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Precificar a sua empresa é uma vantagem

Você sabe quanto vale a sua empresa? Essa é uma pergunta mais importante do que parece e a resposta dela é encontrada no processo de Valuation. O valor mais justo de uma organização não é apenas a soma de seus ativos, há muitas outras variáveis que precisam ser analisadas para encontrar o número perfeito.

Há quem pense que este tipo de avaliação serve apenas no momento em que a empresa será vendida e isso é um erro.

Na verdade, o valuation traz grandes vantagens competitivas, ele é um indicador poderoso que pode ser usado de diversas maneiras quando há necessidade de tomada de decisões por parte dos gestores.

Se você quer saber mais sobre o conceito, conhecer os benefícios e diferentes métodos e suas variáveis, siga neste artigo e encontre todas as respostas.

O que é valuation?

Podemos entender este conceito como uma avaliação do valor da empresa ou mesmo como uma arbitragem deste valor. É a precificação de uma corporação.

Contudo, valuation também é uma área das ciências financeiras que tem o olhar voltado para a avaliação de um ativo, ou seja, é um processo que pode ser aplicado para a precificação de uma empresa, mas também pode determinar o valor um imóvel, uma ação ou uma dívida.

Há três principais métodos de valuation, o Fluxo de Caixa Descontado, o Múltiplo de Mercado e o Valor patrimonial, sobre os quais falaremos em um outro artigo.

Não existe um método mais certo ou mais errado, cada um deles representa um modelo quantitativo diferente que analisa a situação financeira do negócio e ainda as suas perspectivas de crescimento.

Antes de entrarmos em detalhes sobre os métodos, vamos entender como a precificação pode trazer diversos benefícios para a gestão.

Quais os benefícios que o valuation oferece?

Seja qual for o processo escolhido, o valuation tem como base uma completa avaliação financeira da empresa, assim como do setor na qual ela atua e isso é um exercício de autoconhecimento de uma organização.

Uma análise como essa permite que o gestor entenda quais são as áreas que estão funcionando com mais eficiência, assim como possibilita o encontro de possíveis falhas nos processos.

Além disso, como há uma análise detalhada do setor, o valuation permite que uma empresa observe qual é a sua situação em relação aos concorrentes e ao mercado como um todo. Ao tomar conhecimento deste panorama, é possível analisar diferentes cenários futuros e riscos aos investimentos.

Uma perfeita tomada de decisão precisa de informações e o processo de valuation apresenta dados concretos, baseados em uma metodologia técnica, que têm muito valor para um gestor que prima pela eficiência.

Valor, Custo e Preço

Pense conosco: os termos valor, custo e preço têm o mesmo significado? Eles aparentemente são similares, mas que na verdade são conceitos bem diferentes:

  • Valor é um conceito subjetivo, que tem relação com a utilidade ou o benefício que um determinado serviço ou produto proporciona. Um exemplo bem simples é um par de óculos. Para quem tem boa visão, ele é apenas um objeto. Por outro lado, há quem tenha problemas e o considere um instrumente altamente necessário.

  • Custo é o quanto se gasta monetariamente na fabricação de um produto ou no processo para a prestação de um serviço.

  • Preço é a quantia que será recebida pelo vendedor ao negociar o produto ou o serviço.

É possível perceber que o custo e o preço são conceitos financeiros, que têm como base o quanto foi gasto para a produção de um bem ou serviço e com a margem de lucro esperada na venda. Já o valor varia de acordo com a necessidade do comprador.

Isso tem tudo a ver com o valuation. Uma empresa tem os seus ativos materiais (como imóveis, veículos, computadores, móveis e muito mais) e imateriais (a marca, softwares, licenças e outros). A soma de todos os ativos é parte da precificação, é claro, mas ainda é preciso entender outros valores envolvidos.

É preciso ainda entender o mercado, quanto vale o conhecimento adquirido pela empresa na produção de um produto ou na elaboração de um serviço, como os consumidores se relacionam com a empresa e qual é a perspectiva de crescimento do negócio.

Assim como quem tem problemas de visão precisa de um óculo, é preciso entender qual é o valor que a empresa tem no mercado.

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