comercial@integrade.com.br

(11) 5081-5001               

Atendemos em todo Brasil

(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Múltiplo EV/EBITDA: O que é

e o seu impacto na avaliação da empresa

Muitos empresários e gestores ainda não sabem que conhecer o valor da empresa é uma ferramenta de gestão das mais poderosas. E mais: não conhecem o conceito de Múltiplos EV/EBITDA e como ele é aplicado na avaliação da empresa na obtenção do valor da organização.

Em primeiro lugar, a avaliação da empresa não tem como objetivo necessariamente a venda dela. Conhecer o seu valor é um indicador de quais áreas estão funcionando melhor e quais precisam de ajustes. Ou seja, é uma espécie de bússola para a tomada de decisões mais assertiva.

O processo pelo qual se avalia quanto vale uma empresa é chamado de Valuation e ele tem três principais método: o Fluxo de Caixa Descontado, o Valor Patrimonial e os Múltiplos de Mercado. Um desses múltiplos é conhecido como EV/EBITDA. Siga neste artigo, conheça este método e quais são os seus benefícios!

Leia também! Conceito de Valuation

O que são os Múltiplos, EV e EBITDA?

Para entender este método, é preciso conhecer os três conceitos que compõe o Múltiplo EV/EBITDA.

  • Múltiplos são as relações entre o preço de uma ação e o risco, o lucro, a liquidez, o valor patrimonial ou outra variável do mercado, como o EBITDA.

  • Enterprise Value (EV) é o valor da firma. O EV é um cálculo que leva em conta a capitalização de mercado de uma empresa, sua dívida de curto e longo prazos, e o caixa no balanço da empresa.

  • :EBITDA é uma abreviação da sigla Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Ou em um português claro, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

A avaliação da empresa que leva em conta estes conceitos ajuda a análise de balanços contábeis, de forma a descobrir o potencial de gerar caixa na atividade fim. Ele também mensura a evolução ao longo de determinados períodos de tempo, da produtividade e da eficiência da empresa.

Como é feita a Avaliação da empresa por Múltiplos EV/ EBITDA

A fórmula na verdade é bem simples, o múltiplo é igual ao valor de mercado dividido pelo EBITDA:

Múltiplo = EV / EBITDA.

Outra peculiaridade é que este método não leva em consideração despesas pontuais (como a contratação de uma assessoria), impactos de turbulências econômicas (como a flutuação de câmbio) e nem outras despesas que não serão necessariamente repetidas no futuro (como o pagamento de uma eventual multa paga a órgãos de fiscalização.

Da mesma forma, a fórmula não leva em conta impostos ou taxas de juros, já que estes índices mudam a cada país. Ao descartar todos estes elementos mais voláteis da equação, o EV/EBITDA se torna um indicador que pode ser entendido em qualquer parte do mundo, tornando mais fáceis transações internacionais.

Por que usar (ou não usar) Múltiplos EV/EBITDA?

A facilidade de fazer negócios com empresas no exterior é fundamental, principalmente nos dias de hoje em que a globalização é uma realidade e os meios tecnológicos facilitam a comunicação com qualquer parte do planeta.

Contudo, essa não é a única vantagem da utilização dos Múltiplos EV/EBITDA. O modelo mede o quão eficientes são os processos da empresa, o que o torna um instrumento para que o empresário ou gestor possa se apoiar ao tomar decisões estratégicas.

Em movimentos de mercado como fusões ou incorporações de empresas, o método mostra de forma clara a capacidade produtiva da empresa e recompensa essa eficiência em seu valor.

Apesar das vantagens, o método também tem seus problemas. Imagine uma empresa que aplicou uma parte de seu capital e tem altos índices de ativos financeiros. Este investimento, que vai possibilitar novas possibilidades para a empresa não entra no cálculo do EBITDA.

Como qualquer outro método de Valuation, os Múltiplos EV/EBITDA têm aspectos positivos e negativos. O ideal é contar com o conhecimento de especialistas em avaliação que possam cruzar os dados deste método com outros de forma a obter o valor mais próximo da realidade da empresa.

Saiba muito mais!

Não se engane! Jogar o preço da empresa para o alto pode afastar interessados em possíveis negócios. Por outro lado, subvalorizar a corporação certamente vai representar prejuízos tanto em negociações quanto no resultado financeiro final.

Se você busca excelência de gestão, deve contar com parceiros que possam fazer a mais perfeita avaliação da empresa, dentro das normas legais e com a transparência que os negócios exigem.

Se você ainda tem dúvidas em avaliação da empresa. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Integrade Consulting.

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001