Bens Patrimoniais: Consumo x Permanentes

Bens Patrimoniais de Consumo x Bens Patrimoniais Permanentes.jpeg-1
Entender o que são bens patrimoniais de consumo e bens Patrimoniais permanentes faz parte da gestão do patrimônio

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Entender o que são bens patrimoniais de consumo e bens Patrimoniais permanentes faz parte da gestão do patrimônio, que é uma prática saudável da preservação e valorização de qualquer empresa, não importando o ramo de atuação.

Quando o gestor conhece em detalhes o patrimônio que está administrando tem condições muito melhores para tomadas de decisão e isso é um ponto fundamental para se manter competitivo no mercado.

Vamos tomar um exemplo. Imagine que um determinado empresário que não adota essa prática. Ele certamente terá imensas dificuldades em saber a hora correta para trocar o maquinário de produção e talvez faça a opção pela renovação do parque produtivo quando poderia optar por uma simples manutenção. Isso terá, no fim das contas, impacto sobre o preço do material produzido.

Enquanto isso, o gestor que conhece as boas práticas da gestão patrimonial consegue fazer uma leitura muito melhor do momento, adota a melhor solução e coloca o seu produto no mercado por um preço mais acessível e, ainda assim, com uma margem mais alta de lucro.

Essa é apenas uma vantagem da gestão patrimonial (clique aqui para saber mais) e entender as diferenças de classificação entre os bens patrimoniais é parte crucial desse processo. Quer saber mais? Siga a leitura de mais esse artigo do Blog da Integrade Consulting!

Bens Patrimoniais materiais e imateriais

Antes de falarmos sobre os bens patrimoniais permanentes e de consumo, é importante saber que essa é uma das muitas classificações às quais os bens de uma empresa são submetidos.

Em uma primeira análise, podemos dividir o patrimônio entre Bens Patrimoniais materiais e imateriais, ou em outras palavras em ativos tangíveis e intangíveis, sendo:

  • Ativos tangíveis – São os bens que existem fisicamente, podem ser vistos e tocados. Máquinas, equipamentos, veículos, imóveis estão nesta lista.

    • Ativos intangíveis –Logotipos, softwares, marcas comerciais, direitos autorais, entre vários outros exemplos, não podem ser tocados, mas também são importantes para o funcionamento perfeitos dos processos corporativos e se enquadram nesta categoria.

Os bens patrimoniais de consumo e permanentes se enquadram na categoria de ativo tangíveis, pois são bens patrimoniais materiais. Vamos saber mais.

se inscreva em nosso boletim informativo

Mantenha-se informado e aprenda com os melhores

O que são Bens Patrimoniais de Consumo

Não importa se a empresa produz tecnologia para aviação, presta serviços na área da alimentação, de segurança ou qualquer que seja o seu core business, todas elas têm necessidade de materiais de limpeza e artigos de escritório. Em alguns casos as corporações também têm necessidades de compra de alimentos e também de peças de reposição básicas para o maquinário e muitas outras que ajudam no funcionamento imediato.

Todos esses ativos que precisam ser usados imediatamente ou em um período curto de tempo (inferior a dois anos) são considerados Bens Patrimoniais de Consumo.

O que são Bens Patrimoniais Permanentes

Por outro lado, existem bens que, uma vez adquiridos, servem aos interesses da empresa por um período de tempo muito maior. Um imóvel, um veículo, uma máquina de produção, computadores, mesas, cadeiras e outros móveis se enquadram nesta categoria, que também pode ser chamada de ativo imobilizado.

Note que neste caso, ainda que o ativo seja usado pela empresa por um longo período de tempo, ele passa por depreciação, até um momento em que seu uso não servirá mais ao interesse da empresa. Mensurar essa perda de valor é não só uma ferramenta de gestão poderosa como também uma necessidade contábil.

Ainda mais, uma vez que o valor da depreciação indique ao administrador que é hora da substituição do ativo, o bem a ser trocado ainda pode ser vendido. Em muitos casos ele ainda tem um valor de mercado que pode ser revertido para a empresa.

A definição da diferença entre materiais de consumo e permanentes consta na Lei nº 4.320/1964, de 1964.

Conte com especialistas

A identificação dos bens (e todo o processo de gestão patrimonial) começa pela produção de um inventário, passa pela determinação do valor justo de cada item e sua taxa de depreciação e chega na verificação do valor recuperável, etapa conhecida como Teste de Impairment.

Todo esse processo é regido por um conjunto complexo de procedimentos e normas, que se não forem seguidas à risca podem terminar em informações desencontradas para o gestor e até em sanções decorrentes de erros e imprecisões nas demonstrações contábeis.

Assim, contar com profissionais especializados é uma atitude bastante recomendável, mesmo para empresas que não têm um departamento contábil efetivo.

Se você busca um salto de qualidade na administração da sua empresa e quer parceiros que tragam mais conhecimento para a melhoria de processos, Entre em contato com um de nossos especialistas da integrade agora mesmo!

Explore mais

depreciação nos ativos tangíveis
Inventário

Os Impactos da Depreciação nos Ativos tangíveis

A depreciação de ativos tangíveis assim como o tempo é inevitável, por conta disso ter uma boa gestão patrimonial é essencial para manter sob controle o valor dos ativos.

Inventário de imobilizado
Inventário

Inventário de Imobilizado Porque e como fazer!

Está claro para o mundo empresarial que a gestão correta do patrimônio só traz benefícios. E ela começa com o inventário de imobilizado, ou seja, levantamento detalhado de tudo que a empresa possui, com o devido emplacamento.

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

× Entre em contato