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Avaliação Econômica

Quem nunca vendeu ou comprou um imóvel? Esse tipo de transação, geralmente, considera o preço de mercado. Ou seja, o valor calculado a partir de um conjunto de elementos: área interna e externa da casa, localização - quanto mais próximo do centro, mais caro - e das funcionalidades, além do valor da concorrência, considerando as mesmas proporções.

Essa avaliação econômica é feita por profissionais do ramo, bancos e imobiliárias, além de outras instituições que vendem e compram nesse segmento. Mas o tal “preço de mercado” não é fixado apenas no setor imobiliário.

Pode soar estranho para quem não faz parte do segmento, mas empresas também tem valor real, concreto e numérico. A diferença é que, na área empresarial, essa valoração se dá de forma mais subjetiva.

Além disso, elas são mais comuns do que se imagina. Afinal, transações financeiras entre instituições privadas acontecem diariamente, envolvendo altos investimentos entre pequenos e grandes nomes do setor. São as conhecidas fusões, cisões e incorporações.

Por isso, empresários dos mais diversos setores e perfis (de pequeno, médio e grande porte) buscam estimar o valor do seu negócio. Essa opção pode ser feita tanto para corrigir erros e realinhar processos como para buscar novos investidores, e tentar uma expansão. Quem sabe até abrir o capital para novos sócios, em determinado momento.

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Avaliação ou Valuation?

Conhecido no segmento pelo termo em inglês: valuation. A avaliação econômica leva em conta parâmetros próprios do setor, com foco em demonstrar a realidade momentânea daquela instituição.

Para chegar a esse resultado, analistas fazem um cruzamento de informações que incluem o estudo do fluxo de caixa descontado – esse fator sinaliza para a capacidade da empresa de gerar lucros no futuro - dos múltiplos ativos – aferido por meio de comparação com concorrentes em todos os aspectos - e do patrimônio da organização, que possui tanto bens fixos, como circulantes, subtraindo-se as obrigações.

Esses são apenas alguns aspectos analisados em uma avaliação econômica. Mas, ao contrário do que se verifica em um imóvel: o valor objetivo calculado a partir do preço do metro quadrado de uma determinada região, em uma empresa, o processo de avaliação considera mais que bens materiais ou lucros obtidos.

Há um valor abstrato e qualitativo que vai além da objetividade matemática e esse, em muitos casos, credita ainda mais preço que os bens patrimoniais. São tópicos intangíveis, aqueles construídos pelo perfil e movimentos do negócio ao longo do tempo, dentro do mercado financeiro. Isso inclui marca, credibilidade junto ao público, capacidade de reação e gestão de crise.

A pergunta é: se meu negócio está indo bem e o meu lucro chega de forma satisfatória, com uma perspectiva futura de aumentar gradativamente, porque eu preciso de uma avaliação desse tipo?

Porque realizar uma avaliação?

A avaliação busca conhecer a fundo a realidade do negócio, sendo realizada a partir de um conjunto de fatores como: fluxo de caixa, lucro real, valor patrimonial, além de valores intangíveis embutidos no nome da empresa. É ela quem vai possibilitar ao empresário o conhecimento real da saúde financeira da sua empresa.

Esses tópicos são analisados por profissionais do campo econômico, entidades e consultorias especializadas em mercado financeiro com o intuito de auxiliar o empresário a traçar estratégias e adotar novos caminhos para negócio.

Para o empresário que faz o valuation da sua empresa, os benefícios são muitos. Um deles é apontar aspectos sensíveis do negócio que precisam ser corrigidos para gerar valor a sua empresa.

Com a análise, o empresário também acaba conhecendo processos que podem estar prejudicando sua valorização, como erros no fluxo de operações, na comercialização da marca, nas movimentações de mercado, entre outros.

Outra vantagem é o direcionamento que uma avaliação pode possibilitar. Um bom valuation poderá dar elementos suficientes ao empresário para a tomada de decisões, seja das mais cotidianas, como o momento certo para a aquisição de equipamentos ou maquinários, até a elaboração de estratégias de expansão, como uma futura abertura de capital.

Avaliação para oportunidades

Seu negócio parece ir de vento em polpa até que, certo dia, você resolve abrir o capital e adicionar novos sócios a sua empresa. Nesse momento, como saber o valor da sua empresa? Apesar de parecer uma conta simples, um ente jurídico de fins lucrativos possui bens tangíveis e intangíveis.

Os primeiros são bens materiais como maquinários e equipamentos utilizados pela empresa para uso próprio ou mesmo aqueles que são comercializados, no caso de unidades de varejo, e podem ser facilmente contabilizados, levando em conta os preços de mercado.

Já os intangíveis, aqueles constituídos pela marca, credibilidade e capacidade de reação frente a adversidades, requerem uma análise muito mais aprofundada de valor. Afinal são itens qualitativos e, portanto, difíceis de contabilizar.

Por isso, a importância de se fazer uma avaliação periódica do seu negócio. Será com base nesse resultado que você vai compreender como está a saúde financeira da sua empresa e, por consequência, qual deve ser o melhor momento para dar um passo à frente rumo a um novo modelo de empresa.

Esse mesmo raciocínio é feito por investidores. O mercado atual possui empresas e empresários dispostos a investir em negócios promissores e, para isso, ele busca analisar o valuation da empresa. Pois, é a partir desse valor, mensurado por especialistas do ramo, que o investidor vai obter a segurança necessária para aplicar seu dinheiro.

Avaliação para o futuro

Volume de ativos, fluxo de caixa, faturamento e lucros são alguns dos elementos analisados para se tirar uma boa avaliação econômica da empresa, e quando se fala de fusão, cisão ou incorporação essa análise é ainda mais importante.

Nenhuma empresa realiza esse tipo de transação sem considerar o valuation da possível parceira. Seria como comprar um produto sem conhecer previamente o preço dele. No caso de um item, você perde alguns poucos reais, mas com empresas, as operações envolvem muitos milhões. Por isso, não dá para apostar no escuro.

Assim como transações de grande vulto, organizações também buscam crescer por meio da inserção de novos sócios ou acionistas. Esse trâmite, no entanto, não é simples. Geralmente, empresas dos mais diversos portes disputam bons e grandes investidores para somar ao seu negócio. Nessa hora o valuation é fator decisivo para quem pretende se associar a sua empresa.

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