Levantamento físico: conheça o seu patrimônio

levantamento fisico
o alto valor estratégico que o levantamento físico e o inventário têm na gestão de uma empresa. Esse tipo de serviço pode ser inclusive um diferencial no custo final do produto da empresa.

Compartilhe esse post

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que há diferenças entre o levantamento físico do ativo imobilizado e o inventário. Embora não sejam iguais, esses dois processos geram inúmeros benefícios para a gestão patrimonial.


Neste momento algumas definições são importantes para aqueles que não conhece bem os conceitos:


Ativo imobilizado – É o conjunto de bens usados para a operação da empresa. O ativo imobilizado é constituído pelos bens tangíveis, ou seja, aqueles físicos, que podem ser tocados. Claro, embora existam inúmeros conceitos de empresa, na maioria das vezes ela precisa de mesas, cadeira, computadores, maquinário, veículos e uma sede (o próprio imóvel), para funcionar.


Gestão Patrimonial – Uma vez que a empresa precisa desses ativos para se manter em funcionamento, há uma necessidade de uma gestão sobre eles. Qual é a melhor hora de fazer manutenção ou de trocar um determinado item? Qual é o tempo de vida útil que cada um tem? Qual é a fatia do orçamento que essa gestão vai precisar? Todas essas questões são respondidas pela gestão do patrimônio.


Levando em conta esses dois conceitos, o levantamento físico é uma ferramenta excelente para que o gestor possa tomar decisões mais acertadas.


Neste artigo do Blog da Integrade vamos mostrar como ela é usada para responder às principais questões relacionadas ao controle do patrimônio. Siga a leitura e aprimore a sua gestão!


Leia também! Como é feito o controle do Ativo Imobilizado


Levantamento físico e a gestão do patrimônio


A gestão do patrimônio pode ser interpretada como um balanço constante que tem como objetivo o controle de custos e o acompanhamento do conjunto de bens de uma empresa. Mas o que realmente isso significa?


Imagine uma empresa que os colaboradores usem como ferramenta de trabalho tablets para fazer vendas no dia a dia nas ruas. Essa corporação tem centenas de vendedores que não podem ficar parados.

Os tablets que eles usam, como qualquer outro equipamento, apresentam problemas de tempos em tempos. Além disso, em algum momento, cada um desses equipamentos vai chegar ao fim da sua vida útil e precisará ser trocado.


Assim, essa empresa precisa de uma equipe de manutenção e de tablets extras para substituírem aqueles que porventura apresentam defeitos, evitando que os vendedores fiquem ociosos.


Esse vai e vem dos ativos pode gerar uma confusão generalizada. A falta de controle coloca a gestão à beira de um penhasco e qualquer passo em falso pode significar um colapso em toda a operação.


Sem os tablets, os vendedores não conseguem vender, a equipe de entrega ficará ociosa e o pessoal do estoque sentirá o impacto. Toda a operação, que deveria funcionar como uma engrenagem perfeita, acaba por ser paralisada devido a falta de um bom controle do patrimônio.


Claro, estamos simplificando bastante a questão. Essa mesma empresa que usamos como exemplo é muito mais complexa, tem veículos que também precisam de manutenção, uma sede física que precisa eventualmente de reformas, computadores que se desgastam, entre outros ativos que precisam de atenção constante.


A gestão patrimonial é a área que evitará esse tipo de colapso e, além disso, vai preparar o caminho para que a equipe contábil tenha todos os dados para cumprir as obrigações fiscais, evitando sanções. Dentro dessa gestão, o levantamento físico é fundamental.


Leia também! O que é Gestão do Patrimônio


Levantamento físico x inventário patrimonial


O levantamento físico do ativo imobilizado é a formação de um cadastro físico de bens, com propósito de gestão patrimonial. Ele deve responder onde estão os ativos, qual o grau de importância deles no processo produtivo, se há necessidade de manutenção preventiva, corretiva, preditiva, qual é a sua vida útil individual e quais são os seus custos agregados.


Você pode até imaginar que esse conceito é o mesmo que o de um inventário, mas essa conclusão é errada.


O inventário é um estudo mais completo, que tem o levantamento físico como uma de suas etapas, mas também compreende levantamento contábil e conciliação, saneamento, implantação de normas e adequação de procedimentos.


Ou seja, os dois processos fazem parte do controle do patrimônio, mas têm níveis de detalhamento distintos. Todas essas informações ajudam a mapear quais são as fraquezas, fortalezas e urgências que a empresa tem no campo da infraestrutura.


Leia também! A diferença entre Levantamento Físico de Bens e Inventário Patrimonial


O melhor levantamento físico


Se você leu com atenção esse artigo, já deve ter percebido o alto valor estratégico que o levantamento físico e o inventário têm na gestão de uma empresa. Esse tipo de serviço pode ser inclusive um diferencial no custo final do produto da empresa.


A economia gerada por uma boa gestão patrimonial pode ser repassada para o produto final, que terá um custo mais baixo e um poder de enfrentamento ao produto do concorrente muito melhor. Esse é um importante diferencial competitivo.


Contar com parceiros que tenham pleno conhecimento de todos esses pontos é um caminho certeiro para o sucesso. Uma boa consultoria especializada conta com profissionais com ampla experiência e que estão em constante processo de atualização para conhecer as técnicas e métodos mais modernos para oferecer os melhores serviços.


Se você procura esse tipo de serviço de controle patrimonial, é hora de conhecer uma empresa com essas características. Esse é o caso da Integrade Consulting.


Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita preparação para a sua auditoria.

Compartilhe esse post

Explore mais

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato