Logo_integrade_Consulting-Horizontal

Ajuste de avaliação patrimonial o que é e como funciona?

avaliacao-patrimonials

Compartilhe esse post

Com o objetivo de definir o real valor de uma organização, o ajuste de avaliação patrimonial consegue auxiliar no conhecimento de quanto valem os bens e o valor de uma empresa, seguindo valores de compra e venda do mercado.

Porém, como ele funciona e como podemos compreender melhor sobre o tema? Neste artigo explicaremos em mais detalhes sobre isso.

Acompanhe!

Podemos definir o ajuste de avaliação patrimonial como o valor dos bens de uma organização. Porém, essa avaliação é feita com base no valor justo praticado em mercado, tendo como principal objetivo o estabelecimento dos valores atualizados dos bens empresariais.

Termo utilizado na contabilidade, chamamos de “valor justo” o valor atualizado que uma empresa poderá receber na realização da venda de um ativo empresarial. O valor justo também se refere na quitação de uma dívida.

É importante ressaltar que no caso de dívidas, esse valor não é aplicado para uma venda de emergência, que geralmente se vende um ativo por menos do que o seu valor justo.

O ajuste de avaliação patrimonial reconhece os valores justos dos bens empresariais, mostrando a situação atual do patrimônio e entregando um dado que poderá ser positivo para o negócio.

Esse dado garante melhores tomadas de decisões, já que se terá a informação do valor verdadeiro dos bens da organização no mercado. Operações estratégicas como a venda, compra, fusão, locação e outras finalidades podem ser mais bem planejadas.

Lei n. 11.638/2007 possui uma medida onde informa que o ajuste de avaliação patrimonial é um cálculo que une o patrimônio líquido de uma organização para conseguir corrigir os valores de seus bens.

Essa correção pode ser feita mesmo que os bens já tenham sido lançados em balanços patrimoniais anteriormente. O ajuste não possui finalidade de diminuir ou aumentar o valor de um negócio, mas sim corrigir os valores para um que seja justo.

Entre os benefícios que o ajuste de avaliação patrimonial pode garantir, um dos principais está em manter a saúde financeira de uma empresa, avaliando de maneira anual as condições de seu patrimônio.

Com diversos bens em um negócio, mesmo com o valor de compra registrado, é algo normal que com o passar do tempo a maioria dos bens sofra com uma alteração de valor. A avaliação garante maior transparência e valores atualizados.

Outro benefício está na possibilidade de uma empresa conseguir obter vantagens em instituições financeiras, poder participar de licitações e manter o seu patrimônio monitorado e detalhado.

O recomendado está em fazer o ajuste de avaliação patrimonial anualmente ou quando o valor contábil diferir do valor justo. O controle patrimonial também deve ser feito de maneira adequada, possuindo um inventário de bens transparente e com todos os detalhes possíveis.

Após definir os pontos necessários para a avaliação e a empresa já estiver utilizando o valor justo sobre os seus ativos, a elaboração de um laudo é importante. Para isso, conte com profissionais da área para um laudo correto.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter.

Compartilhe esse post

Explore mais

Controle Patrimonial

Valor Justo no controle patrimonial

Venha para o Blog da Integrade Consulting e conheça em detalhes o conceito de Valor Justo dos ativos, sua função e como a empresa pode se beneficiar. Valor Justo é um

Controle Patrimonial

Gestão de propriedade de imóveis

Neste artigo vamos mostrar alguns detalhes de como escolher o melhor software de gestão de propriedade, mas antes é importante entender alguns pontos sobre este tipo de gerenciamento. Como escolher

plugins premium WordPress

Está interessado em algum dos nossos serviços?

Entre em contato agora mesmo!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato