quanto vale esse bem, o que definitivamente é muito importante em um momento de compra ou venda. No entanto, a importância dessa avaliação vai muito além.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato