Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Saiba qual a hora certa de fazer seu laudo de imóvel

Saiba qual é a hora certe de fazer o seu laudo de imóvel

Compartilhe esse post

Meta de descrição: O laudo de imóvel permite tanto o proprietário quanto o possível comprador, ter uma noção do seu valor real, por isso, é importante compreender qual o momento certo de realizar esse processo. Saiba mais.

Sempre antes de adquirir ou até mesmo vender um bem, é importante ter conhecimento sobre o seu valor no mercado imobiliário. Para isso, todo o processo é realizado por um especialista, levando em conta alguns pontos e condições para chegar ao valor final.

Além de tudo, esse ponto não se resume apenas a estabelecer o quanto vale aquele bem no momento. Ele também serve para auxiliar e verificar o seu valor como investimento e vários outros pontos.

Por isso, confira o nosso post até o final para saber mais sobre o assunto e saber qual é a hora certa de fazer o seu laudo de imóvel.

Afinal, o que é laudo de avaliação de imóvel?

De forma simplificada, o laudo de imóvel nada mais é que um relatório feito por um avaliador ou uma organização especializada no assunto, visando estabelecer aproximadamente o valor real de um determinado imóvel.

Esse processo se torna fundamental, principalmente em casos de negociação, isso porque, um laudo eficiente evita divergências entre as partes envolvidas. Em geral, quando essa negociação é feita por pessoas físicas, o que dita a precificação do bem, tende a ser a demanda.

Entretanto, o laudo é um documento técnico, usando bases profissionais, que possuem conhecimento sobre assuntos específicos, como engenheiros e até mesmo a sua experiência no mercado desse setor. Ainda mais, o valor também é estabelecido dentro das normas da ABNT.

Quais são os critérios utilizados?

Para estabelecer o laudo de imóvel, o profissional usa alguns critérios como base, principalmente, para obter o valor legal. Esses critérios são estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Veja abaixo quais são eles:

  1. Localização;
  2. Acabamento;
  3. Documentação;
  4. Atividades básicas;
  5. Acabamento;
  6. Elétrica e hidráulica;
  7. Forros e telhados;
  8. Vidros.

Nesse sentido, todos esses critérios servem como base, para que o profissional estabeleça qual o real valor do imóvel, seja casa, apartamento, ponto de venda, terreno, entre outros.

Quando é necessário fazer o laudo de imóvel?

Desde o início, é possível perceber que o laudo de imóvel é necessário em diversas situações diferentes, afinal, esse é um dos meios mais seguros para estabelecer o valor de um determinado imóvel.

Levando em conta todas as suas características, a economia do país, além do mercado imobiliário.

Ainda mais, esse serviço também é essencial quando instituições financeiras ou a Justiça necessitam do valor justo, sendo na maioria dos casos, em situações de garantir empréstimos, hipoteca, entre outros quesitos.

Desta forma, no documento o profissional irá incluir todos os detalhes que influenciaram para que ele chegasse aquele valor final, considerado a avaliação de todos os pontos importantes para o processo.

Acompanhou o nosso artigo até o final? Então entre em contato para solicitar uma proposta ou tirar todas as dúvidas e se desejar, continue lendo outros artigos em nosso blog.

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Valor Justo no controle patrimonial

Venha para o Blog da Integrade Consulting e conheça em detalhes o conceito de Valor Justo dos ativos, sua função e como a empresa pode se beneficiar. Valor Justo é um

Controle Patrimonial

Gestão de propriedade de imóveis

Neste artigo vamos mostrar alguns detalhes de como escolher o melhor software de gestão de propriedade, mas antes é importante entender alguns pontos sobre este tipo de gerenciamento. Como escolher

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato