Ajuste de Avaliação Patrimonial: quais seus impactos e como fazer?

Ajuste de Avaliação Patrimonial
O Ajuste de Avaliação Patrimonial é mais do que uma necessidade contábil, ela é também uma importante ferramenta para que o gestor tenho um conhecimento pleno sobre os bens que a empresa possui.

Compartilhe esse post


Do ponto de vista da contabilidade, o Ajuste de Avaliação Patrimonial está presente no grupo Patrimônio Líquido desde 2007, quando foi aprovada a Lei 11.638.

De acordo com o texto da lei:
“… serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.”


Já sob o ponto de vista da gestão, o Ajuste de Avaliação Patrimonial representa uma grande possibilidade. Veja bem: esse ajuste é uma atualização contábil dos ativos e passivos e conhecer o valor real do patrimônio gera benefícios.


O Blog da Integrade vai explicar exatamente o que é o Ajuste de Avaliação Patrimonial, quais são esses benefícios, qual é o impacto que ele causa e como fazer o ajuste mais perfeito. Acompanhe e ganhe vantagens para você e sua empresa.

Leia também! O que é Ajuste de Avaliação Patrimonial e como ele é determinado?


O que é o Ajuste de Avaliação Patrimonial

Todo bem passa por um processo de deterioração. É normal que o uso e a ação do tempo depreciem esse bem, fazendo com que ele perca o seu valor. Por exemplo, um carro usado tem naturalmente um valor mais baixo do que o mesmo modelo zero quilômetro, correto?


Da mesma maneira, a frota da empresa sofre depreciação, assim como o maquinário, computadores, móveis e quaisquer outros bens que fazem parte do patrimônio da empresa. Assim, uma Avaliação Patrimonial que foi feita há um tempo certamente não representa a realidade do momento atual. Por isso são necessários ajustes.


O Ajuste de Avaliação Patrimonial pode ser positivo ou negativo e consta em duas diferentes demonstrações contábeis, a DRA (Demonstração do Resultado Abrangente) e a DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido).


Outro ponto importante: é direito da empresa decidir sobre a relevância da aplicação do Valor Justo para os ativos imobilizados. Quando a decisão for pela irrelevância desta medida, é necessário informar os critérios adotados para tal decisão.


Leia também! Fique por dentro dos CPCs de Avaliação Patrimonial


Impactos do Ajuste de Avaliação Patrimonial


Para que qualquer empresa funcione ela precisa de um patrimônio, que é o conjunto de todos os bens duráveis adquiridos com intuito de gerar ganhos financeiros. A empresa precisa de uma sede, de mobília adequada para os colaboradores trabalharem e para que itens sejam armazenados, maquinário, produtos de informática, equipamentos, entre outros.


Tudo isso representa investimentos iniciais, em manutenção e, em determinado momento, de reposição. Ou seja, a gestão dos ativos exige planejamento. Sem ele, a possibilidade de desperdício de recursos é enorme.


Já vimos que o Ajuste de Avaliação Patrimonial traz diversas informações relevantes sobre os bens da empresa para o gestor. Com esses dados é possível um planejamento muito mais assertivo sobre os bens e possibilita tomadas de decisões mais precisas.


Com mais informações, é possível mensurar com precisão a vida útil de cada item do ativo imobilizado, compreender a necessidade e periodicidade das manutenções e o momento certo de adquirir ou se desfazer de cada bem.


Outro ponto positivo é a sinalização de lisura e transparência que o Ajuste de Avaliação Patrimonial dá ao mercado. Esse tipo de processo é uma prova de confiabilidade e da saúde financeira da empresa, o que é de muita importância quando são levantados recursos e investimentos.


O mercado é dinâmico e possibilidades de investimentos, fusões, aquisições ou outros podem aparecer a qualquer momento. Uma empresa que tem pleno conhecimento sobre si mesma está muito mais preparada para agarrar as melhores oportunidades que podem surgir.


Leia também! Avaliação de Imóveis Rurais: como fazer

Como fazer o Ajuste de Avaliação Patrimonial


O Ajuste de Avaliação Patrimonial é um documento técnico, elaborado por peritos ou engenheiros. Esses profissionais precisam ter especialização profissional e conhecer todos os critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE).

Além disso, Pronunciamentos Técnicos como o CPC 27 e o CPC 46 regem as regras que devem ser seguidas em qualquer Avaliação Patrimonial e devem ser de pleno conhecimento do profissional responsável pelo ajuste.

Boas empresas de consultoria são uma ótima opção para quem este em busca da melhor gestão do patrimônio. Esse é o caso da Integrade Consulting, que oferece serviços para o Controle Patrimonial perfeito.


A Integrade conta com profissionais com ampla experiência e que estão em constante processo de atualização para conhecer as técnicas e métodos mais modernos para um serviço perfeito, além de ferramentas tecnológicas para modernizar o controle do patrimônio.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita avaliação do bem imóvel.

Compartilhe esse post

Explore mais

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

fale com a gente
Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

                    Redes sociais

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato