(11) 5081-5001 | comercial@integrade.com.br

Margem Bruta, Líquida e EBITDA: indicadores poderosos para a gestão da empresa

A margem bruta, a margem líquida e a margem EBITDA são os três principais indicadores para medir a margem de lucro de uma empresa. Em conjunto, esses três indicadores mostram como está a rentabilidade e a saúde financeira da corporação.

Dessa forma, conhecer os conceitos de margem bruta, líquida e EBITDA é uma obrigação do gestor que busca a melhor administração da empresa. A partir desses números ele poderá avaliar se a lucratividade está dentro de um parâmetro esperado ou se há falhas no processo.

É importante também saber que, justamente por serem análises de margem de lucro diferentes, as margens bruta, líquida e EBITDA têm objetivos e conclusões distintos.

Para entender melhor essas questões, o Blog da Integrade Consulting preparou este artigo para explicar o que são esses indicadores, como são feitos os cálculos e quais as conclusões que eles demonstram. Siga a leitura e melhore a sua gestão!

O que é Margem Bruta

A margem bruta mede a rentabilidade de um processo de vendas de produtos ou de serviços. Note que esse indicador mostra a lucratividade de um item específico do portfólio, ou seja, mostra a capacidade individual de um item para gerar renda para a corporação.

Entender a lucratividade de cada venda é uma vantagem para o gestor, afinal esse indicador pode nortear estratégias, privilegiando produtos e serviços com maior margem bruta ou buscando soluções para aumentar o lucro daqueles que não geram tanto rendimento.

O cálculo é bem simples: Margem bruta = (lucro bruto/receita total) x 100

Assim, a margem bruta é a relação entre o lucro bruto (o valor levantado com a venda, já subtraídos todos os gastos de produção e comercialização) e a receita total, com o resultado multiplicado por 100 (a margem bruta é demonstrada em porcentagem).

Margem Líquida

O conceito de margem líquida é um pouco diferente. Ela demonstra o valor de lucro gerado por cada real que é investido em todo o processo da empresa. Para ficar mais claro, digamos que se para cada R$ 1.000 investidos no funcionamento da empresa, ela gere um valor de R$ 1.200 em vendas. Nesse caso, a margem líquida é 20%.

Ou seja, Margem líquida = (lucro líquido / receita total) x 100.

É importante perceber que a margem líquida leva em conta todos os custos da empresa, incluindo, por exemplo, folha de pagamento de colaboradores, custos administrativos, operacionais e tributos, entre outros.

Dessa forma, a margem líquida é um indicador mais amplo, que mostra o panorama geral da lucratividade da empresa. Já a margem bruta é um indicador da rentabilidade dos itens específicos, e não abrange o negócio como um todo.

Margem EBITDA

A sigla EBITDA significa “Earnings Before Taxes, Interest, Depreciation and Amortization”, ou em bom português “Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”. O indicador também é conhecido aqui no Brasil como LAJIDA.

O próprio nome já deixa claro que o LAJIDA demonstra a capacidade da empresa de gerar lucro apenas levando em conta o processo operacional, deixando fora da equação investimentos, tributos e demais compromissos financeiros.

A fórmula para o cálculo é: Margem EBITDA = (EBITDA / Receita líquida) x 100.

Note que a margem EBITDA mostra um lucro “limpo”, sem a presença de elementos que são puramente financeiros. Caso o resultado seja baixo, isso significa que falta eficiência da empresa na gestão fiscal ou na gestão do ativo imobilizado, por exemplo. Entender porque isso acontece é o primeiro passo para melhorar.

Margem EBITDA

Conhecer a margem bruta, a margem líquida e a margem EBITDA significa entender a rentabilidade do produto ou do serviço prestado pela empresa, a rentabilidade da empresa como um todo e ainda se todos os processos da empresa (inclusive os financeiros e administrativos) estão funcionando bem.

Temos que reconhecer que é muito difícil para um único gestor conseguir administrar com excelência cada uma das áreas da empresa. Em geral, esse administrador conhece de forma profunda o core business, sabe todo sobre o produto ou serviço, como são feitas as vendas e as entregas.

Já os processos financeiros e administrativos podem representar uma dificuldade. Melhorar a gestão fiscal e a gestão dos ativos é possível com a ajuda de uma consultoria especializada, consolidada no mercado e que conte com especialistas na avaliação e na realização de processos.

Se você busca um salto de qualidade na administração da sua empresa e quer parceiros que tragam mais conhecimento para a melhoria de processos, Entre em contato com um de nossos especialistas da integrade agora mesmo!

Conheça a Integrade Consulting

A Integrade Consulting é uma empresa especializada em controle patrimoninal e avaliação, com uma solução completa para gestão patrimonial de bens. Entre em contato com um de nossos consultores especializados. E agende uma visita comercial para conhecer melhor o que nossos profissionais podem fazer pelos processos e sistemas de sua empresa. Conheça também nossas soluções e viste nosso Site Institucional.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Quer receber mais informações sobre nossos produtos e serviços?
Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial com a Integrade Consulting.

Contato

Para entrar em contato preencha o fórmulário


Logo_rodapé_desktop

Integrade

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Logo_rodapé_desktop

Av. Adolfo Pinheiro nº 1.000
Conj. 123 – 12º andar
Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP: 04734-002
Fone: (11) 5081-5001

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter